Da escola para a sociedade : desenvolvimento de competências de cidadania através do ensino de Economia A
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/57378 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Economia e Contabilidade, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação |
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Da escola para a sociedade : desenvolvimento de competências de cidadania através do ensino de Economia AAprendizagem cooperativaCidadaniaDesenvolvimento das competênciasEnsino da economiaLiteracia financeiraRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Economia e Contabilidade, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoO relatório Da Escola para a Sociedade: desenvolvimento de competências de cidadania através do ensino de Economia A corporiza a investigação desenvolvida no âmbito da componente de Prática de Ensino Supervisionada (PES), do Mestrado em Ensino de Economia e de Contabilidade, a qual foi implementada numa Escola básica e secundária do Porto. A importância do desenvolvimento de competências transversais nos cidadãos tem vindo a ganhar destaque nas sociedades contemporâneas, com vista a uma melhor integração social dos mesmos. À semelhança, também as competências específicas de Literacia Financeira tendem a uma crescente valorização nas sociedades atuais, pela importância inequívoca em muitas atividades quotidianas dos cidadãos. Assim, a Escola tem um papel preponderante neste domínio ao se constituir como instituiçãochave na formação de alunos-cidadãos e no desenvolvimento das denominadas competências para o século XXI, sendo que a disciplina de Economia adquire um papel basilar no desenvolvimento dessas competências de cidadania, em particular em determinadas componentes, pela proximidade dos seus conteúdos programáticos a algumas temáticas. Neste sentido, nasceu o projeto Promoção da Literacia Financeira, no qual me propus contribuir para a validação de uma opção curricular entre as disciplinas de Economia A e Cidadania e Desenvolvimento, com vista a promover o desenvolvimento de conhecimentos, capacidades e atitudes que confluam com as competências que se pretendem intrínsecas aos cidadãos do século XXI, em particular na área da Literacia Financeira, não descurando a importância do papel do cidadão na comunidade onde está inserido, nomeadamente em termos micro, a própria comunidade escolar. Os resultados mostraram-se muito positivos, tendo os alunos diretamente envolvidos avaliado o projeto, em termos globais, como «Bom» e «Muito bom» e identificando diversas competências que sentiram desenvolver por integrarem o mesmo. Cumulativamente, o projeto revelou ter um forte impacto na própria Escola, evidenciando possibilidade de réplica noutros contextos.The report From School to Society: development of citizenship skills through the teaching of Economics A embodies the research developed within the Supervised Teaching Practice, component of the Master’s in Teaching Economics and Accounting, which was implemented in a basic and secondary school in Porto. The importance of developing transversal skills in citizens has been gaining prominence in contemporary societies, in order to improve their social integration. Similarly, also the specific skills of Financial Literacy tend to be increasingly valued in today's societies, for their unequivocal importance in many daily activities of citizens. Thus, the School has a leading role in this area by being a key institution in the training of student-citizens and in the development of the so-called skills for the 21st century, and the subject of Economics acquires a fundamental role in the development of these citizenship skills, particularly in certain components, due to the proximity of its syllabus to some themes. In this sense, the project Promotion of Financial Literacy was born, in which I proposed to contribute to the validation of a curricular option between the subjects of Economics A and Citizenship and Development, in order to promote the development of knowledge, skills and attitudes that converge with the skills that are intended to be intrinsic to citizens of the 21st century, particularly in the area of Financial Literacy, not forgetting the importance of the citizen's role in the community where he belongs, namely in micro terms, the school community itself. The results proved to be very positive, with the students directly involved evaluating the project, in global terms, as "Good" and "Very Good" and identifying several skills that they felt they had developed by being part of it. Cumulatively, the project proved to have a strong impact on the school itself, showing the possibility of replication in other contexts.Cabrito, Belmiro Gil, 1949-Rodrigues, Ana Luísa Fonseca, 1974-Repositório da Universidade de LisboaMarques, Andreia Mora Garcia2023-05-08T13:31:04Z20222022-08-182022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/57378porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:05:35Zoai:repositorio.ul.pt:10451/57378Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:07:47.966597Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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