Conceptualização de serviços de interfaces em contextos de telemedicina
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/7246 |
Resumo: | O presente estudo pretende propor a conceptualização de uma plataforma de telemedicina, que permita a profissionais de saúde trabalhar e estar em contacto, sob paradigmas de comunicação e partilha de informação da web 2.0. Focalizada nas interfaces de teleconsulta e telediagnóstico, toda a conceptualização de design de interacção tem preocupações de usabilidade. Assim sendo, torna-se necessário compreender o contexto e as necessidades inerentes à execução de tarefas laborais do público alvo, neste caso, profissionais de saúde, assim como os seus comportamentos e práticas comuns, em contexto profissional ou informal. Com esse objectivo, foi desenhado um inquérito (aplicado em forma de entrevista), no intuito de recolher informações relativas a quatro dimensões diferentes sendo estas a utilização do computador isolado e com acesso à Internet, em contexto pessoal e profissional (aplicações, locais, funcionalidade e actividades mais frequentes); a utilização do computador, em contexto profissional, na rede interna das instituições de saúde (intranet de SNS, hospitais, clínicas); a avaliação da familiaridade de utilização de plataformas de Telemedicina, em contextos colaborativos síncronos e assíncronos e as perspectivas futuras de Utilização de telemedicina. Os dados conseguidos através da realização deste inquérito foram integrados na conceptualização da interface, possibilitando a adequação do produto prototipado às necessidades e satisfação dos seus utilizadores. |
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Conceptualização de serviços de interfaces em contextos de telemedicinaComunicação multimédiaTelemedicinaRedes de informaçãoInteracção homem-computadorO presente estudo pretende propor a conceptualização de uma plataforma de telemedicina, que permita a profissionais de saúde trabalhar e estar em contacto, sob paradigmas de comunicação e partilha de informação da web 2.0. Focalizada nas interfaces de teleconsulta e telediagnóstico, toda a conceptualização de design de interacção tem preocupações de usabilidade. Assim sendo, torna-se necessário compreender o contexto e as necessidades inerentes à execução de tarefas laborais do público alvo, neste caso, profissionais de saúde, assim como os seus comportamentos e práticas comuns, em contexto profissional ou informal. Com esse objectivo, foi desenhado um inquérito (aplicado em forma de entrevista), no intuito de recolher informações relativas a quatro dimensões diferentes sendo estas a utilização do computador isolado e com acesso à Internet, em contexto pessoal e profissional (aplicações, locais, funcionalidade e actividades mais frequentes); a utilização do computador, em contexto profissional, na rede interna das instituições de saúde (intranet de SNS, hospitais, clínicas); a avaliação da familiaridade de utilização de plataformas de Telemedicina, em contextos colaborativos síncronos e assíncronos e as perspectivas futuras de Utilização de telemedicina. Os dados conseguidos através da realização deste inquérito foram integrados na conceptualização da interface, possibilitando a adequação do produto prototipado às necessidades e satisfação dos seus utilizadores.The presented study aims to propose the conceptualization of a telemedicine platform that allows health professionals to work cooperatively, communicating and sharing information through Web 2.0 paradigms. Focused on teleconsult and telediagnosis interfaces, the interface was conceptualized taking into account usability issues. Therefore, it’s fundamental to understand the context and the needs of health professionals, during the execution of their work, i.e. their behaviors and common practices in their professional and informal context . In order to reach that objective, a query was designed and applied in interview format, which helped to grab information about four different and very important dimensions: the use of computer, in professional and personal context, with or without internet connection (local aplications, most frequent functionalities and activities); the use of computer, in professional context, in internal internet of health institutions (S.N.S., hospitals and private clinics intranet); the evaluation of telemedicine’s platforms use; in collaborative synchronous and asynchronous context; and future perspectives of telemedicine’s usage. The information collected through the realization of the queries was used on the design phase of the user interfaces. This colected data helped to design the interfaces according to the needs and desires of its users.Universidade de Aveiro2012-03-13T15:34:11Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/7246porTeixeira, Cristina Rosária Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:12:30Zoai:ria.ua.pt:10773/7246Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:44:59.456913Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente estudo pretende propor a conceptualização de uma plataforma de telemedicina, que permita a profissionais de saúde trabalhar e estar em contacto, sob paradigmas de comunicação e partilha de informação da web 2.0. Focalizada nas interfaces de teleconsulta e telediagnóstico, toda a conceptualização de design de interacção tem preocupações de usabilidade. Assim sendo, torna-se necessário compreender o contexto e as necessidades inerentes à execução de tarefas laborais do público alvo, neste caso, profissionais de saúde, assim como os seus comportamentos e práticas comuns, em contexto profissional ou informal. Com esse objectivo, foi desenhado um inquérito (aplicado em forma de entrevista), no intuito de recolher informações relativas a quatro dimensões diferentes sendo estas a utilização do computador isolado e com acesso à Internet, em contexto pessoal e profissional (aplicações, locais, funcionalidade e actividades mais frequentes); a utilização do computador, em contexto profissional, na rede interna das instituições de saúde (intranet de SNS, hospitais, clínicas); a avaliação da familiaridade de utilização de plataformas de Telemedicina, em contextos colaborativos síncronos e assíncronos e as perspectivas futuras de Utilização de telemedicina. Os dados conseguidos através da realização deste inquérito foram integrados na conceptualização da interface, possibilitando a adequação do produto prototipado às necessidades e satisfação dos seus utilizadores. |
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