Materiais manipuláveis: mediadores na aprendizagem significativa da matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/389 |
Resumo: | Este trabalho foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino da Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário da Universidade da Madeira, no ano letivo de 2011/2012. Tem como objetivo apresentar em traços gerais, o trabalho realizado pelo meu grupo de estágio e em particular o trabalho que desenvolvi ao longo da Prática Pedagógica. Neste âmbito será analisada a atividade de ensino da matemática, desenvolvida numa turma do Curso de Educação e Formação em Técnico de Bar, tipo II, equivalente ao 9º ano de escolaridade, quando em contacto com uma estratégia de ensino, baseada na exploração de materiais em concreto, que visa facilitar a compreensão dos conceitos envolvidos, para uma consequente aprendizagem significativa da matemática. Neste estudo destaca-se a importância da motivação no processo de ensino/ aprendizagem. Para tal, analisaremos o comportamento destes alunos num ambiente dinâmico, onde estes são envolvidos numa atividade e participam ativamente na construção do seu conhecimento. |
id |
RCAP_ac9b4b24855965141bba7ca9a7c06d7b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/389 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Materiais manipuláveis: mediadores na aprendizagem significativa da matemáticaMateriais manipuláveisAprendizagem significativaMotivaçãoCompreensãoConceitos.Centro de Ciências Exatas e da EngenhariaEste trabalho foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino da Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário da Universidade da Madeira, no ano letivo de 2011/2012. Tem como objetivo apresentar em traços gerais, o trabalho realizado pelo meu grupo de estágio e em particular o trabalho que desenvolvi ao longo da Prática Pedagógica. Neste âmbito será analisada a atividade de ensino da matemática, desenvolvida numa turma do Curso de Educação e Formação em Técnico de Bar, tipo II, equivalente ao 9º ano de escolaridade, quando em contacto com uma estratégia de ensino, baseada na exploração de materiais em concreto, que visa facilitar a compreensão dos conceitos envolvidos, para uma consequente aprendizagem significativa da matemática. Neste estudo destaca-se a importância da motivação no processo de ensino/ aprendizagem. Para tal, analisaremos o comportamento destes alunos num ambiente dinâmico, onde estes são envolvidos numa atividade e participam ativamente na construção do seu conhecimento.Universidade da MadeiraDrumond, Custódia Mercês Reis RodriguesDigitUMaSantos, Fernanda Martins Ferreira2013-05-20T09:49:32Z20122013-05-20T00:00:00Z2013-05-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/389porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:04Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/389Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:03:06.458213Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Materiais manipuláveis: mediadores na aprendizagem significativa da matemática |
title |
Materiais manipuláveis: mediadores na aprendizagem significativa da matemática |
spellingShingle |
Materiais manipuláveis: mediadores na aprendizagem significativa da matemática Santos, Fernanda Martins Ferreira Materiais manipuláveis Aprendizagem significativa Motivação Compreensão Conceitos . Centro de Ciências Exatas e da Engenharia |
title_short |
Materiais manipuláveis: mediadores na aprendizagem significativa da matemática |
title_full |
Materiais manipuláveis: mediadores na aprendizagem significativa da matemática |
title_fullStr |
Materiais manipuláveis: mediadores na aprendizagem significativa da matemática |
title_full_unstemmed |
Materiais manipuláveis: mediadores na aprendizagem significativa da matemática |
title_sort |
Materiais manipuláveis: mediadores na aprendizagem significativa da matemática |
author |
Santos, Fernanda Martins Ferreira |
author_facet |
Santos, Fernanda Martins Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Drumond, Custódia Mercês Reis Rodrigues DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Fernanda Martins Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Materiais manipuláveis Aprendizagem significativa Motivação Compreensão Conceitos . Centro de Ciências Exatas e da Engenharia |
topic |
Materiais manipuláveis Aprendizagem significativa Motivação Compreensão Conceitos . Centro de Ciências Exatas e da Engenharia |
description |
Este trabalho foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino da Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário da Universidade da Madeira, no ano letivo de 2011/2012. Tem como objetivo apresentar em traços gerais, o trabalho realizado pelo meu grupo de estágio e em particular o trabalho que desenvolvi ao longo da Prática Pedagógica. Neste âmbito será analisada a atividade de ensino da matemática, desenvolvida numa turma do Curso de Educação e Formação em Técnico de Bar, tipo II, equivalente ao 9º ano de escolaridade, quando em contacto com uma estratégia de ensino, baseada na exploração de materiais em concreto, que visa facilitar a compreensão dos conceitos envolvidos, para uma consequente aprendizagem significativa da matemática. Neste estudo destaca-se a importância da motivação no processo de ensino/ aprendizagem. Para tal, analisaremos o comportamento destes alunos num ambiente dinâmico, onde estes são envolvidos numa atividade e participam ativamente na construção do seu conhecimento. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2013-05-20T09:49:32Z 2013-05-20T00:00:00Z 2013-05-20T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/389 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/389 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129900866600960 |