Fatores que influenciam a intenção de compra de suplementos alimentares em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arsénio, Pedro Maria Garrett
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/23722
Resumo: Mestrado Bolonha em Marketing
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spelling Fatores que influenciam a intenção de compra de suplementos alimentares em PortugalSuplementos alimentaresIntenção de compraMotivaçõesComportamento do consumidorPortugalDietary supplementsPurchase intentionMotivationsConsumer behaviourMestrado Bolonha em MarketingEm Portugal, um em cada quatro adultos admite ser consumidor de suplementos alimentares. Os fatores que influenciam a intenção de compra destes produtos carecem de investigação em contexto nacional. Assim, foi desenvolvido um modelo concetual dos preditores da intenção de compra de suplementos alimentares, com base numa revisão de estudos nesta temática. Estes preditores incluem a preocupação com a saúde, atitudes para com suplementos alimentares, foco na promoção da saúde, conhecimento subjetivo, modelização social, preocupação com a aparência e envolvimento com a atividade física. Foram também estudadas as motivações para o consumo e os motivos para o não consumo destes produtos. Foi realizado um inquérito por questionário online num horizonte temporal cross- sectional. A amostra inclui 141 indivíduos residentes em Portugal, tanto consumidores como não consumidores de suplementos alimentares. As hipóteses do modelo foram testadas com recurso à regressão linear múltipla. O modelo explica aproximadamente 48% da variação da intenção de compra de suplementos alimentares. As atitudes para com suplementos alimentares e o conhecimento subjetivo foram os preditores estatisticamente significativos da intenção de compra de suplementos alimentares. As principais motivações para o consumo incluem melhorar a saúde geral, reforçar o sistema imunitário e aumentar os níveis de energia. Os principais motivos para o não consumo incluem a perceção de inexistência de necessidade e ceticismo em relação à segurança e eficácia dos produtos. A intenção de compra está associada a atitudes positivas relativamente à suplementação alimentar e a um maior conhecimento subjetivo. Como tal, será de interesse das empresas concentrar os seus esforços de marketing na comunicação de informação correta e dos potenciais benefícios destes produtos. Apesar da amostra não ser representativa, este estudo pode servir como ponto de partida para estudos futuros mais robustos.In Portugal, one in four adults admit being consumers of dietary supplements. The factors that influence the purchase intention of these products lack research in a national context. Therefore, a conceptual model of the predictors of the purchase intention of dietary supplements was developed, based on a review of studies on this topic. These predictors include health value, attitudes toward dietary supplements, health promotion focus, subjective knowledge, social modelling, appearance value and physical activity involvement. The motivations for consuming these products and the reasons for not consuming them were also studied. A cross-sectional online survey was conducted. The sample was comprised of 141 individuals living in Portugal, both consumers and non-consumers of dietary supplements. The model’s hypotheses were tested using a multiple linear regression. The model explains approximately 48% of the variance in the purchase intention of dietary supplements. Attitudes toward dietary supplements and subjective knowledge were the statistically significant predictors of the purchase intention of dietary supplements. The main motivations for consuming these products include improving general health, boosting the immune system, and increasing energy levels. The main reasons for not consuming them include perceived lack of need and scepticism regarding the safety and efficacy of the products. Purchase intention is associated with positive attitudes toward dietary supplementation and increased subjective knowledge. As such, it will be in the companies' best interest to focus their marketing efforts on communicating correct information and the potential benefits of these products. Although the sample is not representative, this study can serve as a starting point for more robust research.Instituto Superior de Economia e GestãoDuarte, Maria MargaridaRepositório da Universidade de LisboaArsénio, Pedro Maria Garrett2022-03-06T13:39:21Z2021-102021-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/23722porArsénio, Pedro Maria Garrett (2021). "Fatores que influenciam a intenção de compra de suplementos alimentares em Portugal". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:53:21Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/23722Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:07:53.794586Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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