EDS promotora do pensamento crítico e criativo: revisão de estudos no ensino básico em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assunção, Diana Elisabete Feliciano
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/39580
Resumo: Considerando os desafios da era geológica presente, designada de Antropoceno, revela-se inegável a necessidade de o ser humano mudar, profundamente, o modo como pensa e age. Neste contexto, diversos autores apontam o contributo que a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) promotora de pensamento crítico e criativo (PCC) poderia dar nesse sentido. Assim, visando a implementação desta abordagem didático-pedagógica no Ensino Básico, é fundamental, por um lado, a compreensão do seu enquadramento teórico e, por outro, a familiarização com exemplos práticos da sua concretização. Contudo, na maior parte dos casos, estas propostas de operacionalização encontram-se agregadas a trabalhos académicos, fator que, em regra geral, dificulta o seu acesso e, portanto, a sua reprodução/adaptação. Posto isto e atendendo ao aumento de estudos académicos na área da Educação, o presente estudo tem como finalidade sintetizar, definir e discutir o status atual da investigação sobre a EDS promotora de PCC, no decorrer dos últimos dez anos, em Portugal. Assim sendo, de modo a atingir esta finalidade, realizou-se uma revisão integrativa de sete investigações portuguesas, que se pesquisaram, inseridas na temática da EDS promotora de PCC no Ensino Básico e publicadas entre 2012 e 2022. Com o intuito de caracterizar esses mesmos estudos selecionados, definiram-se um conjunto de categorias para analisar e comparar a informação contida neles, tendo sido focados aspetos relacionados com o contexto dos estudos e com as suas orientações metodológicas. Os resultados obtidos, mediante a análise dos dados, apontam para a inexistência de produções científicas focadas nesta área de investigação na quase totalidade do território nacional, sendo que a sua implementação e publicação se cinge às cidades de Aveiro, Lisboa e Viana do Castelo. Contudo, todos os estudos publicados que visam a promoção explícita e intencional do PCC, num quadro EDS, evidenciam a relevância desta orientação pedagógico-didática para o desenvolvimento de aprendizagens significativas para os alunos. Ademais, permitiram ainda a elaboração de um corpus acessível que integra algumas estratégias e recursos didáticos suscetíveis de serem reproduzidos/adaptados em outros contextos educativos. Perante o exposto, assume-se que este estudo pode representar um modesto contributo para não só a investigadora/futura professora, mas também os restantes profissionais da área da Educação, terem ferramentas que permitam a definição e fundamentação das suas práticas pedagógicas, a partir de finalidades, de saberes científicos e de outras competências relevantes e apoiados(as) na investigação. Por fim, também se admite que esta investigação, em conjunto com a experiência docente e com outros instrumentos importantes para a avaliação do desenvolvimento profissional, possa configurar uma base para a reflexão por parte destes agentes educativos acerca da sua ação educativa.
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Contudo, na maior parte dos casos, estas propostas de operacionalização encontram-se agregadas a trabalhos académicos, fator que, em regra geral, dificulta o seu acesso e, portanto, a sua reprodução/adaptação. Posto isto e atendendo ao aumento de estudos académicos na área da Educação, o presente estudo tem como finalidade sintetizar, definir e discutir o status atual da investigação sobre a EDS promotora de PCC, no decorrer dos últimos dez anos, em Portugal. Assim sendo, de modo a atingir esta finalidade, realizou-se uma revisão integrativa de sete investigações portuguesas, que se pesquisaram, inseridas na temática da EDS promotora de PCC no Ensino Básico e publicadas entre 2012 e 2022. Com o intuito de caracterizar esses mesmos estudos selecionados, definiram-se um conjunto de categorias para analisar e comparar a informação contida neles, tendo sido focados aspetos relacionados com o contexto dos estudos e com as suas orientações metodológicas. Os resultados obtidos, mediante a análise dos dados, apontam para a inexistência de produções científicas focadas nesta área de investigação na quase totalidade do território nacional, sendo que a sua implementação e publicação se cinge às cidades de Aveiro, Lisboa e Viana do Castelo. Contudo, todos os estudos publicados que visam a promoção explícita e intencional do PCC, num quadro EDS, evidenciam a relevância desta orientação pedagógico-didática para o desenvolvimento de aprendizagens significativas para os alunos. Ademais, permitiram ainda a elaboração de um corpus acessível que integra algumas estratégias e recursos didáticos suscetíveis de serem reproduzidos/adaptados em outros contextos educativos. Perante o exposto, assume-se que este estudo pode representar um modesto contributo para não só a investigadora/futura professora, mas também os restantes profissionais da área da Educação, terem ferramentas que permitam a definição e fundamentação das suas práticas pedagógicas, a partir de finalidades, de saberes científicos e de outras competências relevantes e apoiados(as) na investigação. Por fim, também se admite que esta investigação, em conjunto com a experiência docente e com outros instrumentos importantes para a avaliação do desenvolvimento profissional, possa configurar uma base para a reflexão por parte destes agentes educativos acerca da sua ação educativa.Considering the challenges of the present geological era, called Anthropocene, it is undeniable the need to all human beings deeply change the way they think and act. In this context, many authors point out the contribution that Education for Sustainable Development (ESD) focused on promoting critical and creative thinking (CCT) could give to achieve this goal. To implement this didactic-pedagogical approach in Basic Education, it is fundamental, on one hand, to understand its theoretical framework and, on the other hand, it is essential to have contact with practical examples of its implementation. However, in most cases, these operationalisation proposals are attached to academic works, a factor which, generally, makes their access difficult and, therefore, also their reproduction/adaptation. With this in mind and given the significant increase of academic studies in Education, this study aims to synthesise, define and discuss the status of research about ESD focused on promoting CCT, developed in the past ten years in Portugal. To this end, it was conducted an integrative review of seven research studies, which were searched, about ESD focused on promoting CCT in Basic Education, published between 2012 and 2022 in Portugal. To characterise the selected studies, a set of categories was defined to analyse and compare the information contained in them, focusing on aspects related to the studies' context and to the methodological guidelines. The results obtained, through data analysis, show the inexistence of scientific productions focused on this research area in almost all the national territory, with its implementation and publication being limited to the cities of Aveiro, Lisbon and Viana do Castelo. However, all the published studies that aim the explicit and intentional promotion of CCT, in an ESD framework, highlight the relevance of this pedagogical didactic orientation for the development of significant learning. Furthermore, also allowed the elaboration of an accessible corpus that integrates some strategies and didactic resources that can be reproduced/adapted in other educational contexts. In the light of the above, it is assumed that this study may represent a modest contribution not only to the researcher/future teacher, but also to the other professionals in Education, to have tools that allow the definition and substantiation of their pedagogical practices from purposes, scientific knowledge and other relevant skills supported by research. Finally, it is also admitted that this research, together with teaching experience and other important instruments for the evaluation of professional development, may form a basis from which the educative agents can reflect about their educational action.2023-10-19T13:01:25Z2023-07-14T00:00:00Z2023-07-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/39580porAssunção, Diana Elisabete Felicianoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:17:22Zoai:ria.ua.pt:10773/39580Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:09:45.095107Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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