Matemática/materiais manipuláveis no processo de ensino/aprendizagem da matemática no 1º CEB
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/2236 |
Resumo: | O regulamento nº82/2002 torna público o Regulamento da Prática de Ensino Supervisionada dos Cursos de Mestrado Habilitadores há Docência do Instituto Politécnico da Guarda. Tendo por base este regulamento apresenta-se o relatório final dos ciclos de estudos conducentes ao grau de mestre dos cursos previstos no Decreto-Lei nº43/2007, a funcionar na Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda. Este relatório apresenta as atividades desenvolvidas ao longo da PES II. O presente relatório encontra-se organizado em três capítulos, o primeiro referente ao Enquadramento Institucional (organização e administração escolar, e caracterização socioeconómico e psicopedagógica da turma de estágio. A Prática de Ensino Supervisionada I decorreu, no ensino Pré-escolar no Jardim de Infância da Guarda-Gare, com um grupo heterogéneo de 19 crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos. A prática de ensino supervisionada II, decorreu, no 1ºCiclo do Ensino Básico, nomeadamente na Escola Básica Augusto Gil, com a turma B8 do 1ºAno. No que concerne ao segundo capitulo, “Descrição do Processo de Prática de Ensino Supervisionada”, este aborda a experiencia de ensino/aprendizagem no Pré-Escolar e 1ºCiclo”. O terceiro capítulo diz respeito ao tema escolhido, “Os materiais manipuláveis no processo de Ensino/Aprendizagem da matemática no 1ºCiclo do Ensino Básico e a utilização do jogo como estratégia para a consolidação de conhecimentos. O trabalho baseou-se na pesquisa bibliográfica e nas situações problema ocorridas dentro da sala de aula. |
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