Implementação de novas práticas pedagógicas no Ensino Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Ana
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Delgado, Fernanda, Afonso, Paulo, Cruchinho, Alexandra, Pereira, Paula, Sapeta, Paula, Ramos, George
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/rpe.2986
Resumo: A implementação de paradigmas no Ensino Superior resultantes da introdução do Processo de Bolonha abre portas para a renovação. A qualidade passa pela revisão dos curricula, pela reorganização dos processos de ensino-aprendizagem, pela estruturação das unidades curriculares e cursos, pela qualificação e formação de docentes, pelo sucesso e resultados escolares, pela avaliação das competências atingidas e pela confiança social no Ensino Superior. Em 2010, foi delineado o Projeto "Construção da Aprendizagem" (ConstAp) com o objetivo principal de motivar as mudanças, nomeadamente ao nível das metodologias adotadas e da implementação do trabalho autónomo, para garantir uma carga de trabalho do estudante contínua ao longo do semestre. A questão central é a melhoria da qualidade no ensino ministrado. Este artigo analisa a execução do projeto implementado no IPCB, desde o ano letivo 2009/10, no âmbito do Processo de Bolonha, contextualizando os seus objetivos, implementação e condicionantes. Palavras-chave ConstAp; ECTS; Ensino-aprendizagem; Trabalho autónomo
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spelling Implementação de novas práticas pedagógicas no Ensino SuperiorIMPlEMENTACIÓN DE NUEVAS PRÁCTICAS PEDAGÓGICAS EN LA EDUCACIÓN SUPERIORImplementação de novas práticas pedagógicas no Ensino SuperiorArtigosA implementação de paradigmas no Ensino Superior resultantes da introdução do Processo de Bolonha abre portas para a renovação. A qualidade passa pela revisão dos curricula, pela reorganização dos processos de ensino-aprendizagem, pela estruturação das unidades curriculares e cursos, pela qualificação e formação de docentes, pelo sucesso e resultados escolares, pela avaliação das competências atingidas e pela confiança social no Ensino Superior. Em 2010, foi delineado o Projeto "Construção da Aprendizagem" (ConstAp) com o objetivo principal de motivar as mudanças, nomeadamente ao nível das metodologias adotadas e da implementação do trabalho autónomo, para garantir uma carga de trabalho do estudante contínua ao longo do semestre. A questão central é a melhoria da qualidade no ensino ministrado. Este artigo analisa a execução do projeto implementado no IPCB, desde o ano letivo 2009/10, no âmbito do Processo de Bolonha, contextualizando os seus objetivos, implementação e condicionantes. Palavras-chave ConstAp; ECTS; Ensino-aprendizagem; Trabalho autónomoThe implementation of new paradigms in Higher Education resulting from the introduction of the Bologna Process delivers an opportunity for the renewal. The Higher Education’s quality involves the revision of curricula, the reorganization of teaching and learning by structuring courses, the qualification and training of teachers, the academic success and educational attainment, standards of performance, students’ skills and institutions assessment and social confidence in the education provided. In 2010, it was outlined the project "Construction of Learning" (ConstAp) at the Polytechnic Institute of Castelo Branco, with the main objective of motivating the adoption of changes, particularly in terms of the methodologies and the systematic implementation of autonomous work, to ensure student's workload continuous throughout the semester. Quality improvement in Higher Education is the core issue which is intended to ensure by the project. This article examines the development of the project implemented at the IPCB in the scope of the Bologna Process. Keywords ConstAp; ECTS; Teaching-learning; Autonomous workLa implementación de paradigmas en la Educación Superior desde la introducción del Proceso de Bolonia abre las puertas para la renovación. La calidad exige la revisión de los programas, la reorganización de la enseñanza/aprendizaje, mediante la restructuración de asignaturas y carreras, la cualificación/formación de los profesores, el éxito y los resultados escolar, la evaluación de las habilidades adquiridas y la confianza social en la Éducación Superior. En 2010 se inició el proyecto “Construcción de la Aprendizaje" (ConstAp) con el objetivo principal de motivar a los cambios, especialmente en cuanto a las metodologías adoptadas y la implementación del trabajo autónomo, para garantizar la carga de trabajo de un estudiante a lo largo del semestre. En este artículo se examina la aplicación del proyecto implementado en el IPCB bajo el Proceso de Bolonia, la contextualización de sus objetivos y las limitaciones de implementación. Palabras clave ConstAp; ECTS, Enseñanza-aprendizaje; Trabajo autónomoInstituto de Educação - Universidade do Minho2013-06-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rpe.2986por2183-04520871-9187Ramos, AnaDelgado, FernandaAfonso, PauloCruchinho, AlexandraPereira, PaulaSapeta, PaulaRamos, Georgeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T09:37:06Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/2986Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:35:26.297859Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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