Estudo do desempenho e otimização aerodinâmica do planador Crossover
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Publication Date: | 2016 |
Format: | Master thesis |
Language: | por |
Source: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Download full: | http://hdl.handle.net/10400.6/7705 |
Summary: | Esta dissertação para o grau de mestre no curso de Engenharia Aeronáutica descreve um trabalho de investigação em parceria com a empresa EuroSportAircraft no estudo do desempenho e otimização aerodinâmica do planador Crossover. Este documento contém informação sobre o desempenho e algumas soluções alternativas por forma a otimizar este moto-planador. O objetivo é melhorar a performance aerodinâmica e ir ao encontro de alguns requisitos impostos pelo fabricante, isto porque queremos que o moto-planador se adapte à legislação em vigor na Europa determinada pela EASA. As normas a ter em conta são a “Light Sport Aeroplanes, CS-LSA” e a “CS-22” para planadores e moto-planadores. Por forma a ir ao encontro dos objetivos utilizei ferramentas como o xflr5 e o Ansys v16 para realizar diferentes simulações aerodinâmicas e comparar resultados. Numa primeira fase estudei ao pormenor o xflr5 e implementei um modelo do Crossover, analisei a asa e o avião completo considerando o perfil HQ 17/14.38. Numa segunda fase utilizei uma ferramenta mais completa de CFD e também o xflr5 no estudo de perfis de alta sustentação que possam servir como alternativa ao atual. Aqui encontrei um novo perfil e introduzi-o na asa do Crossover, anteriormente definida, para posteriormente analisar esta nova configuração. Para contornar o problema encontrado na velocidade de perda sugiro a analiso também uma nova asa, onde alterei a forma em planta inicial e utilizo o perfil HQ 17/14.38 Por último desenhei no SolidWorks em 2D um sistema de flapes com fenda para o perfil atual da asa, com vista a melhorar a velocidade de perda do Crossover. Com este estudo pretende-se determinar as curvas polares do moto-planador e analisar as suas implicações no projeto. Este documento é o resultado de um trabalho sério levado a cabo durante 1 ano para otimizar o Crossover. Estes resultados não têm validação prática e apenas podemos comparar os diferentes resultados consoante o método utilizado e assim termos suporte para melhor validar as soluções aqui presentes. |
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Estudo do desempenho e otimização aerodinâmica do planador CrossoverAnsysCfdCrossoverFlapeMoto-PlanadorNormasOtimizaçãoPerfil AlarRazão de PlaneioVelocidade de PerdaXflr5Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia AeronáuticaEsta dissertação para o grau de mestre no curso de Engenharia Aeronáutica descreve um trabalho de investigação em parceria com a empresa EuroSportAircraft no estudo do desempenho e otimização aerodinâmica do planador Crossover. Este documento contém informação sobre o desempenho e algumas soluções alternativas por forma a otimizar este moto-planador. O objetivo é melhorar a performance aerodinâmica e ir ao encontro de alguns requisitos impostos pelo fabricante, isto porque queremos que o moto-planador se adapte à legislação em vigor na Europa determinada pela EASA. As normas a ter em conta são a “Light Sport Aeroplanes, CS-LSA” e a “CS-22” para planadores e moto-planadores. Por forma a ir ao encontro dos objetivos utilizei ferramentas como o xflr5 e o Ansys v16 para realizar diferentes simulações aerodinâmicas e comparar resultados. Numa primeira fase estudei ao pormenor o xflr5 e implementei um modelo do Crossover, analisei a asa e o avião completo considerando o perfil HQ 17/14.38. Numa segunda fase utilizei uma ferramenta mais completa de CFD e também o xflr5 no estudo de perfis de alta sustentação que possam servir como alternativa ao atual. Aqui encontrei um novo perfil e introduzi-o na asa do Crossover, anteriormente definida, para posteriormente analisar esta nova configuração. Para contornar o problema encontrado na velocidade de perda sugiro a analiso também uma nova asa, onde alterei a forma em planta inicial e utilizo o perfil HQ 17/14.38 Por último desenhei no SolidWorks em 2D um sistema de flapes com fenda para o perfil atual da asa, com vista a melhorar a velocidade de perda do Crossover. Com este estudo pretende-se determinar as curvas polares do moto-planador e analisar as suas implicações no projeto. Este documento é o resultado de um trabalho sério levado a cabo durante 1 ano para otimizar o Crossover. Estes resultados não têm validação prática e apenas podemos comparar os diferentes resultados consoante o método utilizado e assim termos suporte para melhor validar as soluções aqui presentes.This master’s dissertation describes a research project in partnership with EuroSportAircraft company to study the performance and aerodynamic optimization of the glider Crossover, this document contains information on the performance and some current alternative solutions in order to optimize this moto glider. The goal is to improve aerodynamic performance and meet some requisites imposed by the manufacturer, this is because we want the glider to suits the legislation in Europe determined by EASA, the standards to take into account are the "Light Sport Aeroplanes, CS-LSA "and" CS 22 "for gliders and motor-gliders. In order to meet the goals, I used tools like xflr5 and Ansys v16 to perform different aerodynamic simulations and compare results. In the first phase I studied in detail the xflr5 and implemented a Crossover model to determine the associated polar, in a second phase used a more complete tool CFD and also xflr5 in the study of high-lift profile that can serve as an alternative to the current. Finally drew in SolidWorks 2D a slotted flap system to the current wing profile, to improve the Crossover stall speed, the CFD analyzes were performed on all Fluent v16. This document is the result of a serious work carried out for 1 year to optimize Crossover, these results do not have practical validation and can only compare the different results depending on the method used and thus terms support to better validate the present solutions.Gamboa, Pedro VieirauBibliorumVale, João André Almeida Carreira do2019-12-10T17:34:22Z2016-6-62016-07-122016-07-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/7705TID:202330567porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:47:16Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/7705Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:48:10.104627Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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