Os novos desafios da comunicação na sustentabilidade e na responsabilidade social interna das organizações
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/7739 |
Resumo: | Artigo baseado na comunicação proferida no VI Conferência em Investigação e Intervenção em RH: Desafios para a Gestão de Recursos Humanos no séc. XXI: tendências, estratégias e práticas, realizado na Escola Superior de Ciências Empresariais, Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal, 18-19 de fevereiro de 2016 |
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Os novos desafios da comunicação na sustentabilidade e na responsabilidade social interna das organizaçõesResponsabilidade socialSustentabilidade ambientalComunicação organizacionalStakeholdersArtigo baseado na comunicação proferida no VI Conferência em Investigação e Intervenção em RH: Desafios para a Gestão de Recursos Humanos no séc. XXI: tendências, estratégias e práticas, realizado na Escola Superior de Ciências Empresariais, Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal, 18-19 de fevereiro de 2016Atualmente, regista-se uma maior consciência a nível económico, social e ambiental, através das práticas de Sustentabilidade e Responsabilidade Social das Empresas (RSE). Procurando excelência, adotam comportamentos coerentes e transparentes na criação de valor, para si e para com todos aqueles com quem se relacionam. Consequentemente, a comunicação assume um papel importante nesta relação, uma vez que potencia vantagens competitivas, às organizações que fomentem aquelas práticas, melhorando o seu posicionamento, imagem e reputação (Orlitzky et al., 2003). No entanto, as organizações de hoje, não têm garantias que os seus stakeholders, recebam, aceitem ou percecionem os seus atos comunicativos de acordo com o esperado. Têm de ter em conta os aspetos relacionais, os contextos, as condicionantes internas e externas, bem como a complexidade de todo o processo comunicativo. Kunsch (2014) propõe uma reflexão sobre a comunicação nas organizações no sentido mais amplo lançando o repto de que se analise o papel das organizações no contexto da sociedade actual, nas suas transformações, implicações e novas exigências. Através da comunicação daquelas práticas nos diferentes stakeholders o impacto é grande. Por sua vez, a boa imagem criada através da RSE e Ambiental permite uma melhor gestão em caso de crise, uma vez que a sociedade poderá aguardar por explicações antes de julgar, enquanto os colaboradores orgulhar-se-ão da empresa, empenhando-se mais e transmitindo uma imagem positiva para o exterior (Carlesso e Riffel, 2012; Leite e Rebelo,2010). Por sua vez, os colaboradores devem ser mobilizados, pois espera-se que valorizem e atuem como embaixadores da organização (APCE, 2011). Seguindo as recomendações da literatura da especialidade, o presente estudo tem como principal objetivo efetuar uma reflexão teórica sobre a importância crescente que a comunicação das políticas de RSE e Sustentabilidade assume para a dinâmica e eficácia empresarial, assumindo-se que as organizações devem informar e integrar uma política de diálogo e transparência, para que o tema seja absorvido por todos, ao mesmo tempo que contribui para um aumento da sua credibilidade organizacional.RCIPLMarujo, Nelson António Martins GonçalvesMiranda, Sandra2017-12-20T11:26:33Z2016-012016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/7739porMARUJO, Nelson; MIRANDA, Sandra - Os novos desafios da comunicação na sustentabilidade e na responsabilidade social interna das organizações. “Atas da Conferência Investigação e Intervenção em Recursos Humanos”. [S.l.]. ISSN 2183-2455. n. 6 (jan. 2016)2183-2455https://doi.org/10.26537/iirh.v0i6.2277info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:54:17Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/7739Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:16:38.786743Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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