Performance interpretativa das sonatas nº1 em Sí emol maior e nº2 em ré maior de Felix Mendelssohn
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/15692 |
Resumo: | Este texto, define o trabalho final do Mestrado em Música da Universidade de Aveiro, e é um documento de apoio ao projeto artístico. Tem por objetivo perceber a importância dos compositores, Bach, Mozart e Beethoven, sobre Felix Mendelssohn “Bartholdy”, analisando o impacto que eles tiveram sobre o curso de vida desta compositor e até a que ponto influenciaram as suas obras. Centro-me na análise das sonatas em Sí bemol Maior, e Ré Maior para violoncelo e piano, que também é apresentada neste projeto, e cuja performance constitui o repertório do recital na defesa do trabalho. Inclui ainda uma reflexão sobre a liberdade criativa no quadro da composição e da interpretação musical, articulando este conceito com os nossos limites enquanto artistas “originais”. |
id |
RCAP_ac85318d6d51c1c1b2eebf202eb370b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/15692 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Performance interpretativa das sonatas nº1 em Sí emol maior e nº2 em ré maior de Felix MendelssohnMúsicaMúsica para violonceloCompositoresInterpretação musicalAnálise musicalSonatasEste texto, define o trabalho final do Mestrado em Música da Universidade de Aveiro, e é um documento de apoio ao projeto artístico. Tem por objetivo perceber a importância dos compositores, Bach, Mozart e Beethoven, sobre Felix Mendelssohn “Bartholdy”, analisando o impacto que eles tiveram sobre o curso de vida desta compositor e até a que ponto influenciaram as suas obras. Centro-me na análise das sonatas em Sí bemol Maior, e Ré Maior para violoncelo e piano, que também é apresentada neste projeto, e cuja performance constitui o repertório do recital na defesa do trabalho. Inclui ainda uma reflexão sobre a liberdade criativa no quadro da composição e da interpretação musical, articulando este conceito com os nossos limites enquanto artistas “originais”.This text defines the final work of the Master of Music at the University of Aveiro, and is a supporting document to the artistic project. It aims to understand the importance of composers, Bach, Mozart and Beethoven, in Felix Mendelssohn "Bartholdy"’ work, analyzing the impact they have had on the course of life of this composer and to what extent influenced his works. I will focus in analyzing the sonatas in B flat Major, and D Major for cello and piano, which is also presented in this document, with the intent of performing these pieces in a recital for this project’s defence. This document also includes a reflection on the concept of creative freedom within the composition and musical interpretation, linking this concept with our limits as 'original' artists.Universidade de Aveiro2016-06-09T10:44:48Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/15692porCapinha, Henrique João Estradainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:29:06Zoai:ria.ua.pt:10773/15692Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:51:01.083547Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Performance interpretativa das sonatas nº1 em Sí emol maior e nº2 em ré maior de Felix Mendelssohn |
title |
Performance interpretativa das sonatas nº1 em Sí emol maior e nº2 em ré maior de Felix Mendelssohn |
spellingShingle |
Performance interpretativa das sonatas nº1 em Sí emol maior e nº2 em ré maior de Felix Mendelssohn Capinha, Henrique João Estrada Música Música para violoncelo Compositores Interpretação musical Análise musical Sonatas |
title_short |
Performance interpretativa das sonatas nº1 em Sí emol maior e nº2 em ré maior de Felix Mendelssohn |
title_full |
Performance interpretativa das sonatas nº1 em Sí emol maior e nº2 em ré maior de Felix Mendelssohn |
title_fullStr |
Performance interpretativa das sonatas nº1 em Sí emol maior e nº2 em ré maior de Felix Mendelssohn |
title_full_unstemmed |
Performance interpretativa das sonatas nº1 em Sí emol maior e nº2 em ré maior de Felix Mendelssohn |
title_sort |
Performance interpretativa das sonatas nº1 em Sí emol maior e nº2 em ré maior de Felix Mendelssohn |
author |
Capinha, Henrique João Estrada |
author_facet |
Capinha, Henrique João Estrada |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Capinha, Henrique João Estrada |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música Música para violoncelo Compositores Interpretação musical Análise musical Sonatas |
topic |
Música Música para violoncelo Compositores Interpretação musical Análise musical Sonatas |
description |
Este texto, define o trabalho final do Mestrado em Música da Universidade de Aveiro, e é um documento de apoio ao projeto artístico. Tem por objetivo perceber a importância dos compositores, Bach, Mozart e Beethoven, sobre Felix Mendelssohn “Bartholdy”, analisando o impacto que eles tiveram sobre o curso de vida desta compositor e até a que ponto influenciaram as suas obras. Centro-me na análise das sonatas em Sí bemol Maior, e Ré Maior para violoncelo e piano, que também é apresentada neste projeto, e cuja performance constitui o repertório do recital na defesa do trabalho. Inclui ainda uma reflexão sobre a liberdade criativa no quadro da composição e da interpretação musical, articulando este conceito com os nossos limites enquanto artistas “originais”. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-01T00:00:00Z 2015 2016-06-09T10:44:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/15692 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/15692 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137559583916032 |