Cidadania digital em aula de língua estrangeira com ênfase na dimensão intercultural
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/42784 |
Resumo: | Devido à pandemia (Covid-19), observou-se um aumento do número de utilizadores nas plataformas digitais. Da mesma forma, a tecnologia está presente no quotidiano dos jovens, portanto, é crucial abordar o tema da cidadania digital com os mesmos, de maneira que estes façam um uso responsável e saudável da tecnologia. O presente estudo defende que a sala de aula de língua estrangeira constitui um espaço privilegiado para a promoção da cidadania digital. Por conseguinte, a questão de investigação formulada é como pode a cidadania digital ser desenvolvida em articulação com a dimensão intercultural na aula de língua inglesa no ensino secundário, a nível dos conhecimentos, atitudes e opiniões dos alunos? Com a intenção de dar resposta a essa questão, foi implementado no contexto da Prática de Ensino Supervisionada integrada no Mestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, na Especialidade de Francês, um projeto didático com uma turma do 11.º ano de escolaridade, numa escola do distrito de Aveiro. O projeto didático foi constituído por cinco sessões desenvolvidas na aula de Inglês, num total de 450 minutos. Por meio da análise de conteúdo realizada aos dados recolhidos, verificou-se que determinados participantes possuíam alguns conhecimentos pré-adquiridos acerca do conceito de cidadão digital e dos direitos e responsabilidades do mesmo. Contudo, ao ser explorada a dimensão intercultural, concluiu-se que os participantes aparentaram demonstrar nas suas respostas falta de empatia e responsabilidade perante o Outro. Para além disso, apesar de estarem conscientes dos seus direitos e responsabilidades, em certas respostas foi evidente algum preconceito relativamente à cultura gastronómica de alguns países. Confirma-se, portanto, a importância de abordar a cidadania digital em contexto educativo, nomeadamente na sua relação com a dimensão intercultural, de forma que se consiga construir cidadãos digitais responsáveis, que respeitem e compreendam a diversidade cultural online. |
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Devido à pandemia (Covid-19), observou-se um aumento do número de utilizadores nas plataformas digitais. Da mesma forma, a tecnologia está presente no quotidiano dos jovens, portanto, é crucial abordar o tema da cidadania digital com os mesmos, de maneira que estes façam um uso responsável e saudável da tecnologia. O presente estudo defende que a sala de aula de língua estrangeira constitui um espaço privilegiado para a promoção da cidadania digital. Por conseguinte, a questão de investigação formulada é como pode a cidadania digital ser desenvolvida em articulação com a dimensão intercultural na aula de língua inglesa no ensino secundário, a nível dos conhecimentos, atitudes e opiniões dos alunos? Com a intenção de dar resposta a essa questão, foi implementado no contexto da Prática de Ensino Supervisionada integrada no Mestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, na Especialidade de Francês, um projeto didático com uma turma do 11.º ano de escolaridade, numa escola do distrito de Aveiro. O projeto didático foi constituído por cinco sessões desenvolvidas na aula de Inglês, num total de 450 minutos. Por meio da análise de conteúdo realizada aos dados recolhidos, verificou-se que determinados participantes possuíam alguns conhecimentos pré-adquiridos acerca do conceito de cidadão digital e dos direitos e responsabilidades do mesmo. Contudo, ao ser explorada a dimensão intercultural, concluiu-se que os participantes aparentaram demonstrar nas suas respostas falta de empatia e responsabilidade perante o Outro. Para além disso, apesar de estarem conscientes dos seus direitos e responsabilidades, em certas respostas foi evidente algum preconceito relativamente à cultura gastronómica de alguns países. Confirma-se, portanto, a importância de abordar a cidadania digital em contexto educativo, nomeadamente na sua relação com a dimensão intercultural, de forma que se consiga construir cidadãos digitais responsáveis, que respeitem e compreendam a diversidade cultural online. |
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