A influência do contexto pandémico provocado pela doença COVID-19 no comércio eletrónico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Jéssica Luísa Sousa Pinto
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/24797
Resumo: A pandemia derivada da COVID-19 representou um período de mudanças inevitáveis no contexto de compra e venda a uma escala global. Esta temática ainda é algo recente e, por isso, estão em falta investigações que avaliem o processo de compra dos consumidores online após retornar à normalidade, na medida em que nos períodos antes e durante, respetivamente, a literatura já afirma um crescimento exponencial do comércio eletrónico a partir do momento em que a pandemia se instalou pelo mundo. O objetivo primordial desta dissertação é estudar como é que o período pandémico afetou o comportamento de compra online antes e durante a pandemia. É igualmente relevante perceber se esse comportamento de compra se manteve após o fim desse período e quais as alterações observadas. Para cumprir com os objetivos delineados, foi necessário utilizar uma metodologia quantitativa, com recurso a um questionário de respostas fechadas. Este teve como população-alvo os estudantes e trabalhadores-estudantes de todas as escolas do Instituto Politécnico do Porto. Obtiveram-se 101 respostas. Seguidamente, procedeu-se ao tratamento dos dados recolhidos e realizou-se uma análise descritiva, apresentando a moda e respetiva frequência, bem como as percentagens associadas à mesma. No que diz respeito à aplicação de testes de hipóteses, foram escolhidos testes não paramétricos de Kruskal-Wallis e Friedman. O primeiro visa analisar por grupos as variáveis estudadas no questionário e perceber se existem diferenças significativas nas respostas entre cada categoria do grupo. Já o segundo tem como finalidade comparar os 3 momentos vivenciados devido à pandemia, ou seja, as respostas dadas no antes, durante e após o período pandémico. Esta investigação demonstra que os inquiridos já realizavam compras online antes da pandemia por considerar o comércio eletrónico um método vantajoso, devido a fatores como o preço, a promoção, a qualidade, a segurança, a conveniência e a confiança. Estes são fatores considerados decisivos para comprar pela Internet, e, por isso, não foi devido ao contexto pandémico que estes consumidores compraram pela primeira vez ou compraram em maior frequência e valor.
id RCAP_ac18be2c9d91ec2a9f007bd1a9edb217
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/24797
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência do contexto pandémico provocado pela doença COVID-19 no comércio eletrónicoComércio eletrónicoRetalho onlinePandemia Covid-19Comportamento do consumidor onlineBusiness-to-ConsumerB2CE-commerceOnline retailCOVID-19 pandemicBusiness-to-consumerOnline consumer behaviorEconomiaA pandemia derivada da COVID-19 representou um período de mudanças inevitáveis no contexto de compra e venda a uma escala global. Esta temática ainda é algo recente e, por isso, estão em falta investigações que avaliem o processo de compra dos consumidores online após retornar à normalidade, na medida em que nos períodos antes e durante, respetivamente, a literatura já afirma um crescimento exponencial do comércio eletrónico a partir do momento em que a pandemia se instalou pelo mundo. O objetivo primordial desta dissertação é estudar como é que o período pandémico afetou o comportamento de compra online antes e durante a pandemia. É igualmente relevante perceber se esse comportamento de compra se manteve após o fim desse período e quais as alterações observadas. Para cumprir com os objetivos delineados, foi necessário utilizar uma metodologia quantitativa, com recurso a um questionário de respostas fechadas. Este teve como população-alvo os estudantes e trabalhadores-estudantes de todas as escolas do Instituto Politécnico do Porto. Obtiveram-se 101 respostas. Seguidamente, procedeu-se ao tratamento dos dados recolhidos e realizou-se uma análise descritiva, apresentando a moda e respetiva frequência, bem como as percentagens associadas à mesma. No que diz respeito à aplicação de testes de hipóteses, foram escolhidos testes não paramétricos de Kruskal-Wallis e Friedman. O primeiro visa analisar por grupos as variáveis estudadas no questionário e perceber se existem diferenças significativas nas respostas entre cada categoria do grupo. Já o segundo tem como finalidade comparar os 3 momentos vivenciados devido à pandemia, ou seja, as respostas dadas no antes, durante e após o período pandémico. Esta investigação demonstra que os inquiridos já realizavam compras online antes da pandemia por considerar o comércio eletrónico um método vantajoso, devido a fatores como o preço, a promoção, a qualidade, a segurança, a conveniência e a confiança. Estes são fatores considerados decisivos para comprar pela Internet, e, por isso, não foi devido ao contexto pandémico que estes consumidores compraram pela primeira vez ou compraram em maior frequência e valor.The COVID-19 pandemic represented a period of inevitable change in the context of buying and selling on a global scale. The topic is still relatively new and, for this reason, there is a lack of research evaluating the online consumer purchasing process after the return to normality. However, the periods before and during the pandemic, the literature already affirms an exponential growth in e-commerce from the moment the pandemic took hold around the world. The main objective of this dissertation is to study how the pandemic affected online shopping behavior before and during the pandemic. It is also important to understand whether this shopping behavior continued after the pandemic ended and what changes were observed. In order to achieve the outlined objectives, it was necessary to use a quantitative methodology using a closed-ended survey. The target population was students and student workers from all schools of the Polytechnic Institute of Porto. 101 responses were received. The collected data were then processed and a descriptive analysis was performed, showing the mode and the corresponding frequencies and percentages. Nonparametric Kruskal-Wallis and Friedman tests were used to test the hypotheses. The first aims to analyze the variables studied in the questionnaire by group and to see if there are significant differences in the answers between each category of the group. The second aims to compare the 3 moments experienced due to the pandemic, i.e. the answers given before, during, and after the pandemic period. This research shows that respondents were already shopping online prior to the pandemic because they considered e-commerce to be an advantageous method due to factors such as price, promotions, quality, security, convenience, and trust. These are factors that are considered critical to buying online, so it was not the pandemic context that drove these consumers to buy online for the first time, or to buy more frequently and at a higher value.Afonso, Ana Paula Preto MendesAzevedo, Ana Isabel Rojão LourençoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCarneiro, Jéssica Luísa Sousa Pinto2024-01-29T14:42:12Z2023-11-272023-11-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/24797TID:203486420porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-07T01:48:24Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/24797Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:09.669734Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência do contexto pandémico provocado pela doença COVID-19 no comércio eletrónico
title A influência do contexto pandémico provocado pela doença COVID-19 no comércio eletrónico
spellingShingle A influência do contexto pandémico provocado pela doença COVID-19 no comércio eletrónico
Carneiro, Jéssica Luísa Sousa Pinto
Comércio eletrónico
Retalho online
Pandemia Covid-19
Comportamento do consumidor online
Business-to-Consumer
B2C
E-commerce
Online retail
COVID-19 pandemic
Business-to-consumer
Online consumer behavior
Economia
title_short A influência do contexto pandémico provocado pela doença COVID-19 no comércio eletrónico
title_full A influência do contexto pandémico provocado pela doença COVID-19 no comércio eletrónico
title_fullStr A influência do contexto pandémico provocado pela doença COVID-19 no comércio eletrónico
title_full_unstemmed A influência do contexto pandémico provocado pela doença COVID-19 no comércio eletrónico
title_sort A influência do contexto pandémico provocado pela doença COVID-19 no comércio eletrónico
author Carneiro, Jéssica Luísa Sousa Pinto
author_facet Carneiro, Jéssica Luísa Sousa Pinto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Afonso, Ana Paula Preto Mendes
Azevedo, Ana Isabel Rojão Lourenço
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Carneiro, Jéssica Luísa Sousa Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Comércio eletrónico
Retalho online
Pandemia Covid-19
Comportamento do consumidor online
Business-to-Consumer
B2C
E-commerce
Online retail
COVID-19 pandemic
Business-to-consumer
Online consumer behavior
Economia
topic Comércio eletrónico
Retalho online
Pandemia Covid-19
Comportamento do consumidor online
Business-to-Consumer
B2C
E-commerce
Online retail
COVID-19 pandemic
Business-to-consumer
Online consumer behavior
Economia
description A pandemia derivada da COVID-19 representou um período de mudanças inevitáveis no contexto de compra e venda a uma escala global. Esta temática ainda é algo recente e, por isso, estão em falta investigações que avaliem o processo de compra dos consumidores online após retornar à normalidade, na medida em que nos períodos antes e durante, respetivamente, a literatura já afirma um crescimento exponencial do comércio eletrónico a partir do momento em que a pandemia se instalou pelo mundo. O objetivo primordial desta dissertação é estudar como é que o período pandémico afetou o comportamento de compra online antes e durante a pandemia. É igualmente relevante perceber se esse comportamento de compra se manteve após o fim desse período e quais as alterações observadas. Para cumprir com os objetivos delineados, foi necessário utilizar uma metodologia quantitativa, com recurso a um questionário de respostas fechadas. Este teve como população-alvo os estudantes e trabalhadores-estudantes de todas as escolas do Instituto Politécnico do Porto. Obtiveram-se 101 respostas. Seguidamente, procedeu-se ao tratamento dos dados recolhidos e realizou-se uma análise descritiva, apresentando a moda e respetiva frequência, bem como as percentagens associadas à mesma. No que diz respeito à aplicação de testes de hipóteses, foram escolhidos testes não paramétricos de Kruskal-Wallis e Friedman. O primeiro visa analisar por grupos as variáveis estudadas no questionário e perceber se existem diferenças significativas nas respostas entre cada categoria do grupo. Já o segundo tem como finalidade comparar os 3 momentos vivenciados devido à pandemia, ou seja, as respostas dadas no antes, durante e após o período pandémico. Esta investigação demonstra que os inquiridos já realizavam compras online antes da pandemia por considerar o comércio eletrónico um método vantajoso, devido a fatores como o preço, a promoção, a qualidade, a segurança, a conveniência e a confiança. Estes são fatores considerados decisivos para comprar pela Internet, e, por isso, não foi devido ao contexto pandémico que estes consumidores compraram pela primeira vez ou compraram em maior frequência e valor.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-27
2023-11-27T00:00:00Z
2024-01-29T14:42:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/24797
TID:203486420
url http://hdl.handle.net/10400.22/24797
identifier_str_mv TID:203486420
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137075461619712