Fatores promotores de ansiedade na atividade do músico enquanto docente e instrumentista
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/22077 |
Resumo: | O objetivo do presente estudo foi o de investigar quais os fatores promotores de ansiedade na performance em músicos profissionais, analisando duas perspetivas da sua atividade: a carreira de instrumentista e a carreira de docente. Pretendeu-se ainda conhecer as estratégias utilizadas para lidar com a ansiedade no âmbito das vertentes profissionais. Foram selecionados vinte e sete pianistas/docentes de várias escolas do Norte de Portugal, com idades compreendidas entre os 23 e os 67 anos de idade, sendo 14 do sexo feminino e 13 do sexo masculino, com formação académica elevada. Para a obtenção dos dados, foi aplicado um inquérito por questionário desenhado para o efeito deste estudo. Os resultados indicaram que cerca de vinte participantes (74%) reportou sentir ansiedade, mas apenas quatro, sentem que a ansiedade na performance afetava negativamente o seu rendimento. Os principais fatores despoletadores de ansiedade referidos pelos participantes foram a preparação inadequada das obras, a possibilidade de falhar ou o medo falhas de memória, sendo os concertos a solo e os concursos, as atividades que mais causam ansiedade nos participantes. Quanto à estratégia principal utilizada pelos participantes, os resultados indicam levar a cabo uma profunda e diversificada preparação da performance. Relativamente à ansiedade que os professores sentem pelas performances dos seus alunos, vinte e quatro responderam sentir ansiedade (89%), sendo que os fatores principais apontados pelos docentes como despoletadores de ansiedade na performance foram uma inadequada preparação, a preocupação com as eventuais falhas de memória ou de concentração por parte dos alunos e a avaliação por parte do público e dos seus encarregados de educação. Quanto às estratégias para lidar com a ansiedade na performance dos alunos, os professores focam-se num elevado nível de preparação, na simulação da performance, na gravação em áudio e em vídeo e em técnicas de relaxamento, utilizando estratégias muito semelhantes às que usam para lidar com a sua própria ansiedade. Acresce no entanto, que há uma elevada preocupação com o bem-estar do aluno e a sua a motivação que é feita principalmente através de discursos positivos. |
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Os resultados indicaram que cerca de vinte participantes (74%) reportou sentir ansiedade, mas apenas quatro, sentem que a ansiedade na performance afetava negativamente o seu rendimento. Os principais fatores despoletadores de ansiedade referidos pelos participantes foram a preparação inadequada das obras, a possibilidade de falhar ou o medo falhas de memória, sendo os concertos a solo e os concursos, as atividades que mais causam ansiedade nos participantes. Quanto à estratégia principal utilizada pelos participantes, os resultados indicam levar a cabo uma profunda e diversificada preparação da performance. Relativamente à ansiedade que os professores sentem pelas performances dos seus alunos, vinte e quatro responderam sentir ansiedade (89%), sendo que os fatores principais apontados pelos docentes como despoletadores de ansiedade na performance foram uma inadequada preparação, a preocupação com as eventuais falhas de memória ou de concentração por parte dos alunos e a avaliação por parte do público e dos seus encarregados de educação. Quanto às estratégias para lidar com a ansiedade na performance dos alunos, os professores focam-se num elevado nível de preparação, na simulação da performance, na gravação em áudio e em vídeo e em técnicas de relaxamento, utilizando estratégias muito semelhantes às que usam para lidar com a sua própria ansiedade. Acresce no entanto, que há uma elevada preocupação com o bem-estar do aluno e a sua a motivação que é feita principalmente através de discursos positivos.The goal of this study was to investigate which factors promote anxiety in professional musicians, analyzing two perspectives of their activity: a career in teaching and a career in performance. An additional aim was to understand the strategies used to cope with anxiety in both professional careers. Twenty seven pianists/teachers from different schools in the North of Portugal were selected, with ages spanning from 23 to 67 years, being 14 female and 13 male, with university diplomas. For data gathering, a questionnaire designed for this study and was applied. Results indicated that twenty participants (74%) reported anxiety, but only four of them indicated that anxiety had a negative effect over their output. The main causes for anxiety mentioned by the participants were an inadequate preparation of the pieces, the possibility of failure and the lack of concentration and memory gaps, with solo concerts and competitions being the activities which caused more stress in the participants. The main strategy used by the participants to cope and deal with the anxiety was a thorough and diversified preparation of the performance. Regarding the anxiety experienced by teachers concerning the performances of their students, twenty-four (89%) reported feeling anxious, and the main reasons identified by the teachers as the ones that triggered anxiety were an insufficient preparation of the students, the concern for memory or concentration gaps and the evaluation from both the public and their parents or guardians. The strategies used by the teachers to deal with the anxiety of the students included a high level of preparation of the student, the simulation of the performance, recording of performances in audio and video and the use of relaxation techniques, using strategies very similar to the ones they use themselves. In addition, there is a deep concern for the well-being of the student and his/her motivation, which is stimulated with positive speeches.Coimbra, Daniela da CostaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaTaveira, Marisa de Brito2017-04-26T13:26:44Z2016-04-1420152016-04-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/22077TID:201484358porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:28:21Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/22077Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:18:25.250319Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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