Conhecimento matemático de futuros professores: aprendizados realizados num estudo de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/59154 |
Resumo: | O nosso objetivo é conhecer os aprendizados no domínio do conhecimento matemático, no tópico de Sequências e Regularidades, realizados por duas futuras professoras dos anos iniciais durante a sua participação num estudo de aula, e conhecer as suas percepções acerca do seu aprendizado. Seguimos uma abordagem qualitativa, no quadro do paradigma interpretativo e integrada numa investigação baseada em design. Recolhemos dados, recorrendo à observação participante, diário de bordo, recolha documental e entrevistas semiestruturadas. Para a análise dos dados, mobilizamos o modelo Mathematics Teacher’s Specialised Knowledge, no domínio do conhecimento matemático, vertente que aqui aprofundamos. Os resultados mostram que as futuras professoras desenvolveram o seu conhecimento matemático, no subdomínio do conhecimento acerca do tópico, ao colocarem em práticas conceitos, procedimentos e registros de representação; do conhecimento acerca da estrutura da matemática, quando estabelecem conexões baseadas na simplificação e no aumento de complexidade e do conhecimento de práticas em matemática, ao aplicarem o seu raciocínio, justificação e estratégias de generalização na resolução de tarefas. |
id |
RCAP_ab9491119a6428a049c73be65f78ff76 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/59154 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Conhecimento matemático de futuros professores: aprendizados realizados num estudo de aulaFormação inicialEstudo de aulaConhecimento matemáticoPensamento algébricoO nosso objetivo é conhecer os aprendizados no domínio do conhecimento matemático, no tópico de Sequências e Regularidades, realizados por duas futuras professoras dos anos iniciais durante a sua participação num estudo de aula, e conhecer as suas percepções acerca do seu aprendizado. Seguimos uma abordagem qualitativa, no quadro do paradigma interpretativo e integrada numa investigação baseada em design. Recolhemos dados, recorrendo à observação participante, diário de bordo, recolha documental e entrevistas semiestruturadas. Para a análise dos dados, mobilizamos o modelo Mathematics Teacher’s Specialised Knowledge, no domínio do conhecimento matemático, vertente que aqui aprofundamos. Os resultados mostram que as futuras professoras desenvolveram o seu conhecimento matemático, no subdomínio do conhecimento acerca do tópico, ao colocarem em práticas conceitos, procedimentos e registros de representação; do conhecimento acerca da estrutura da matemática, quando estabelecem conexões baseadas na simplificação e no aumento de complexidade e do conhecimento de práticas em matemática, ao aplicarem o seu raciocínio, justificação e estratégias de generalização na resolução de tarefas.Repositório da Universidade de LisboaVieira, RaquelPonte, João Pedro daMata-Pereira, Joana2023-09-07T09:49:39Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/59154engVieira, R., Ponte, J.P., & Mata-Pereira, J. (2022). Conhecimento matemático de futuros professores: Aprendizados realizados num estudo de aula. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 36(73), 822-843. https://doi.org/10.1590/1980-4415v36n73a101980-441510.1590/1980-4415v36n73a10info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:08:07Zoai:repositorio.ul.pt:10451/59154Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:09:07.431380Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conhecimento matemático de futuros professores: aprendizados realizados num estudo de aula |
title |
Conhecimento matemático de futuros professores: aprendizados realizados num estudo de aula |
spellingShingle |
Conhecimento matemático de futuros professores: aprendizados realizados num estudo de aula Vieira, Raquel Formação inicial Estudo de aula Conhecimento matemático Pensamento algébrico |
title_short |
Conhecimento matemático de futuros professores: aprendizados realizados num estudo de aula |
title_full |
Conhecimento matemático de futuros professores: aprendizados realizados num estudo de aula |
title_fullStr |
Conhecimento matemático de futuros professores: aprendizados realizados num estudo de aula |
title_full_unstemmed |
Conhecimento matemático de futuros professores: aprendizados realizados num estudo de aula |
title_sort |
Conhecimento matemático de futuros professores: aprendizados realizados num estudo de aula |
author |
Vieira, Raquel |
author_facet |
Vieira, Raquel Ponte, João Pedro da Mata-Pereira, Joana |
author_role |
author |
author2 |
Ponte, João Pedro da Mata-Pereira, Joana |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Raquel Ponte, João Pedro da Mata-Pereira, Joana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação inicial Estudo de aula Conhecimento matemático Pensamento algébrico |
topic |
Formação inicial Estudo de aula Conhecimento matemático Pensamento algébrico |
description |
O nosso objetivo é conhecer os aprendizados no domínio do conhecimento matemático, no tópico de Sequências e Regularidades, realizados por duas futuras professoras dos anos iniciais durante a sua participação num estudo de aula, e conhecer as suas percepções acerca do seu aprendizado. Seguimos uma abordagem qualitativa, no quadro do paradigma interpretativo e integrada numa investigação baseada em design. Recolhemos dados, recorrendo à observação participante, diário de bordo, recolha documental e entrevistas semiestruturadas. Para a análise dos dados, mobilizamos o modelo Mathematics Teacher’s Specialised Knowledge, no domínio do conhecimento matemático, vertente que aqui aprofundamos. Os resultados mostram que as futuras professoras desenvolveram o seu conhecimento matemático, no subdomínio do conhecimento acerca do tópico, ao colocarem em práticas conceitos, procedimentos e registros de representação; do conhecimento acerca da estrutura da matemática, quando estabelecem conexões baseadas na simplificação e no aumento de complexidade e do conhecimento de práticas em matemática, ao aplicarem o seu raciocínio, justificação e estratégias de generalização na resolução de tarefas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-01-01T00:00:00Z 2023-09-07T09:49:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/59154 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/59154 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Vieira, R., Ponte, J.P., & Mata-Pereira, J. (2022). Conhecimento matemático de futuros professores: Aprendizados realizados num estudo de aula. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 36(73), 822-843. https://doi.org/10.1590/1980-4415v36n73a10 1980-4415 10.1590/1980-4415v36n73a10 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134647306682368 |