Caraterização de alunos Identificados em risco na leitura num sistema de triagem universal
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/17963 |
Resumo: | Esta pesquisa pretendeu caraterizar alunos em risco na leitura, nomeadamente o seu nível de compreensão e os fatores de risco intrínsecos, parentais e contextuais que lhes estão associados. Participaram 82 alunos portugueses do 3.º ano de escolaridade. Coletaram-se dados com uma prova de monitorização com base no currículo e uma grelha de identificação de fatores de risco. Concluiu-se que, na fase inicial do ano letivo, os resultados médios do nível de compreensão da leitura dos alunos que nunca mostraram risco é superior ao triplo dos resultados médios daqueles que ficaram em risco durante todo o ano letivo, e no final do ano letivo é sensivelmente duas vezes mais elevado; os alunos que nunca evidenciaram risco crescem mais semanalmente do que os alunos que evidenciaram risco em todo o ano letivo; os problemas na articulação, o atraso no desenvolvimento da linguagem e a ausência de experiências de leitura a pares com os progenitores, destacam-se como fatores de risco. |
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