Elaboração de Textos de Divulgação Científica sobre COVID-19 no Ensino Superior de Química: Análise de Conteúdo em Foco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sotério,Carolina
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Queiroz,Salete Linhares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300004
Resumo: Resumo: Introdução: A importância da divulgação científica (DC) ficou em evidência diante da pandemia de COVID-19, que aproximou cientistas das mídias populares de forma sem precedentes. No entanto, a formação desses profissionais para a comunicação com públicos não-especialistas ainda é incipiente. Pensando em contribuir com iniciativas que visam suprir tal necessidade, foi simulado um ambiente de uma revista de DC na qual bacharelandos em química, no papel de jornalistas de ciência, foram convidados a redigir textos de divulgação científica (TDC) sobre a COVID-19. Objetivos: Este trabalho objetiva analisar o conteúdo textual produzido pelos estudantes, destacando as potencialidades e fragilidades dos TDC. Métodos: Para tal, foram empregados os fundamentos da Análise de Conteúdo (AC), que propiciou a caracterização dos TDC na perspectiva dos elementos recorrentes neste tipo de produção. Nessa perpectiva, o material analisado foi submetido a um processo de cinco etapas: (i) preparação das informações; (ii) transformação do conteúdo em unidades de análise; (iii) categorização do material, que emergiu de um Quadro Analítico de TDC; (iv) descrição das categorias; (v) e interpretação dos resultados. Resultados: Os estudantes empregaram recursos visuais e textuais para o apelo à atenção do leitor; mostraram preocupação com a contextualização da informação; e disseminação de uma visão não distorcida da produção científica, a partir do detalhamento das características da atividade científica. Ficou também mostrado que TDC com menor emprego de recursos linguísticos podem resultar em abordagens mais conceituais e técnicas. Conclusões: Esta experiência corroborou o potencial dos estudantes em promover informações sobre ciência para audiências leigas, já que se encontram próximos tanto do público não-especializado quanto da comunidade acadêmica; e reforçou a aplicabilidade da AC de relacionar categorias analíticas de TDC reportadas na literatura a casos mais particulares, como o aqui descrito.
id RCAP_ac0d56ecb15acd671188bdcca5d7576a
oai_identifier_str oai:scielo:S2184-77702022000300004
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Elaboração de Textos de Divulgação Científica sobre COVID-19 no Ensino Superior de Química: Análise de Conteúdo em FocoAnálise de ConteúdoTextos de Divulgação CientíficaEnsino de QuímicaCOVID-19.Resumo: Introdução: A importância da divulgação científica (DC) ficou em evidência diante da pandemia de COVID-19, que aproximou cientistas das mídias populares de forma sem precedentes. No entanto, a formação desses profissionais para a comunicação com públicos não-especialistas ainda é incipiente. Pensando em contribuir com iniciativas que visam suprir tal necessidade, foi simulado um ambiente de uma revista de DC na qual bacharelandos em química, no papel de jornalistas de ciência, foram convidados a redigir textos de divulgação científica (TDC) sobre a COVID-19. Objetivos: Este trabalho objetiva analisar o conteúdo textual produzido pelos estudantes, destacando as potencialidades e fragilidades dos TDC. Métodos: Para tal, foram empregados os fundamentos da Análise de Conteúdo (AC), que propiciou a caracterização dos TDC na perspectiva dos elementos recorrentes neste tipo de produção. Nessa perpectiva, o material analisado foi submetido a um processo de cinco etapas: (i) preparação das informações; (ii) transformação do conteúdo em unidades de análise; (iii) categorização do material, que emergiu de um Quadro Analítico de TDC; (iv) descrição das categorias; (v) e interpretação dos resultados. Resultados: Os estudantes empregaram recursos visuais e textuais para o apelo à atenção do leitor; mostraram preocupação com a contextualização da informação; e disseminação de uma visão não distorcida da produção científica, a partir do detalhamento das características da atividade científica. Ficou também mostrado que TDC com menor emprego de recursos linguísticos podem resultar em abordagens mais conceituais e técnicas. Conclusões: Esta experiência corroborou o potencial dos estudantes em promover informações sobre ciência para audiências leigas, já que se encontram próximos tanto do público não-especializado quanto da comunidade acadêmica; e reforçou a aplicabilidade da AC de relacionar categorias analíticas de TDC reportadas na literatura a casos mais particulares, como o aqui descrito.Ludomedia2022-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300004New Trends in Qualitative Research v.12 2022reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300004Sotério,CarolinaQueiroz,Salete Linharesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:33:19Zoai:scielo:S2184-77702022000300004Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:35:43.636725Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Elaboração de Textos de Divulgação Científica sobre COVID-19 no Ensino Superior de Química: Análise de Conteúdo em Foco
title Elaboração de Textos de Divulgação Científica sobre COVID-19 no Ensino Superior de Química: Análise de Conteúdo em Foco
spellingShingle Elaboração de Textos de Divulgação Científica sobre COVID-19 no Ensino Superior de Química: Análise de Conteúdo em Foco
Sotério,Carolina
Análise de Conteúdo
Textos de Divulgação Científica
Ensino de Química
COVID-19.
title_short Elaboração de Textos de Divulgação Científica sobre COVID-19 no Ensino Superior de Química: Análise de Conteúdo em Foco
title_full Elaboração de Textos de Divulgação Científica sobre COVID-19 no Ensino Superior de Química: Análise de Conteúdo em Foco
title_fullStr Elaboração de Textos de Divulgação Científica sobre COVID-19 no Ensino Superior de Química: Análise de Conteúdo em Foco
title_full_unstemmed Elaboração de Textos de Divulgação Científica sobre COVID-19 no Ensino Superior de Química: Análise de Conteúdo em Foco
title_sort Elaboração de Textos de Divulgação Científica sobre COVID-19 no Ensino Superior de Química: Análise de Conteúdo em Foco
author Sotério,Carolina
author_facet Sotério,Carolina
Queiroz,Salete Linhares
author_role author
author2 Queiroz,Salete Linhares
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sotério,Carolina
Queiroz,Salete Linhares
dc.subject.por.fl_str_mv Análise de Conteúdo
Textos de Divulgação Científica
Ensino de Química
COVID-19.
topic Análise de Conteúdo
Textos de Divulgação Científica
Ensino de Química
COVID-19.
description Resumo: Introdução: A importância da divulgação científica (DC) ficou em evidência diante da pandemia de COVID-19, que aproximou cientistas das mídias populares de forma sem precedentes. No entanto, a formação desses profissionais para a comunicação com públicos não-especialistas ainda é incipiente. Pensando em contribuir com iniciativas que visam suprir tal necessidade, foi simulado um ambiente de uma revista de DC na qual bacharelandos em química, no papel de jornalistas de ciência, foram convidados a redigir textos de divulgação científica (TDC) sobre a COVID-19. Objetivos: Este trabalho objetiva analisar o conteúdo textual produzido pelos estudantes, destacando as potencialidades e fragilidades dos TDC. Métodos: Para tal, foram empregados os fundamentos da Análise de Conteúdo (AC), que propiciou a caracterização dos TDC na perspectiva dos elementos recorrentes neste tipo de produção. Nessa perpectiva, o material analisado foi submetido a um processo de cinco etapas: (i) preparação das informações; (ii) transformação do conteúdo em unidades de análise; (iii) categorização do material, que emergiu de um Quadro Analítico de TDC; (iv) descrição das categorias; (v) e interpretação dos resultados. Resultados: Os estudantes empregaram recursos visuais e textuais para o apelo à atenção do leitor; mostraram preocupação com a contextualização da informação; e disseminação de uma visão não distorcida da produção científica, a partir do detalhamento das características da atividade científica. Ficou também mostrado que TDC com menor emprego de recursos linguísticos podem resultar em abordagens mais conceituais e técnicas. Conclusões: Esta experiência corroborou o potencial dos estudantes em promover informações sobre ciência para audiências leigas, já que se encontram próximos tanto do público não-especializado quanto da comunidade acadêmica; e reforçou a aplicabilidade da AC de relacionar categorias analíticas de TDC reportadas na literatura a casos mais particulares, como o aqui descrito.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300004
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
dc.source.none.fl_str_mv New Trends in Qualitative Research v.12 2022
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137410339045376