O manual escolar e o desenvolvimento de competências de leitura – estudo de um caso de um manual do 1º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Madalena
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Ventura, Adriana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/3303
Resumo: Apesar da existência de vários recursos escritos e digitais, a verdade é que o manual tem sido considerado o recurso de excelência, sendo, muitas vezes, o único instrumento pedagógico de que o professor se serve e em torno do qual se orienta a sua prática educativa. No entanto, o estudo efetuado sobre o Programa de Português do Ensino Básico e um dos manuais escolares de língua portuguesa mais utilizados em Portugal permitiu-nos concluir que existe um desfasamento entre o que é indicado nas diretrizes do Programa e o que é operacionalizado no manual analisado, não surgindo atividades e estratégias diversificadas e adequadas ao desenvolvimento de efetivas competências de leitura.
id RCAP_2a1c7b9140b7172c68a8bbfe370dffcc
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3303
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O manual escolar e o desenvolvimento de competências de leitura – estudo de um caso de um manual do 1º CEBmanual de língua portuguesaprograma de PortuguêsleituraApesar da existência de vários recursos escritos e digitais, a verdade é que o manual tem sido considerado o recurso de excelência, sendo, muitas vezes, o único instrumento pedagógico de que o professor se serve e em torno do qual se orienta a sua prática educativa. No entanto, o estudo efetuado sobre o Programa de Português do Ensino Básico e um dos manuais escolares de língua portuguesa mais utilizados em Portugal permitiu-nos concluir que existe um desfasamento entre o que é indicado nas diretrizes do Programa e o que é operacionalizado no manual analisado, não surgindo atividades e estratégias diversificadas e adequadas ao desenvolvimento de efetivas competências de leitura.Universidade Estadual de GoiásRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémTeixeira, MadalenaVentura, Adriana2021-02-06T16:53:51Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/3303porTeixeira, M., & Ventura, A. (2013). O manual escolar e o desenvolvimento de competências de leitura – estudo de um caso de um manual do 1º CEB. Revista Temporis [ação], 13 (2), 104-132. ISSN: 2317-5516. (referee) (http://www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/2164). Indexação: Latindex.2317-5516info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:34:57Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3303Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:55:06.632442Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O manual escolar e o desenvolvimento de competências de leitura – estudo de um caso de um manual do 1º CEB
title O manual escolar e o desenvolvimento de competências de leitura – estudo de um caso de um manual do 1º CEB
spellingShingle O manual escolar e o desenvolvimento de competências de leitura – estudo de um caso de um manual do 1º CEB
Teixeira, Madalena
manual de língua portuguesa
programa de Português
leitura
title_short O manual escolar e o desenvolvimento de competências de leitura – estudo de um caso de um manual do 1º CEB
title_full O manual escolar e o desenvolvimento de competências de leitura – estudo de um caso de um manual do 1º CEB
title_fullStr O manual escolar e o desenvolvimento de competências de leitura – estudo de um caso de um manual do 1º CEB
title_full_unstemmed O manual escolar e o desenvolvimento de competências de leitura – estudo de um caso de um manual do 1º CEB
title_sort O manual escolar e o desenvolvimento de competências de leitura – estudo de um caso de um manual do 1º CEB
author Teixeira, Madalena
author_facet Teixeira, Madalena
Ventura, Adriana
author_role author
author2 Ventura, Adriana
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Madalena
Ventura, Adriana
dc.subject.por.fl_str_mv manual de língua portuguesa
programa de Português
leitura
topic manual de língua portuguesa
programa de Português
leitura
description Apesar da existência de vários recursos escritos e digitais, a verdade é que o manual tem sido considerado o recurso de excelência, sendo, muitas vezes, o único instrumento pedagógico de que o professor se serve e em torno do qual se orienta a sua prática educativa. No entanto, o estudo efetuado sobre o Programa de Português do Ensino Básico e um dos manuais escolares de língua portuguesa mais utilizados em Portugal permitiu-nos concluir que existe um desfasamento entre o que é indicado nas diretrizes do Programa e o que é operacionalizado no manual analisado, não surgindo atividades e estratégias diversificadas e adequadas ao desenvolvimento de efetivas competências de leitura.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2021-02-06T16:53:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/3303
url http://hdl.handle.net/10400.15/3303
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Teixeira, M., & Ventura, A. (2013). O manual escolar e o desenvolvimento de competências de leitura – estudo de um caso de um manual do 1º CEB. Revista Temporis [ação], 13 (2), 104-132. ISSN: 2317-5516. (referee) (http://www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/2164). Indexação: Latindex.
2317-5516
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137040263020544