Certificação e inovação, orientação para o mercado e performance de inovação na Região de Leiria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/3126 |
Resumo: | A presente dissertação tem como finalidade perceber como a Orientação para o Mercado e a norma NP 4457:2007, afetam a performance de inovação e o comportamento das empresas da região de Leiria. Nesse sentido, com o intuito de perceber melhor esta intenção, desenvolveu-se um questionário baseado na revisão da literatura da temática em estudo, na qual foi aplicado às 250 melhores empresas da região de Leiria e de seguida para conseguir atingir os objetivos desta investigação foi elaborado uma entrevista estruturada direcionada apenas para as duas únicas empresas que implementaram a norma IDI. Da análise dos dados recolhidos, destacam-se como principais conclusões a importância de inovação, a satisfação dos clientes, a imagem e qualidade dos serviços prestados que acabam por influenciar o comportamento do consumidor. No que diz respeito à Orientação para o Mercado, nem todas as dimensões se mostraram significativas, pois os resultados permitem afirmar que apenas a geração de informação de estudo de mercado e disseminação de informação de mercado apresentam uma influência positiva na performance de inovação, a geração de informação das necessidades do cliente e a Orientação para o Mercado de respostas ao mercado apresentam pouca importância. Contudo, o facto de existir interesse por parte da empresa em implementar a norma IDI cria uma conexão com a performance de inovação. |
id |
RCAP_abd1f0aab0fb6a103a7c387f99707dce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/3126 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Certificação e inovação, orientação para o mercado e performance de inovação na Região de LeiriaPerformance de inovaçãoQualidadeCertificaçãoNP 4457:2007Orientação para o mercadoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoA presente dissertação tem como finalidade perceber como a Orientação para o Mercado e a norma NP 4457:2007, afetam a performance de inovação e o comportamento das empresas da região de Leiria. Nesse sentido, com o intuito de perceber melhor esta intenção, desenvolveu-se um questionário baseado na revisão da literatura da temática em estudo, na qual foi aplicado às 250 melhores empresas da região de Leiria e de seguida para conseguir atingir os objetivos desta investigação foi elaborado uma entrevista estruturada direcionada apenas para as duas únicas empresas que implementaram a norma IDI. Da análise dos dados recolhidos, destacam-se como principais conclusões a importância de inovação, a satisfação dos clientes, a imagem e qualidade dos serviços prestados que acabam por influenciar o comportamento do consumidor. No que diz respeito à Orientação para o Mercado, nem todas as dimensões se mostraram significativas, pois os resultados permitem afirmar que apenas a geração de informação de estudo de mercado e disseminação de informação de mercado apresentam uma influência positiva na performance de inovação, a geração de informação das necessidades do cliente e a Orientação para o Mercado de respostas ao mercado apresentam pouca importância. Contudo, o facto de existir interesse por parte da empresa em implementar a norma IDI cria uma conexão com a performance de inovação.Ferreira, Vítor Hugo dos SantosIC-OnlineMarques, Inês Isabel Carreira2018-03-16T10:57:25Z2013-11-292013-11-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/3126TID:201880997porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:46:32Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/3126Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:47:18.839466Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Certificação e inovação, orientação para o mercado e performance de inovação na Região de Leiria |
title |
Certificação e inovação, orientação para o mercado e performance de inovação na Região de Leiria |
spellingShingle |
Certificação e inovação, orientação para o mercado e performance de inovação na Região de Leiria Marques, Inês Isabel Carreira Performance de inovação Qualidade Certificação NP 4457:2007 Orientação para o mercado Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
Certificação e inovação, orientação para o mercado e performance de inovação na Região de Leiria |
title_full |
Certificação e inovação, orientação para o mercado e performance de inovação na Região de Leiria |
title_fullStr |
Certificação e inovação, orientação para o mercado e performance de inovação na Região de Leiria |
title_full_unstemmed |
Certificação e inovação, orientação para o mercado e performance de inovação na Região de Leiria |
title_sort |
Certificação e inovação, orientação para o mercado e performance de inovação na Região de Leiria |
author |
Marques, Inês Isabel Carreira |
author_facet |
Marques, Inês Isabel Carreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, Vítor Hugo dos Santos IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Inês Isabel Carreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Performance de inovação Qualidade Certificação NP 4457:2007 Orientação para o mercado Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
Performance de inovação Qualidade Certificação NP 4457:2007 Orientação para o mercado Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
A presente dissertação tem como finalidade perceber como a Orientação para o Mercado e a norma NP 4457:2007, afetam a performance de inovação e o comportamento das empresas da região de Leiria. Nesse sentido, com o intuito de perceber melhor esta intenção, desenvolveu-se um questionário baseado na revisão da literatura da temática em estudo, na qual foi aplicado às 250 melhores empresas da região de Leiria e de seguida para conseguir atingir os objetivos desta investigação foi elaborado uma entrevista estruturada direcionada apenas para as duas únicas empresas que implementaram a norma IDI. Da análise dos dados recolhidos, destacam-se como principais conclusões a importância de inovação, a satisfação dos clientes, a imagem e qualidade dos serviços prestados que acabam por influenciar o comportamento do consumidor. No que diz respeito à Orientação para o Mercado, nem todas as dimensões se mostraram significativas, pois os resultados permitem afirmar que apenas a geração de informação de estudo de mercado e disseminação de informação de mercado apresentam uma influência positiva na performance de inovação, a geração de informação das necessidades do cliente e a Orientação para o Mercado de respostas ao mercado apresentam pouca importância. Contudo, o facto de existir interesse por parte da empresa em implementar a norma IDI cria uma conexão com a performance de inovação. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-11-29 2013-11-29T00:00:00Z 2018-03-16T10:57:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/3126 TID:201880997 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/3126 |
identifier_str_mv |
TID:201880997 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136967384891392 |