Estudo do desempenho e otimização aerodinâmica do planador Crossover

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Main Author: Vale, João André Almeida Carreira do
Publication Date: 2016
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/10400.6/7705
Summary: Esta dissertação para o grau de mestre no curso de Engenharia Aeronáutica descreve um trabalho de investigação em parceria com a empresa EuroSportAircraft no estudo do desempenho e otimização aerodinâmica do planador Crossover. Este documento contém informação sobre o desempenho e algumas soluções alternativas por forma a otimizar este moto-planador. O objetivo é melhorar a performance aerodinâmica e ir ao encontro de alguns requisitos impostos pelo fabricante, isto porque queremos que o moto-planador se adapte à legislação em vigor na Europa determinada pela EASA. As normas a ter em conta são a “Light Sport Aeroplanes, CS-LSA” e a “CS-22” para planadores e moto-planadores. Por forma a ir ao encontro dos objetivos utilizei ferramentas como o xflr5 e o Ansys v16 para realizar diferentes simulações aerodinâmicas e comparar resultados. Numa primeira fase estudei ao pormenor o xflr5 e implementei um modelo do Crossover, analisei a asa e o avião completo considerando o perfil HQ 17/14.38. Numa segunda fase utilizei uma ferramenta mais completa de CFD e também o xflr5 no estudo de perfis de alta sustentação que possam servir como alternativa ao atual. Aqui encontrei um novo perfil e introduzi-o na asa do Crossover, anteriormente definida, para posteriormente analisar esta nova configuração. Para contornar o problema encontrado na velocidade de perda sugiro a analiso também uma nova asa, onde alterei a forma em planta inicial e utilizo o perfil HQ 17/14.38 Por último desenhei no SolidWorks em 2D um sistema de flapes com fenda para o perfil atual da asa, com vista a melhorar a velocidade de perda do Crossover. Com este estudo pretende-se determinar as curvas polares do moto-planador e analisar as suas implicações no projeto. Este documento é o resultado de um trabalho sério levado a cabo durante 1 ano para otimizar o Crossover. Estes resultados não têm validação prática e apenas podemos comparar os diferentes resultados consoante o método utilizado e assim termos suporte para melhor validar as soluções aqui presentes.
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