POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.16153 |
Resumo: | O dossiê temático Políticas Públicas da Educação Básica no Brasil contempla artigos sobre questões que se constituem em foco de debates no contexto acadêmico contemporâneo, tanto no que se refere às influências de documentos oriundos de agências multilaterais nas políticas educacionais, como da problemática da desigualdade social e seus impactos nos processos formativos. O desafio para a formação de professores para a educação básica, para a democratização da gestão e para a efetivação da educação em direitos humanos que avança em termos normativos, mas que ainda não corresponde ao cotidiano da escola, também é foco de análise. E, ainda, a influência do campo econômico na educação no que diz respeito às políticas educacionais e o não atendimento às condições necessárias de aprendizagem, em particular às pessoas com deficiências, são questões que se constituem em temas de reflexão desse dossiê. |
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POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASILArtigosO dossiê temático Políticas Públicas da Educação Básica no Brasil contempla artigos sobre questões que se constituem em foco de debates no contexto acadêmico contemporâneo, tanto no que se refere às influências de documentos oriundos de agências multilaterais nas políticas educacionais, como da problemática da desigualdade social e seus impactos nos processos formativos. O desafio para a formação de professores para a educação básica, para a democratização da gestão e para a efetivação da educação em direitos humanos que avança em termos normativos, mas que ainda não corresponde ao cotidiano da escola, também é foco de análise. E, ainda, a influência do campo econômico na educação no que diz respeito às políticas educacionais e o não atendimento às condições necessárias de aprendizagem, em particular às pessoas com deficiências, são questões que se constituem em temas de reflexão desse dossiê.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2018-12-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.16153por1646-2335Gisi, Maria LourdesFilipak, Sirley TerezinhaJunior, Antonio de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:43Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/16153Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:58.059153Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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