Diferenciação Pedagógica: Conceções dos Professores a Lecionar na Escolaridade Obrigatória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Heijselaar, Matilde Madeira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/9391
Resumo: Dissertação de Mestrado realizada sob a orientação do Professor Doutor Sérgio Gaitas, apresentada no Ispa – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia da Educação.
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spelling Diferenciação Pedagógica: Conceções dos Professores a Lecionar na Escolaridade ObrigatóriaDiferenciação pedagógicaConceçõesProfessoresEscolaridade obrigatóriaTempo de serviço de docênciaDifferentiation instructionConceptionsTeachersGrade levelYears of experienceDissertação de Mestrado realizada sob a orientação do Professor Doutor Sérgio Gaitas, apresentada no Ispa – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia da Educação.Nos dias de hoje, debate-se cada vez mais a heterogeneidade e a diversidade presente nas salas de aula, surgindo uma preocupação de como responder às necessidades de cada aluno. É neste sentido que surge o conceito de diferenciação pedagógica, como abordagem pedagógica que atende as características individuais de cada aluno numa sala heterogénea. No entanto, a literatura tem demonstrado que existem diversas definições de diferenciação pedagógica, resultando em conceções confusas, pouco claras e contraditórias. Desta forma, o presente estudo pretendeu caracterizar as conceções de diferenciação pedagógica de professores a lecionar na escolaridade obrigatória em Portugal. Para tal, o estudo contou com a participação de 81 professores, com idades compreendidas entre os 27 e 67 anos (M=51,54; DP=9,48). Os participantes responderam a um questionário de tipo q-sort sobre diferenciação pedagógica, com 34 afirmações, construído especificamente para a presente investigação. As respostas foram recolhidas remotamente, através da plataforma Qsoftware. Através dos resultados do Q sort foram identificados quatro grupos de professores com conceções distintas: 1) diferenciação adversa às características individuais; 2) diferenciação focada na operacionalização; 3) diferenciação para os desempenhos extremos; 4) diferenciação como adaptação a salas de aulas diversificadas. Destaca-se ainda que os quatro grupos não se distinguem significativamente no que diz respeito a duas variáveis: ciclo de ensino e tempo de serviço de docência. Porém, existem conclusões interessantes e importantes a destacar. Essas conclusões são desenvolvidas na última parte do trabalho. Assim, a presente investigação vem alertar para a importância de uma base conceptual bem definida na implementação de práticas de diferenciação pedagógica, contribuindo para o conhecimento científico relativamente ao modo como esta abordagem pode ser promovida em sala de aula, fornecendo um conjunto concreto de práticas que os professores podem mobilizar na implementação de diferenciação pedagógica. Ainda, o presente estudo reforça a necessidade de um investimento em formações sobre a temática, tanto na formação inicial para professores, como no âmbito de uma formação contínua para os mesmos.ABSTRACT: Nowadays, the heterogeneity and diversity present in classrooms is increasingly discussed, and a concern arises over how to meet the needs of each student. It is in this sense that the concept of differentiation emerges, as a pedagogical approach that addresses the individual characteristics of each student in a heterogeneous classroom. However, the literature has shown that there are several definitions of pedagogical differentiation, resulting in confusing and erroneous conceptions. Thus, this study aimed to characterize the conceptions of differentiation instruction of teachers teaching from the first to the twelve grades in Portugal. To this end, the study had the participation of 81 teachers, ages between 27 and 67 years (M=51.54; SD=9.48). The participants answered a q-sort questionnaire about differentiation instruction, with 34 statements, built specifically for this research. The answers were collected remotely, through the Qsoftware platform. The results of the Q-sort identified four groups of teachers with distinct conceptions: 1) differentiation adverse to individual characteristics; 2) differentiation focused on operationalization; 3) differentiation for extreme performances; 4) differentiation as adaptation to diversified classrooms. It is also noteworthy that the four groups did not differ significantly in two variables: grade level and years of experience. However, there are interesting and important conclusions to highlight. These conclusions are developed in the last part of the paper. Thus, this research highlights the importance of a well-defined conceptual basis for the implementation of differentiation instruction practices, contributing to the scientific knowledge about how this approach can be promoted in the classroom, providing a concrete set of practices that teachers can mobilize in the implementation of differentiation instruction. Furthermore, this study reinforces the need for investment in training on the subject, both in initial training for teachers and in continuous training for teachers.Gaitas, Sérgio Miguel ProtásioRepositório do ISPAHeijselaar, Matilde Madeira2023-09-252024-01-032024-07-28T00:00:00Z2023-09-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/9391TID:203373898porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-07T02:15:53Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/9391Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:30:40.159798Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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