A Implementação e Utilização de LMS no ensino das línguas no Ensino Superior: entre a Adaptação e a Inovação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Luís
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25746/ruiips.v10.i4.29098
Resumo: Inicialmente como resposta aos desafios colocados pela pandemia da Covid-19, mas, entretanto, já transformada em realidade estruturante de muitas Instituições de Ensino Superior, a tecnologia tem tido papel cada vez mais preponderante no ensino. Este estudo toma como seus sujeitos os professores de línguas da Universidade de Santiago, em Cabo Verde, procurando analisar a sua perceção sobre a implementação e a utilização da plataforma Moodle, para, no final, refletir sobre a real transformação operada em termos de modelo pedagógico. Os resultados apontam para crenças positivas e boa aceitação da plataforma Moodle, embora a sua utilização seja pouco diversificada, nomeadamente no que diz respeito a atividades para ensino e prática das línguas. Conclui-se que estamos ainda numa fase de transição entre uma adaptação de práticas pedagógicas tradicionais e uma verdadeira incorporação de um modelo pedagógico inovador, lançando questões sobre formas e modelos para essa transição.
id RCAP_ac6593b0d9b43dc36a3ef181121edcd3
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/29098
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Implementação e Utilização de LMS no ensino das línguas no Ensino Superior: entre a Adaptação e a InovaçãoA Implementação e Utilização de LMS no ensino das línguas no Ensino Superior: entre a Adaptação e a InovaçãoArtigosInicialmente como resposta aos desafios colocados pela pandemia da Covid-19, mas, entretanto, já transformada em realidade estruturante de muitas Instituições de Ensino Superior, a tecnologia tem tido papel cada vez mais preponderante no ensino. Este estudo toma como seus sujeitos os professores de línguas da Universidade de Santiago, em Cabo Verde, procurando analisar a sua perceção sobre a implementação e a utilização da plataforma Moodle, para, no final, refletir sobre a real transformação operada em termos de modelo pedagógico. Os resultados apontam para crenças positivas e boa aceitação da plataforma Moodle, embora a sua utilização seja pouco diversificada, nomeadamente no que diz respeito a atividades para ensino e prática das línguas. Conclui-se que estamos ainda numa fase de transição entre uma adaptação de práticas pedagógicas tradicionais e uma verdadeira incorporação de um modelo pedagógico inovador, lançando questões sobre formas e modelos para essa transição.Initially as a response to the challenges posed by the Covid-19 pandemic, but in the meantime, already transformed into a structuring reality of many Higher Education Institutions, technology has played an increasingly preponderant role in teaching. This study takes language teachers at the University of Santiago, in Cape Verde, as its subjects, seeking to analyze their perception of the implementation and use of the Moodle platform, in order to, in the end, reflect on the real transformation operated in terms of the pedagogical model used. The results point to positive beliefs and good acceptance of the Moodle platform, although its use is not very diversified, namely with regard to activities for language teaching and practice. It is concluded that we are still in a transition phase between an adaptation of traditional pedagogical practices and a true incorporation of an innovative teaching model, raising questions about forms and models for this transition.Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém2022-12-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25746/ruiips.v10.i4.29098por2182-9608Rodrigues, Luísinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-05T19:15:28Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/29098Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:29:27.629686Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Implementação e Utilização de LMS no ensino das línguas no Ensino Superior: entre a Adaptação e a Inovação
A Implementação e Utilização de LMS no ensino das línguas no Ensino Superior: entre a Adaptação e a Inovação
title A Implementação e Utilização de LMS no ensino das línguas no Ensino Superior: entre a Adaptação e a Inovação
spellingShingle A Implementação e Utilização de LMS no ensino das línguas no Ensino Superior: entre a Adaptação e a Inovação
Rodrigues, Luís
Artigos
title_short A Implementação e Utilização de LMS no ensino das línguas no Ensino Superior: entre a Adaptação e a Inovação
title_full A Implementação e Utilização de LMS no ensino das línguas no Ensino Superior: entre a Adaptação e a Inovação
title_fullStr A Implementação e Utilização de LMS no ensino das línguas no Ensino Superior: entre a Adaptação e a Inovação
title_full_unstemmed A Implementação e Utilização de LMS no ensino das línguas no Ensino Superior: entre a Adaptação e a Inovação
title_sort A Implementação e Utilização de LMS no ensino das línguas no Ensino Superior: entre a Adaptação e a Inovação
author Rodrigues, Luís
author_facet Rodrigues, Luís
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Luís
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Inicialmente como resposta aos desafios colocados pela pandemia da Covid-19, mas, entretanto, já transformada em realidade estruturante de muitas Instituições de Ensino Superior, a tecnologia tem tido papel cada vez mais preponderante no ensino. Este estudo toma como seus sujeitos os professores de línguas da Universidade de Santiago, em Cabo Verde, procurando analisar a sua perceção sobre a implementação e a utilização da plataforma Moodle, para, no final, refletir sobre a real transformação operada em termos de modelo pedagógico. Os resultados apontam para crenças positivas e boa aceitação da plataforma Moodle, embora a sua utilização seja pouco diversificada, nomeadamente no que diz respeito a atividades para ensino e prática das línguas. Conclui-se que estamos ainda numa fase de transição entre uma adaptação de práticas pedagógicas tradicionais e uma verdadeira incorporação de um modelo pedagógico inovador, lançando questões sobre formas e modelos para essa transição.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25746/ruiips.v10.i4.29098
url https://doi.org/10.25746/ruiips.v10.i4.29098
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-9608
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém
publisher.none.fl_str_mv Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130752270467072