Retenção de talento no setor hoteleiro: um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Débora Eduarda Ferreira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/14462
Resumo: O setor da hotelaria continua a assumir um papel de destaque na economia portuguesa. Porém, sendo também um setor responsável por uma grande parte da empregabilidade do país, é um setor que necessita de rever as suas práticas de gestão de recursos humanos principalmente ao nível da retenção de talento, fator que se vê afetado pelos altos níveis de rotatividade. Neste sentido, a presente investigação tem como objetivo caracterizar a retenção de talento nas unidades hoteleiras. De forma a concretizar este objetivo, a investigação debruçou-se sobre a revisão de literatura aliada à metodologia qualitativa, com recurso ao estudo exploratório recorrendo a entrevistas semiestruturadas. No total, foram realizadas 10 entrevistas a colaboradores do setor hoteleiro com, pelo menos, 5 anos de permanência na organização. Os resultados obtidos sugerem que as questões profissionais são as grandes responsáveis pela retenção de colaboradores seguindo-se, da principal questão pessoal que está relacionada com o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Outro dos resultados relevantes deste estudo é que foi possível compreender a relação existente entre retenção de talento e satisfação laboral, compromisso organizacional, liderança e ambiente de trabalho. Todos estes fatores assumem parte integrante daquela que deve ser a estratégia das organizações pois, determinam a permanência dos colaboradores nas organizações. Assim, estes resultados fomentam a necessidade de implementar estratégicas de retenção a partir do momento da atração de talento, tornando-se também essenciais, todas as outras práticas de gestão de recursos humanos que possam estar associadas. No final da dissertação são apresentados e discutidos os principais resultados obtidos e, ainda, apresentadas as principais conclusões deste estudo. Palavras-chave: retenção de talento, turnover, práticas de gestão de recursos humanos, satisfação laboral, ambiente de trabalho, liderança, compromisso organizacional
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spelling Retenção de talento no setor hoteleiro: um estudo exploratórioMESTRADO EM GESTÃOGESTÃOGESTÃO DE RECURSOS HUMANOSROTATIVIDADE DE PESSOALSATISFAÇÃO PROFISSIONALAMBIENTE DE TRABALHOLIDERANÇACOMPROMISSO ORGANIZACIONALMANAGEMENTHUMAN RESOURCES MANAGEMENTSTAFF TURNOVERPROFESSIONAL SATISFACTIONWORK ENVIRONMENTLEADERSHIPORGANIZATIONAL COMMITMENTO setor da hotelaria continua a assumir um papel de destaque na economia portuguesa. Porém, sendo também um setor responsável por uma grande parte da empregabilidade do país, é um setor que necessita de rever as suas práticas de gestão de recursos humanos principalmente ao nível da retenção de talento, fator que se vê afetado pelos altos níveis de rotatividade. Neste sentido, a presente investigação tem como objetivo caracterizar a retenção de talento nas unidades hoteleiras. De forma a concretizar este objetivo, a investigação debruçou-se sobre a revisão de literatura aliada à metodologia qualitativa, com recurso ao estudo exploratório recorrendo a entrevistas semiestruturadas. No total, foram realizadas 10 entrevistas a colaboradores do setor hoteleiro com, pelo menos, 5 anos de permanência na organização. Os resultados obtidos sugerem que as questões profissionais são as grandes responsáveis pela retenção de colaboradores seguindo-se, da principal questão pessoal que está relacionada com o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Outro dos resultados relevantes deste estudo é que foi possível compreender a relação existente entre retenção de talento e satisfação laboral, compromisso organizacional, liderança e ambiente de trabalho. Todos estes fatores assumem parte integrante daquela que deve ser a estratégia das organizações pois, determinam a permanência dos colaboradores nas organizações. Assim, estes resultados fomentam a necessidade de implementar estratégicas de retenção a partir do momento da atração de talento, tornando-se também essenciais, todas as outras práticas de gestão de recursos humanos que possam estar associadas. No final da dissertação são apresentados e discutidos os principais resultados obtidos e, ainda, apresentadas as principais conclusões deste estudo. Palavras-chave: retenção de talento, turnover, práticas de gestão de recursos humanos, satisfação laboral, ambiente de trabalho, liderança, compromisso organizacionalThe hospitality sector continues to play a prominent role in the Portuguese economy. However, being a sector responsible for a significant portion of the country's employment, it is an industry that needs to review its human resource management practices, particularly in terms of talent retention, a factor that is impacted by high turnover rates. In this context, the present research aims to characterize talent retention in hotel establishments. To achieve this objective, the research focused on a literature review combined with qualitative methodology, using exploratory study through semi-structured interviews. In total, 10 interviews were conducted with employees in the hotel sector who had been with the organization for at least 5 years. The obtained results suggest that professional factors play a major role in employee retention, followed by the primary personal factor related to the work-life balance. Another relevant finding of this study is the understanding of the relationship between talent retention and job satisfaction, organizational commitment, leadership, and work environment. All these factors are integral to what should be the organizational strategy, as they determine employee tenure within the organization. Thus, these results emphasize the need to implement retention strategies from the moment of talent attraction. They also highlight the essential nature of other human resource management practices that may be associated. At the end of the dissertation, the main results obtained are presented and discussed, along with the key conclusions of this study. Key words: talent retention, turnover, human resource management practices, job satisfaction, work environment, leadership, organizational commitment2024-01-24T19:41:00Z2023-01-01T00:00:00Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/14462TID:203480104porBorges, Débora Eduarda Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-26T01:31:30Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/14462Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:57:08.350224Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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description O setor da hotelaria continua a assumir um papel de destaque na economia portuguesa. Porém, sendo também um setor responsável por uma grande parte da empregabilidade do país, é um setor que necessita de rever as suas práticas de gestão de recursos humanos principalmente ao nível da retenção de talento, fator que se vê afetado pelos altos níveis de rotatividade. Neste sentido, a presente investigação tem como objetivo caracterizar a retenção de talento nas unidades hoteleiras. De forma a concretizar este objetivo, a investigação debruçou-se sobre a revisão de literatura aliada à metodologia qualitativa, com recurso ao estudo exploratório recorrendo a entrevistas semiestruturadas. No total, foram realizadas 10 entrevistas a colaboradores do setor hoteleiro com, pelo menos, 5 anos de permanência na organização. Os resultados obtidos sugerem que as questões profissionais são as grandes responsáveis pela retenção de colaboradores seguindo-se, da principal questão pessoal que está relacionada com o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Outro dos resultados relevantes deste estudo é que foi possível compreender a relação existente entre retenção de talento e satisfação laboral, compromisso organizacional, liderança e ambiente de trabalho. Todos estes fatores assumem parte integrante daquela que deve ser a estratégia das organizações pois, determinam a permanência dos colaboradores nas organizações. Assim, estes resultados fomentam a necessidade de implementar estratégicas de retenção a partir do momento da atração de talento, tornando-se também essenciais, todas as outras práticas de gestão de recursos humanos que possam estar associadas. No final da dissertação são apresentados e discutidos os principais resultados obtidos e, ainda, apresentadas as principais conclusões deste estudo. Palavras-chave: retenção de talento, turnover, práticas de gestão de recursos humanos, satisfação laboral, ambiente de trabalho, liderança, compromisso organizacional
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