Destinos turísticos promotores de estilos de vida saudáveis: uma oportunidade pós-covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conceição, Susana Cristina Viegas da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/15219
Resumo: Nos estudos do turismo, a pandemia do novo coronavírus (COVID-19) incitou a um conjunto de reflexões acerca da competitividade e sustentabilidade desta indústria. Socialmente gerou-se um aumento da consciência global em torno da valorização da saúde, causando alterações nos padrões de consumo e acentuando a preferência por estilos de vida mais saudáveis. Esta dissertação sugere uma fusão entre o turismo, o marketing e a saúde pública, procurando aprofundar e desenvolver uma compreensão acerca do conceito - destinos turísticos promotores de estilos de vida saudáveis (DT-EVS) - abordado anteriormente por Novelli, Schmitz, & Spencer (2006) e pouco explorado na literatura. Nesta investigação o conceito DT-EVS é relacionado com os destinos turísticos, o marketing turístico e o impacto da pandemia COVID-19 no turismo. Especificamente culmina com a criação de um modelo representativo dos seus elementos caracterizadores e com uma compreensão da sua aplicabilidade no contexto real de um destino. Para tal foi realizado um estudo de caso no destino S. Brás de Alportel (Algarve, Portugal) cujo objetivo consistiu em identificar se o destino tinha condições, no âmbito da oferta turística, para se afirmar um DT-EVS e se essa poderia ser uma mais valia na sua estratégia de marketing turístico. Recorreu-se a uma metodologia qualitativa - entrevistas semi-estruturadas realizadas a intervenientes do setor público e privado. Os dados foram posteriormente analisados com recurso ao software MAXQDA 2020®. Concluiu-se que DT-EVS é uma forma de reinventar o turismo de bem-estar, ao oferecer uma abordagem mais complementar. Trata-se de um cluster e de uma experiência turística que conjuga várias ofertas entre a natureza, a gastronomia, o exercício físico, o relaxamento e a cultura, num ambiente propício ao desenvolvimento de estilos de vida saudáveis; e que procura ser ajustada ao novo consumidor e proporcionar-lhe um bem-estar a longo prazo fruto de um crescimento pessoal aquando da experiência. O destino em estudo apresentou condições para se afirmar um DT-EVS, embora necessitasse de atender a alguns elementos em falta, a sua implementação na estratégia de marketing turístico poderá ser uma forma de melhorar a gestão e marketing do destino, de potenciar os seus atuais recursos e atrativos, e de garantir os maiores benefícios para todos.
id RCAP_ac5eadd811f1a667fe2285b19808cd71
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/15219
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Destinos turísticos promotores de estilos de vida saudáveis: uma oportunidade pós-covid-19Destino turísticoMarketing turísticoEstilos de vida saudáveisCompetitividadeSustentabilidadeTurismoSaúde públicaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisNos estudos do turismo, a pandemia do novo coronavírus (COVID-19) incitou a um conjunto de reflexões acerca da competitividade e sustentabilidade desta indústria. Socialmente gerou-se um aumento da consciência global em torno da valorização da saúde, causando alterações nos padrões de consumo e acentuando a preferência por estilos de vida mais saudáveis. Esta dissertação sugere uma fusão entre o turismo, o marketing e a saúde pública, procurando aprofundar e desenvolver uma compreensão acerca do conceito - destinos turísticos promotores de estilos de vida saudáveis (DT-EVS) - abordado anteriormente por Novelli, Schmitz, & Spencer (2006) e pouco explorado na literatura. Nesta investigação o conceito DT-EVS é relacionado com os destinos turísticos, o marketing turístico e o impacto da pandemia COVID-19 no turismo. Especificamente culmina com a criação de um modelo representativo dos seus elementos caracterizadores e com uma compreensão da sua aplicabilidade no contexto real de um destino. Para tal foi realizado um estudo de caso no destino S. Brás de Alportel (Algarve, Portugal) cujo objetivo consistiu em identificar se o destino tinha condições, no âmbito da oferta turística, para se afirmar um DT-EVS e se essa poderia ser uma mais valia na sua estratégia de marketing turístico. Recorreu-se a uma metodologia qualitativa - entrevistas semi-estruturadas realizadas a intervenientes do setor público e privado. Os dados foram posteriormente analisados com recurso ao software MAXQDA 2020®. Concluiu-se que DT-EVS é uma forma de reinventar o turismo de bem-estar, ao oferecer uma abordagem mais complementar. Trata-se de um cluster e de uma experiência turística que conjuga várias ofertas entre a natureza, a gastronomia, o exercício físico, o relaxamento e a cultura, num ambiente propício ao desenvolvimento de estilos de vida saudáveis; e que procura ser ajustada ao novo consumidor e proporcionar-lhe um bem-estar a longo prazo fruto de um crescimento pessoal aquando da experiência. O destino em estudo apresentou condições para se afirmar um DT-EVS, embora necessitasse de atender a alguns elementos em falta, a sua implementação na estratégia de marketing turístico poderá ser uma forma de melhorar a gestão e marketing do destino, de potenciar os seus atuais recursos e atrativos, e de garantir os maiores benefícios para todos.In tourism studies, the pandemic of the new coronavirus (COVID-19) has contributed to a reflection combining the competitiveness and sustainability of this industry. Socially, has generated increased social awareness around the value of health, causing changes in consumption patterns and highlighting the preference for healthier lifestyles. This dissertation suggests a fusion between tourism, marketing and public health, seeking to deepen and develop an understanding about the concept - Healthy lifestyle tourism cluster (HLTC) - previously addressed by Novelli, Schmitz, & Spencer (2006) and scarcely explored in the literature. In this investigation, the HLTC concept is related to tourist destinations, tourism marketing and the impact of the pandemic COVID-19 on tourism. Specifically, it culminates in the creation of a representative model of its characterizing elements and an understanding of its applicability in the real context of a destination. To this end, a case study was carried out at the destination S. Brás de Alportel (Algarve, Portugal) whose objective was to identify if the destination had conditions, within the scope of the tourism offer, to affirm a HLTC and if this could be an added value in its tourism marketing strategy. A qualitative methodology was used - semi-structured interviews conducted with public and private sector stakeholders. The data were subsequently analyzed using the MAXQDA 2020® software. It has been concluded that HLTC is a way to reinvent wellness tourism, as it offers a more complementary approach. It is a cluster and a tourist experience that combines several offerings based on nature, gastronomy, physical exercise, relaxation and culture, in an environment conducive to the development of healthy lifestyles; and that seeks to be adjusted to the new consumer and provide him or her with long-term well-being as a result of personal growth during the experience. The destination under study presented conditions to be an HLTC, although it needed to attend to some missing elements, its implementation in the tourism marketing strategy could be a way to promote a better management and marketing of the destination, to enhance its current resources and attractions, and to guarantee the greatest benefits for all.Torkington, Kathryn MaryAlmeida, ClaudiaSapientiaConceição, Susana Cristina Viegas da2021-03-11T11:32:39Z2020-12-172020-12-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/15219TID:202663191porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:27:37Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/15219Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:06:05.751549Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Destinos turísticos promotores de estilos de vida saudáveis: uma oportunidade pós-covid-19
title Destinos turísticos promotores de estilos de vida saudáveis: uma oportunidade pós-covid-19
spellingShingle Destinos turísticos promotores de estilos de vida saudáveis: uma oportunidade pós-covid-19
Conceição, Susana Cristina Viegas da
Destino turístico
Marketing turístico
Estilos de vida saudáveis
Competitividade
Sustentabilidade
Turismo
Saúde pública
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short Destinos turísticos promotores de estilos de vida saudáveis: uma oportunidade pós-covid-19
title_full Destinos turísticos promotores de estilos de vida saudáveis: uma oportunidade pós-covid-19
title_fullStr Destinos turísticos promotores de estilos de vida saudáveis: uma oportunidade pós-covid-19
title_full_unstemmed Destinos turísticos promotores de estilos de vida saudáveis: uma oportunidade pós-covid-19
title_sort Destinos turísticos promotores de estilos de vida saudáveis: uma oportunidade pós-covid-19
author Conceição, Susana Cristina Viegas da
author_facet Conceição, Susana Cristina Viegas da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Torkington, Kathryn Mary
Almeida, Claudia
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Conceição, Susana Cristina Viegas da
dc.subject.por.fl_str_mv Destino turístico
Marketing turístico
Estilos de vida saudáveis
Competitividade
Sustentabilidade
Turismo
Saúde pública
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Destino turístico
Marketing turístico
Estilos de vida saudáveis
Competitividade
Sustentabilidade
Turismo
Saúde pública
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description Nos estudos do turismo, a pandemia do novo coronavírus (COVID-19) incitou a um conjunto de reflexões acerca da competitividade e sustentabilidade desta indústria. Socialmente gerou-se um aumento da consciência global em torno da valorização da saúde, causando alterações nos padrões de consumo e acentuando a preferência por estilos de vida mais saudáveis. Esta dissertação sugere uma fusão entre o turismo, o marketing e a saúde pública, procurando aprofundar e desenvolver uma compreensão acerca do conceito - destinos turísticos promotores de estilos de vida saudáveis (DT-EVS) - abordado anteriormente por Novelli, Schmitz, & Spencer (2006) e pouco explorado na literatura. Nesta investigação o conceito DT-EVS é relacionado com os destinos turísticos, o marketing turístico e o impacto da pandemia COVID-19 no turismo. Especificamente culmina com a criação de um modelo representativo dos seus elementos caracterizadores e com uma compreensão da sua aplicabilidade no contexto real de um destino. Para tal foi realizado um estudo de caso no destino S. Brás de Alportel (Algarve, Portugal) cujo objetivo consistiu em identificar se o destino tinha condições, no âmbito da oferta turística, para se afirmar um DT-EVS e se essa poderia ser uma mais valia na sua estratégia de marketing turístico. Recorreu-se a uma metodologia qualitativa - entrevistas semi-estruturadas realizadas a intervenientes do setor público e privado. Os dados foram posteriormente analisados com recurso ao software MAXQDA 2020®. Concluiu-se que DT-EVS é uma forma de reinventar o turismo de bem-estar, ao oferecer uma abordagem mais complementar. Trata-se de um cluster e de uma experiência turística que conjuga várias ofertas entre a natureza, a gastronomia, o exercício físico, o relaxamento e a cultura, num ambiente propício ao desenvolvimento de estilos de vida saudáveis; e que procura ser ajustada ao novo consumidor e proporcionar-lhe um bem-estar a longo prazo fruto de um crescimento pessoal aquando da experiência. O destino em estudo apresentou condições para se afirmar um DT-EVS, embora necessitasse de atender a alguns elementos em falta, a sua implementação na estratégia de marketing turístico poderá ser uma forma de melhorar a gestão e marketing do destino, de potenciar os seus atuais recursos e atrativos, e de garantir os maiores benefícios para todos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-17
2020-12-17T00:00:00Z
2021-03-11T11:32:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/15219
TID:202663191
url http://hdl.handle.net/10400.1/15219
identifier_str_mv TID:202663191
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133301738307584