Integração e inclusão em creche e jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Rita Mata da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/10607
Resumo: Este Relatório do Projeto de Investigação tem como finalidade compreender as relações das educadoras com as crianças para que estas se consigam integrar e usufruir de ambientes inclusivos, nomeadamente, segundo as práticas das educadoras. Assim sendo, este projeto permitiu observar se, após anos de documentos que defendem uma educação inclusiva, já se aplica na prática ou se ainda se mantêm na teoria. A apresentação deste relatório tem também como finalidade a atribuição da qualificação como Educadora de Infância no Mestrado de Educação Pré-Escolar. Ao longo deste relatório são retratadas situações vivenciadas nos dois contextos educativos onde estagiei, Creche e Jardim-de-Infância, bem como as minhas intervenções enquanto observadora participante e as intervenções das educadoras cooperantes. A metodologia utilizada neste projeto de investigação tem como base o Paradigma Interpretativo, destaca-se nesta Investigação Qualitativa a Investigação-Ação. Os métodos de recolha de informação foram, para além da referida observação participante, as notas de campo, os registos fotográficos, análise dos projetos pedagógicos de cada sala e, por fim, os inquéritos por questionários realizados a cada educadora cooperante. Nas considerações finais, abordo toda a minha reflexão e algumas respostas à minha questão de investigação.
id RCAP_ac7ba4d919a5bb1f79bff817be6b94aa
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/10607
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Integração e inclusão em creche e jardim de infânciaIntegraçãoInclusãoNecessidades educativas especiaisEducação inclusivaRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioIntegrationInclusionSpecial educational needsInclusive educationEste Relatório do Projeto de Investigação tem como finalidade compreender as relações das educadoras com as crianças para que estas se consigam integrar e usufruir de ambientes inclusivos, nomeadamente, segundo as práticas das educadoras. Assim sendo, este projeto permitiu observar se, após anos de documentos que defendem uma educação inclusiva, já se aplica na prática ou se ainda se mantêm na teoria. A apresentação deste relatório tem também como finalidade a atribuição da qualificação como Educadora de Infância no Mestrado de Educação Pré-Escolar. Ao longo deste relatório são retratadas situações vivenciadas nos dois contextos educativos onde estagiei, Creche e Jardim-de-Infância, bem como as minhas intervenções enquanto observadora participante e as intervenções das educadoras cooperantes. A metodologia utilizada neste projeto de investigação tem como base o Paradigma Interpretativo, destaca-se nesta Investigação Qualitativa a Investigação-Ação. Os métodos de recolha de informação foram, para além da referida observação participante, as notas de campo, os registos fotográficos, análise dos projetos pedagógicos de cada sala e, por fim, os inquéritos por questionários realizados a cada educadora cooperante. Nas considerações finais, abordo toda a minha reflexão e algumas respostas à minha questão de investigação.This Research Project Report aims to understand the relations between the kindergarten teachers and the children, so that they can integrate themselves and can experience the benefits of inclusive environments namely in accordance with the kindergarten teachers practices. Thus, this project has allowed observing if, after years of documents defending an inclusive education, this type of education is already being applied or it is still in theory. The main purpose of the presentation of this report is the assignment of a qualification as Kindergarten Teacher in the Masters in Pre-school Education. Throughout this report are described situations that were experienced in educational environments where I trained (Nursery and kindergarten) as well as my interventions as a participant observer and the interventions of the cooperative educators. The methodology used in this research project is based on the Interpretative Paradigm. Investigation-Action is highlighted in this Qualitative Research. Data collection methods were (in addition to the above mentioned participant observation) the field notes, photographic records, the analysis of the educational projects of each room and finally the questionnaire surveys made to each cooperative educators. In final comments I approach all my reflection and some answers to my issue of research.Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de SetúbalMoura, Ana FranciscaRepositório ComumSilva, Ana Rita Mata da2015-12-29T11:02:50Z2015-122015-122015-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/10607TID:201576104porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:52:04Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/10607Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:08:02.951446Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Integração e inclusão em creche e jardim de infância
title Integração e inclusão em creche e jardim de infância
spellingShingle Integração e inclusão em creche e jardim de infância
Silva, Ana Rita Mata da
Integração
Inclusão
Necessidades educativas especiais
Educação inclusiva
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Integration
Inclusion
Special educational needs
Inclusive education
title_short Integração e inclusão em creche e jardim de infância
title_full Integração e inclusão em creche e jardim de infância
title_fullStr Integração e inclusão em creche e jardim de infância
title_full_unstemmed Integração e inclusão em creche e jardim de infância
title_sort Integração e inclusão em creche e jardim de infância
author Silva, Ana Rita Mata da
author_facet Silva, Ana Rita Mata da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moura, Ana Francisca
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Rita Mata da
dc.subject.por.fl_str_mv Integração
Inclusão
Necessidades educativas especiais
Educação inclusiva
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Integration
Inclusion
Special educational needs
Inclusive education
topic Integração
Inclusão
Necessidades educativas especiais
Educação inclusiva
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Integration
Inclusion
Special educational needs
Inclusive education
description Este Relatório do Projeto de Investigação tem como finalidade compreender as relações das educadoras com as crianças para que estas se consigam integrar e usufruir de ambientes inclusivos, nomeadamente, segundo as práticas das educadoras. Assim sendo, este projeto permitiu observar se, após anos de documentos que defendem uma educação inclusiva, já se aplica na prática ou se ainda se mantêm na teoria. A apresentação deste relatório tem também como finalidade a atribuição da qualificação como Educadora de Infância no Mestrado de Educação Pré-Escolar. Ao longo deste relatório são retratadas situações vivenciadas nos dois contextos educativos onde estagiei, Creche e Jardim-de-Infância, bem como as minhas intervenções enquanto observadora participante e as intervenções das educadoras cooperantes. A metodologia utilizada neste projeto de investigação tem como base o Paradigma Interpretativo, destaca-se nesta Investigação Qualitativa a Investigação-Ação. Os métodos de recolha de informação foram, para além da referida observação participante, as notas de campo, os registos fotográficos, análise dos projetos pedagógicos de cada sala e, por fim, os inquéritos por questionários realizados a cada educadora cooperante. Nas considerações finais, abordo toda a minha reflexão e algumas respostas à minha questão de investigação.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-29T11:02:50Z
2015-12
2015-12
2015-12-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/10607
TID:201576104
url http://hdl.handle.net/10400.26/10607
identifier_str_mv TID:201576104
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135338080239616