Conservação e restauro do alto-relevo do retábulo de Nossa Senhora da Graça, da Igreja de São João Baptista da Foz do Douro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Inês Ferreira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/21523
Resumo: O gosto pelo relevo decorativo, de influência espanhola, regista-se em Portugal a partir do final do século XVII, sobretudo na região Norte do país. Este tipo de obra, com uma função narrativa, adquire em muitos casos uma expressão tridimensional que a aproxima da escultura. É disso exemplo o alto-relevo do Retábulo lateral de Nossa Senhora da Graça, da Igreja de São João Baptista da Foz do Douro, em madeira entalhada e policromada. Representa o episódio do nascimento dos gémeos São Bento e Santa Escolástica, fundadores da Ordem Beneditina. Embora não existam documentos que permitam a sua datação exata, as informações recolhidas sobre a construção da igreja e contratação de alguns retábulos, bem como as características estéticas e estilísticas da obra em estudo, permitiram situar a sua execução na primeira metade do séc. XVIII. O estado de conservação do painel apresentava algumas patologias que colocavam em risco a sua integridade física, especialmente ao nível dos estratos policromos, levando à necessidade de propor uma intervenção de conservação e restauro que permitisse preservar a sua integridade material e simbólica. Tornou-se assim evidente que o principal objetivo deste estudo seria, então, o da sua conservação. A intervenção teve em conta todos os fatores de degradação presentes, optando-se sempre por tratamentos que se adaptassem às características ambientais do espaço e em simultâneo às características dos materiais que constituintes do relevo. O principal desafio da intervenção residiu na remoção da sujidade aderente e das substâncias filmógenias acentuadamente oxidadas que perturbavam a estabilidade das camadas de policromia, bem como a leitura do assunto representado. Com o objetivo de contribuir para o conhecimento dos materiais e técnicas aplicados na talha barroca portuguesa, aproveitou-se a oportunidade de desenvolver a intervenção de conservação e restauro para proceder ao seu estudo técnico, através da identificação dos seus materiais constituintes e modo como foram aplicados. Para tal foram recolhidas e analisadas amostras da policromia, preparadas para observação estratigráfica por Microscopia Ótica com luz refletida (OM) e submetidas a análise química por Micro Espectroscopia de Infravermelhos com Transformada de Fourier (Micro-FTIR) e Microscopia Eletrónica de Varrimento com Espectrómetro de Raios X Dispersivo em Energia (SEM-EDX), o que permitiu identificar os principais componentes das camadas policromas. Os resultados demonstraram que a camada de preparação é constituída por sulfato de cálcio. A camada de bolo, dito da Arménia (constituído por argilas ricas em óxidos de ferro) foi aplicada sob a folha de ouro. A análise do ouro revelou uma liga de elevada quilatagem. Os principais pigmentos identificados constam na lista dos pigmentos frequentes naquele período: branco de chumbo, vermelhão e azurite artificial. A análise por Micro-FTIR a uma das amostras indicou a presença de um triglicerídeo na camada cromática, indicando a utilização de um óleo como aglutinante das carnações. Contudo, não é possível distinguir através desta técnica qual dos óleos secativos terá sido usado. Ainda são mencionadas algumas técnicas decorativas características do período, como o estofado e omarmoreado presentes na obra. O sistema construtivo do suporte é bastante rudimentar, sendo facilmente compreendido sob uma observação atenta do reverso. Através dos resultados obtidos foram estabelecidas comparações com obras congéneres do mesmo período, constituindo um ponto de partida para o desenvolvimento do estudo desta tipologia de obra. O facto de o alto-relevo ser uma tipologia ainda muitíssimo pouco explorada, dos pontos de vista técnico e histórico-estilístico, constituiu também um dos fatores de interesse que motivaram este estudo. Em suma, este estudo permitiu a preservação de um painel em relevo com elevado interesse artístico e ainda contribuir para o conhecimento das características deste tipo de obra do ponto de vista técnico e material.
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Embora não existam documentos que permitam a sua datação exata, as informações recolhidas sobre a construção da igreja e contratação de alguns retábulos, bem como as características estéticas e estilísticas da obra em estudo, permitiram situar a sua execução na primeira metade do séc. XVIII. O estado de conservação do painel apresentava algumas patologias que colocavam em risco a sua integridade física, especialmente ao nível dos estratos policromos, levando à necessidade de propor uma intervenção de conservação e restauro que permitisse preservar a sua integridade material e simbólica. Tornou-se assim evidente que o principal objetivo deste estudo seria, então, o da sua conservação. A intervenção teve em conta todos os fatores de degradação presentes, optando-se sempre por tratamentos que se adaptassem às características ambientais do espaço e em simultâneo às características dos materiais que constituintes do relevo. O principal desafio da intervenção residiu na remoção da sujidade aderente e das substâncias filmógenias acentuadamente oxidadas que perturbavam a estabilidade das camadas de policromia, bem como a leitura do assunto representado. Com o objetivo de contribuir para o conhecimento dos materiais e técnicas aplicados na talha barroca portuguesa, aproveitou-se a oportunidade de desenvolver a intervenção de conservação e restauro para proceder ao seu estudo técnico, através da identificação dos seus materiais constituintes e modo como foram aplicados. Para tal foram recolhidas e analisadas amostras da policromia, preparadas para observação estratigráfica por Microscopia Ótica com luz refletida (OM) e submetidas a análise química por Micro Espectroscopia de Infravermelhos com Transformada de Fourier (Micro-FTIR) e Microscopia Eletrónica de Varrimento com Espectrómetro de Raios X Dispersivo em Energia (SEM-EDX), o que permitiu identificar os principais componentes das camadas policromas. Os resultados demonstraram que a camada de preparação é constituída por sulfato de cálcio. A camada de bolo, dito da Arménia (constituído por argilas ricas em óxidos de ferro) foi aplicada sob a folha de ouro. A análise do ouro revelou uma liga de elevada quilatagem. Os principais pigmentos identificados constam na lista dos pigmentos frequentes naquele período: branco de chumbo, vermelhão e azurite artificial. A análise por Micro-FTIR a uma das amostras indicou a presença de um triglicerídeo na camada cromática, indicando a utilização de um óleo como aglutinante das carnações. Contudo, não é possível distinguir através desta técnica qual dos óleos secativos terá sido usado. Ainda são mencionadas algumas técnicas decorativas características do período, como o estofado e omarmoreado presentes na obra. O sistema construtivo do suporte é bastante rudimentar, sendo facilmente compreendido sob uma observação atenta do reverso. Através dos resultados obtidos foram estabelecidas comparações com obras congéneres do mesmo período, constituindo um ponto de partida para o desenvolvimento do estudo desta tipologia de obra. O facto de o alto-relevo ser uma tipologia ainda muitíssimo pouco explorada, dos pontos de vista técnico e histórico-estilístico, constituiu também um dos fatores de interesse que motivaram este estudo. Em suma, este estudo permitiu a preservação de um painel em relevo com elevado interesse artístico e ainda contribuir para o conhecimento das características deste tipo de obra do ponto de vista técnico e material.The decorative relief, with Spanish influence, is recorded in Portugal from the late seventeenth century, especially in the northern region of the country. This type of work, with a narrative function, acquires in many cases a three-dimensional expression that approaches the sculpture. An example is the polychrome high relief of the side Altarpiece of Nossa Senhora da Graça, of São João Baptista Church, in Foz do Douro. Represents the episode of St. Bento and St. Escolática twins birth, founders of the Benedictine Order. Although there are no documents that allows their accurate dating, the information gathered on the church’s building and some altarpieces hiring, as well as issues of aesthetics order, allows its positing implementation in the first half of the eighteenth century. The conservation condition of the work showed some conditions that endangered their physical integrity, especially at the level of polychrome strata, intending to lead an intervention to propose the preservation of the material and symbolic integrity of the work. It has become clear that the main objective of this study would be the conservation treatment of the work. The intervention took into account degradation factors, opting always for treatments that adapt the environmental characteristics of the space and simultaneously the characteristics of the materials that constitute the relief. The main challenge resided in the chemical cleaning ok the sticky dirt and removal of the oxidized film-forming substances which disturbed the stability of the polychrome layers. In order to contribute to the knowledge of materials and techniques applied in the Portuguese baroque carvings, a technical study, through the identification of its constituents, was undertaken. For such, polychrome samples were collected and analyzed through Optical Microscopy, Micro-FTIR and SEM-EDX, which allowed the identification of the main components of the polychrome layers. The building system is fairly rudimentary and easily understood under close observation. The results showed that the preparation layer is composed of calcium sulphate. The bole layer, known as Armenia (consisting in iron oxides rich clays) was applied beneath the gold leaf. The analysis revealed a gold alloy of high quality. The main pigments identified are consistent with the common pigments used in that period: lead white, vermilion and blue verditer. The FTIR analysis of the samples indicated the presence of a triglyceride indicating the use of an oil as a binder of flesh tones. However, it is not possible to distinguish by this technique which of the siccative oils have been used. Some characteristic decorative techniques were applied, such as estofoado and marbling. Through the obtained results a brief comparison to similar works of the same period was established, providing a starting point for further studies on this typology of works. The fact that this typology is still too poorly explored, from a technical and historicalstylistic point of view, was one of the factors that stimulated this study. In short, this study allowed the preservation of a relief of great artistic interest and also to contribute for the knowledge of the technical features of this type of work.Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto LeãoBarata, CarolinaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSoares, Inês Ferreira2017-02-23T13:57:08Z2017-01-2620162017-01-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/21523TID:201958490porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:27:39Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/21523Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:17:52.963178Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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