A inclusão de uma criança com TEA numa turma em que é implementado o modelo pedagógico MEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Inês dos Santos Corrêa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/15772
Resumo: Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_ac3282ce7ebbe8a663249062701ed417
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15772
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A inclusão de uma criança com TEA numa turma em que é implementado o modelo pedagógico MEMAprendizagem cooperativaTranstorno do espectro do autismoMovimento da Escola ModernaInclusãoCooperative learningAutism spectrum disorderModern school movementInclusionRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório realizou-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, integrada no plano de estudos do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e da Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Consiste na análise e reflexão do estudo “A inclusão de uma criança com TEA numa turma em que é implementado o modelo pedagógico MEM”, que decorreu na observação e intervenção pedagógica, com uma turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico, a qual englobava três anos de escolaridade. Deste modo, o principal objetivo associado ao estudo “Compreender como é que a inclusão acontece numa turma que se rege pelo modelo pedagógico MEM”, engloba três questões de investigação: (i) Como é que é regulada a aprendizagem dos alunos?; (ii) Como é que os docentes e colegas percecionam o processo de inclusão?; e (iii) Quais os contributos do modelo pedagógico MEM no processo de inclusão? No decorrer da investigação, optou-se por recolher dados através de entrevistas semiestruturadas, observação participante e análise documental, sendo um estudo de natureza qualitativa, na modalidade de estudo de caso. A análise de dados foi suportada por um conjunto de categorias associadas ao quadro teórico cruzadas com categorias emergentes dos próprios dados. Os resultados obtidos neste estudo, revelam que o modelo pedagógico do Movimento Escola Moderna, evidencia princípios inerentes que são também os mesmos que estão associados ao processo de inclusão. Desta forma, é possível perceber que a inclusão do aluno com TEA, numa turma que se rege pelo modelo pedagógico MEM é conseguida através da cooperação, comunicação e participação democrática.ABSTRACT This report was carried out within the scope of the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice II, integrated in the study plan of the 2nd year of the Master degree in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and of Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Basic Education Cycle. It consists of the analysis and reflection of the study “The inclusion of a child with ASD in a class in which the MEM pedagogical model is implemented”, which took place in the observation and pedagogical intervention, with a class of the 1st Cycle of Basic Education, which included three years of schooling. Thus, the main objective associated with the study “Understanding how inclusion happens in a class that is governed by the MEM pedagogical model”, encompasses three research questions: (i) How is student learning regulated?; (ii) How do teachers and colleagues perceive the inclusion process?; and (iii) What are the contributions of the MEM pedagogical model in the inclusion process? During the investigation, it was decided to collect data through semi-structured interviews, participant observation and document analysis, being the study of a qualitative nature. Data analysis was supported by a set of categories associated with the theoretical framework crossed with categories emerging from the data themselves. The results obtained in this study reveal that the pedagogical model of the Modern School Movement shows inherent principles that are also the same as those associated with the inclusion process. In this way, it is possible to perceive that the inclusion of the student with ASD, in a class that is governed by the MEM pedagogical model is achieved through cooperation, communication and democratic participation.Guerreiro, Helena GilRCIPLMendes, Inês dos Santos Corrêa2023-03-08T11:06:10Z2022-07-152022-07-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15772TID:203195469porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:41Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15772Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:23.265606Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A inclusão de uma criança com TEA numa turma em que é implementado o modelo pedagógico MEM
title A inclusão de uma criança com TEA numa turma em que é implementado o modelo pedagógico MEM
spellingShingle A inclusão de uma criança com TEA numa turma em que é implementado o modelo pedagógico MEM
Mendes, Inês dos Santos Corrêa
Aprendizagem cooperativa
Transtorno do espectro do autismo
Movimento da Escola Moderna
Inclusão
Cooperative learning
Autism spectrum disorder
Modern school movement
Inclusion
title_short A inclusão de uma criança com TEA numa turma em que é implementado o modelo pedagógico MEM
title_full A inclusão de uma criança com TEA numa turma em que é implementado o modelo pedagógico MEM
title_fullStr A inclusão de uma criança com TEA numa turma em que é implementado o modelo pedagógico MEM
title_full_unstemmed A inclusão de uma criança com TEA numa turma em que é implementado o modelo pedagógico MEM
title_sort A inclusão de uma criança com TEA numa turma em que é implementado o modelo pedagógico MEM
author Mendes, Inês dos Santos Corrêa
author_facet Mendes, Inês dos Santos Corrêa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guerreiro, Helena Gil
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Inês dos Santos Corrêa
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem cooperativa
Transtorno do espectro do autismo
Movimento da Escola Moderna
Inclusão
Cooperative learning
Autism spectrum disorder
Modern school movement
Inclusion
topic Aprendizagem cooperativa
Transtorno do espectro do autismo
Movimento da Escola Moderna
Inclusão
Cooperative learning
Autism spectrum disorder
Modern school movement
Inclusion
description Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-15
2022-07-15T00:00:00Z
2023-03-08T11:06:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/15772
TID:203195469
url http://hdl.handle.net/10400.21/15772
identifier_str_mv TID:203195469
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133506709749760