A Implementação e Utilização de LMS no ensino das línguas no Ensino Superior: entre a Adaptação e a Inovação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25746/ruiips.v10.i4.29098 |
Resumo: | Inicialmente como resposta aos desafios colocados pela pandemia da Covid-19, mas, entretanto, já transformada em realidade estruturante de muitas Instituições de Ensino Superior, a tecnologia tem tido papel cada vez mais preponderante no ensino. Este estudo toma como seus sujeitos os professores de línguas da Universidade de Santiago, em Cabo Verde, procurando analisar a sua perceção sobre a implementação e a utilização da plataforma Moodle, para, no final, refletir sobre a real transformação operada em termos de modelo pedagógico. Os resultados apontam para crenças positivas e boa aceitação da plataforma Moodle, embora a sua utilização seja pouco diversificada, nomeadamente no que diz respeito a atividades para ensino e prática das línguas. Conclui-se que estamos ainda numa fase de transição entre uma adaptação de práticas pedagógicas tradicionais e uma verdadeira incorporação de um modelo pedagógico inovador, lançando questões sobre formas e modelos para essa transição. |
id |
RCAP_ac6593b0d9b43dc36a3ef181121edcd3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/29098 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Implementação e Utilização de LMS no ensino das línguas no Ensino Superior: entre a Adaptação e a InovaçãoA Implementação e Utilização de LMS no ensino das línguas no Ensino Superior: entre a Adaptação e a InovaçãoArtigosInicialmente como resposta aos desafios colocados pela pandemia da Covid-19, mas, entretanto, já transformada em realidade estruturante de muitas Instituições de Ensino Superior, a tecnologia tem tido papel cada vez mais preponderante no ensino. Este estudo toma como seus sujeitos os professores de línguas da Universidade de Santiago, em Cabo Verde, procurando analisar a sua perceção sobre a implementação e a utilização da plataforma Moodle, para, no final, refletir sobre a real transformação operada em termos de modelo pedagógico. Os resultados apontam para crenças positivas e boa aceitação da plataforma Moodle, embora a sua utilização seja pouco diversificada, nomeadamente no que diz respeito a atividades para ensino e prática das línguas. Conclui-se que estamos ainda numa fase de transição entre uma adaptação de práticas pedagógicas tradicionais e uma verdadeira incorporação de um modelo pedagógico inovador, lançando questões sobre formas e modelos para essa transição.Initially as a response to the challenges posed by the Covid-19 pandemic, but in the meantime, already transformed into a structuring reality of many Higher Education Institutions, technology has played an increasingly preponderant role in teaching. This study takes language teachers at the University of Santiago, in Cape Verde, as its subjects, seeking to analyze their perception of the implementation and use of the Moodle platform, in order to, in the end, reflect on the real transformation operated in terms of the pedagogical model used. The results point to positive beliefs and good acceptance of the Moodle platform, although its use is not very diversified, namely with regard to activities for language teaching and practice. It is concluded that we are still in a transition phase between an adaptation of traditional pedagogical practices and a true incorporation of an innovative teaching model, raising questions about forms and models for this transition.Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém2022-12-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25746/ruiips.v10.i4.29098por2182-9608Rodrigues, Luísinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-05T19:15:28Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/29098Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:29:27.629686Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Implementação e Utilização de LMS no ensino das línguas no Ensino Superior: entre a Adaptação e a Inovação A Implementação e Utilização de LMS no ensino das línguas no Ensino Superior: entre a Adaptação e a Inovação |
title |
A Implementação e Utilização de LMS no ensino das línguas no Ensino Superior: entre a Adaptação e a Inovação |
spellingShingle |
A Implementação e Utilização de LMS no ensino das línguas no Ensino Superior: entre a Adaptação e a Inovação Rodrigues, Luís Artigos |
title_short |
A Implementação e Utilização de LMS no ensino das línguas no Ensino Superior: entre a Adaptação e a Inovação |
title_full |
A Implementação e Utilização de LMS no ensino das línguas no Ensino Superior: entre a Adaptação e a Inovação |
title_fullStr |
A Implementação e Utilização de LMS no ensino das línguas no Ensino Superior: entre a Adaptação e a Inovação |
title_full_unstemmed |
A Implementação e Utilização de LMS no ensino das línguas no Ensino Superior: entre a Adaptação e a Inovação |
title_sort |
A Implementação e Utilização de LMS no ensino das línguas no Ensino Superior: entre a Adaptação e a Inovação |
author |
Rodrigues, Luís |
author_facet |
Rodrigues, Luís |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Luís |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
Inicialmente como resposta aos desafios colocados pela pandemia da Covid-19, mas, entretanto, já transformada em realidade estruturante de muitas Instituições de Ensino Superior, a tecnologia tem tido papel cada vez mais preponderante no ensino. Este estudo toma como seus sujeitos os professores de línguas da Universidade de Santiago, em Cabo Verde, procurando analisar a sua perceção sobre a implementação e a utilização da plataforma Moodle, para, no final, refletir sobre a real transformação operada em termos de modelo pedagógico. Os resultados apontam para crenças positivas e boa aceitação da plataforma Moodle, embora a sua utilização seja pouco diversificada, nomeadamente no que diz respeito a atividades para ensino e prática das línguas. Conclui-se que estamos ainda numa fase de transição entre uma adaptação de práticas pedagógicas tradicionais e uma verdadeira incorporação de um modelo pedagógico inovador, lançando questões sobre formas e modelos para essa transição. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25746/ruiips.v10.i4.29098 |
url |
https://doi.org/10.25746/ruiips.v10.i4.29098 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2182-9608 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130752270467072 |