Elaboração de Textos de Divulgação Científica sobre COVID-19 no Ensino Superior de Química: Análise de Conteúdo em Foco
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300004 |
Resumo: | Resumo: Introdução: A importância da divulgação científica (DC) ficou em evidência diante da pandemia de COVID-19, que aproximou cientistas das mídias populares de forma sem precedentes. No entanto, a formação desses profissionais para a comunicação com públicos não-especialistas ainda é incipiente. Pensando em contribuir com iniciativas que visam suprir tal necessidade, foi simulado um ambiente de uma revista de DC na qual bacharelandos em química, no papel de jornalistas de ciência, foram convidados a redigir textos de divulgação científica (TDC) sobre a COVID-19. Objetivos: Este trabalho objetiva analisar o conteúdo textual produzido pelos estudantes, destacando as potencialidades e fragilidades dos TDC. Métodos: Para tal, foram empregados os fundamentos da Análise de Conteúdo (AC), que propiciou a caracterização dos TDC na perspectiva dos elementos recorrentes neste tipo de produção. Nessa perpectiva, o material analisado foi submetido a um processo de cinco etapas: (i) preparação das informações; (ii) transformação do conteúdo em unidades de análise; (iii) categorização do material, que emergiu de um Quadro Analítico de TDC; (iv) descrição das categorias; (v) e interpretação dos resultados. Resultados: Os estudantes empregaram recursos visuais e textuais para o apelo à atenção do leitor; mostraram preocupação com a contextualização da informação; e disseminação de uma visão não distorcida da produção científica, a partir do detalhamento das características da atividade científica. Ficou também mostrado que TDC com menor emprego de recursos linguísticos podem resultar em abordagens mais conceituais e técnicas. Conclusões: Esta experiência corroborou o potencial dos estudantes em promover informações sobre ciência para audiências leigas, já que se encontram próximos tanto do público não-especializado quanto da comunidade acadêmica; e reforçou a aplicabilidade da AC de relacionar categorias analíticas de TDC reportadas na literatura a casos mais particulares, como o aqui descrito. |
id |
RCAP_ac0d56ecb15acd671188bdcca5d7576a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2184-77702022000300004 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Elaboração de Textos de Divulgação Científica sobre COVID-19 no Ensino Superior de Química: Análise de Conteúdo em FocoAnálise de ConteúdoTextos de Divulgação CientíficaEnsino de QuímicaCOVID-19.Resumo: Introdução: A importância da divulgação científica (DC) ficou em evidência diante da pandemia de COVID-19, que aproximou cientistas das mídias populares de forma sem precedentes. No entanto, a formação desses profissionais para a comunicação com públicos não-especialistas ainda é incipiente. Pensando em contribuir com iniciativas que visam suprir tal necessidade, foi simulado um ambiente de uma revista de DC na qual bacharelandos em química, no papel de jornalistas de ciência, foram convidados a redigir textos de divulgação científica (TDC) sobre a COVID-19. Objetivos: Este trabalho objetiva analisar o conteúdo textual produzido pelos estudantes, destacando as potencialidades e fragilidades dos TDC. Métodos: Para tal, foram empregados os fundamentos da Análise de Conteúdo (AC), que propiciou a caracterização dos TDC na perspectiva dos elementos recorrentes neste tipo de produção. Nessa perpectiva, o material analisado foi submetido a um processo de cinco etapas: (i) preparação das informações; (ii) transformação do conteúdo em unidades de análise; (iii) categorização do material, que emergiu de um Quadro Analítico de TDC; (iv) descrição das categorias; (v) e interpretação dos resultados. Resultados: Os estudantes empregaram recursos visuais e textuais para o apelo à atenção do leitor; mostraram preocupação com a contextualização da informação; e disseminação de uma visão não distorcida da produção científica, a partir do detalhamento das características da atividade científica. Ficou também mostrado que TDC com menor emprego de recursos linguísticos podem resultar em abordagens mais conceituais e técnicas. Conclusões: Esta experiência corroborou o potencial dos estudantes em promover informações sobre ciência para audiências leigas, já que se encontram próximos tanto do público não-especializado quanto da comunidade acadêmica; e reforçou a aplicabilidade da AC de relacionar categorias analíticas de TDC reportadas na literatura a casos mais particulares, como o aqui descrito.Ludomedia2022-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300004New Trends in Qualitative Research v.12 2022reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300004Sotério,CarolinaQueiroz,Salete Linharesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:33:19Zoai:scielo:S2184-77702022000300004Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:35:43.636725Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Elaboração de Textos de Divulgação Científica sobre COVID-19 no Ensino Superior de Química: Análise de Conteúdo em Foco |
title |
Elaboração de Textos de Divulgação Científica sobre COVID-19 no Ensino Superior de Química: Análise de Conteúdo em Foco |
spellingShingle |
Elaboração de Textos de Divulgação Científica sobre COVID-19 no Ensino Superior de Química: Análise de Conteúdo em Foco Sotério,Carolina Análise de Conteúdo Textos de Divulgação Científica Ensino de Química COVID-19. |
title_short |
Elaboração de Textos de Divulgação Científica sobre COVID-19 no Ensino Superior de Química: Análise de Conteúdo em Foco |
title_full |
Elaboração de Textos de Divulgação Científica sobre COVID-19 no Ensino Superior de Química: Análise de Conteúdo em Foco |
title_fullStr |
Elaboração de Textos de Divulgação Científica sobre COVID-19 no Ensino Superior de Química: Análise de Conteúdo em Foco |
title_full_unstemmed |
Elaboração de Textos de Divulgação Científica sobre COVID-19 no Ensino Superior de Química: Análise de Conteúdo em Foco |
title_sort |
Elaboração de Textos de Divulgação Científica sobre COVID-19 no Ensino Superior de Química: Análise de Conteúdo em Foco |
author |
Sotério,Carolina |
author_facet |
Sotério,Carolina Queiroz,Salete Linhares |
author_role |
author |
author2 |
Queiroz,Salete Linhares |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sotério,Carolina Queiroz,Salete Linhares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise de Conteúdo Textos de Divulgação Científica Ensino de Química COVID-19. |
topic |
Análise de Conteúdo Textos de Divulgação Científica Ensino de Química COVID-19. |
description |
Resumo: Introdução: A importância da divulgação científica (DC) ficou em evidência diante da pandemia de COVID-19, que aproximou cientistas das mídias populares de forma sem precedentes. No entanto, a formação desses profissionais para a comunicação com públicos não-especialistas ainda é incipiente. Pensando em contribuir com iniciativas que visam suprir tal necessidade, foi simulado um ambiente de uma revista de DC na qual bacharelandos em química, no papel de jornalistas de ciência, foram convidados a redigir textos de divulgação científica (TDC) sobre a COVID-19. Objetivos: Este trabalho objetiva analisar o conteúdo textual produzido pelos estudantes, destacando as potencialidades e fragilidades dos TDC. Métodos: Para tal, foram empregados os fundamentos da Análise de Conteúdo (AC), que propiciou a caracterização dos TDC na perspectiva dos elementos recorrentes neste tipo de produção. Nessa perpectiva, o material analisado foi submetido a um processo de cinco etapas: (i) preparação das informações; (ii) transformação do conteúdo em unidades de análise; (iii) categorização do material, que emergiu de um Quadro Analítico de TDC; (iv) descrição das categorias; (v) e interpretação dos resultados. Resultados: Os estudantes empregaram recursos visuais e textuais para o apelo à atenção do leitor; mostraram preocupação com a contextualização da informação; e disseminação de uma visão não distorcida da produção científica, a partir do detalhamento das características da atividade científica. Ficou também mostrado que TDC com menor emprego de recursos linguísticos podem resultar em abordagens mais conceituais e técnicas. Conclusões: Esta experiência corroborou o potencial dos estudantes em promover informações sobre ciência para audiências leigas, já que se encontram próximos tanto do público não-especializado quanto da comunidade acadêmica; e reforçou a aplicabilidade da AC de relacionar categorias analíticas de TDC reportadas na literatura a casos mais particulares, como o aqui descrito. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300004 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
dc.source.none.fl_str_mv |
New Trends in Qualitative Research v.12 2022 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137410339045376 |