Consumidores como cocriadores : um estudo sobre customização de produtos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/30127 |
Resumo: | Mestrado Bolonha em Marketing |
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Consumidores como cocriadores : um estudo sobre customização de produtosCustomizaçãoComportamento do ConsumidorDecoração de ParedeVestuárioMotivações de CompraCustomizationConsumer BehaviourWall DecorationClothingPurchase MotivationsMestrado Bolonha em MarketingA procura crescente por individualidade e customização no mercado tem levado os consumidores a tornarem-se cocriadores ativos, moldando os produtos conforme as suas preferências e necessidades. A presente investigação visa compreender as motivações e comportamentos dos consumidores em relação à customização de produtos, com ênfase em artigos de decoração de parede e vestuário. O foco é entender como a customização afeta as escolhas e a satisfação dos consumidores, identificando os momentos cruciais de decisão por produtos customizados, os perfis dos consumidores envolvidos e os tipos de customização que aplicam. Adicionalmente, explora como os fatores que impulsionam a customização diferem entre categorias de produtos e como estes influenciam o comportamento e satisfação do consumidor com o produto final adquirido. A investigação, de natureza exploratória, foi conduzida através de um estudo qualitativo, onde os dados foram recolhidos por meio de entrevistas a 13 indivíduos que já tinham experiência com a customização em pelo menos uma das categorias de produto em estudo. Para a análise dos dados, foi utilizado o software MaxQDA. Os resultados indicam que os padrões de customização diferem entre as categorias de produto, assim como os fatores que influenciam as suas decisões e os tipos de cliente que optam por customizar. Especificamente, indicaram que a customização de decoração de parede frequentemente envolve uma abordagem mais introspetiva e pré-concebida, enquanto a de vestuário é mais fluida e influenciada por fatores externos. Na decoração de parede, a customização é impulsionada por uma necessidade de expressão pessoal e um desejo de criar espaços que sejam reflexo dos seus gostos e valores. No vestuário, os consumidores podem ser motivados pela procura de unicidade e expressão própria, mas também por fatores situacionais, como ocasiões especiais. Este estudo enriquece a compreensão académica sobre a customização de produtos, analisando aspetos cruciais do comportamento do consumidor em categorias de produtos omnipresentes no quotidiano. Adicionalmente, proporciona insights valiosos para profissionais e empresas adaptarem suas estratégias às expectativas e preferências dos consumidores.The growing demand for individuality and customization in the market has led consumers to become active co-creators, shaping products according to their personal preferences and needs. This research aims to understand the motivations and behaviours of consumers regarding product customization, with an emphasis on wall decoration items and clothing. The focus is to comprehend how customization affects consumer choices and satisfaction, identifying the crucial moments for the decision-making process for customized products, the profiles of the consumers involved, and the types of customizations they apply. Additionally, it explores how the factors driving customization differ between product categories and how these influence consumer behaviour and satisfaction with the final product acquired. This exploratory study was conducted through a qualitative approach, where data was collected through interviews with 13 individuals who had experience with customization in at least one of the product categories under study. For data analysis, the MaxQDA software was used. The results suggest that customization patterns vary among product categories, as well as the factors that influence decision-making and the types of customers who choose to customize. Specifically, it was shown that wall decoration customization often involves a more introspective and preconceived approach, while clothing customization is more fluid and influenced by external factors. In wall decoration, customization is driven by a need for personal expression and a desire to create spaces that reflect one’s tastes and values. In clothing, consumers may be motivated by a search for uniqueness and selfexpression, but also by situational factors, such as special occasions. This study enhances the academic understanding of product customization, examining key aspects of consumer behaviour in everyday product categories. Additionally, it provides valuable insights for professionals and companies to adapt their strategies to consumer expectations and preferences.Instituto Superior de Economia e GestãoRodrigues, RicardoRepositório da Universidade de LisboaBaptista, Inês Raquel Almeida2024-02-14T15:45:13Z2023-102023-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/30127porBaptista, Inês Raquel Almeida (2023). “Consumidores como cocriadores : um estudo sobre customização de produtos”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-18T01:31:53Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/30127Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:38:43.468396Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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