Educação, cidadania e comunidade: reflexões sociológicas para uma escola (democrática) de massas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1995 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/647 |
Resumo: | Partindo de um conjunto de análises de natureza sociológica acerca da escolarização de massas, esboçam-se algumas reflexões que podem orientar um projecto de escola para todos. Defende-se que a concretização de tal projecto passa pelo confronto, ao nível das politicas educativas das, e das práticas pedagógicas nas, escolas, dos desafios e conflitos inerentes à definição (e responsabilização) da escola de massas como espaço de construção de cidadania e como lugar de encontro e confronto de culturas e (projectos de) comunidades. |
id |
RCAP_ace27616677274e15906df7548ad6776 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/647 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educação, cidadania e comunidade: reflexões sociológicas para uma escola (democrática) de massasPartindo de um conjunto de análises de natureza sociológica acerca da escolarização de massas, esboçam-se algumas reflexões que podem orientar um projecto de escola para todos. Defende-se que a concretização de tal projecto passa pelo confronto, ao nível das politicas educativas das, e das práticas pedagógicas nas, escolas, dos desafios e conflitos inerentes à definição (e responsabilização) da escola de massas como espaço de construção de cidadania e como lugar de encontro e confronto de culturas e (projectos de) comunidades.Universidade do Minho. Instituto de Educação e Psicologia (IEP)Universidade do MinhoAntunes, Fátima19951995-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/647por“Revista Portuguesa de Educação”. 8:1 (1995) 191-205.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:45:37Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/647Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:43:29.570448Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação, cidadania e comunidade: reflexões sociológicas para uma escola (democrática) de massas |
title |
Educação, cidadania e comunidade: reflexões sociológicas para uma escola (democrática) de massas |
spellingShingle |
Educação, cidadania e comunidade: reflexões sociológicas para uma escola (democrática) de massas Antunes, Fátima |
title_short |
Educação, cidadania e comunidade: reflexões sociológicas para uma escola (democrática) de massas |
title_full |
Educação, cidadania e comunidade: reflexões sociológicas para uma escola (democrática) de massas |
title_fullStr |
Educação, cidadania e comunidade: reflexões sociológicas para uma escola (democrática) de massas |
title_full_unstemmed |
Educação, cidadania e comunidade: reflexões sociológicas para uma escola (democrática) de massas |
title_sort |
Educação, cidadania e comunidade: reflexões sociológicas para uma escola (democrática) de massas |
author |
Antunes, Fátima |
author_facet |
Antunes, Fátima |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antunes, Fátima |
description |
Partindo de um conjunto de análises de natureza sociológica acerca da escolarização de massas, esboçam-se algumas reflexões que podem orientar um projecto de escola para todos. Defende-se que a concretização de tal projecto passa pelo confronto, ao nível das politicas educativas das, e das práticas pedagógicas nas, escolas, dos desafios e conflitos inerentes à definição (e responsabilização) da escola de massas como espaço de construção de cidadania e como lugar de encontro e confronto de culturas e (projectos de) comunidades. |
publishDate |
1995 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1995 1995-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/647 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/647 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
“Revista Portuguesa de Educação”. 8:1 (1995) 191-205. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Instituto de Educação e Psicologia (IEP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Instituto de Educação e Psicologia (IEP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132992151486464 |