Estratégias de leitura à primeira vista no ensino de piano em grupo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/52380 |
Resumo: | O presente artigo faz uma revisão panorâmica sobre o paradigma da leitura à primeira vista, tema alvo de uma investigação desenvolvida no âmbito do Programa de Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho. Baseando-se nas competências da audiação, análise, memorização e orientação cinestésica foram realizadas atividades aplicadas em diferentes contextos e culminando com performances de uma leitura sujeita a avaliação. Os resultados da intervenção revelaram-se estimulantes e vieram redimensionar a pertinência das experiências funcionais, já que as vantagens que estas atividades acarretam a nível didático, pedagógico e psicossocial, superam em grande escala, as dificuldades e desafios que implicam. |
id |
RCAP_acf600bd18263b043166d4761105ae8a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52380 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estratégias de leitura à primeira vista no ensino de piano em grupoSight Reading Strategies on teaching piano in groupsEstratégias de leitura à primeira vistaEnsino de piano em grupoLinguagem musicalHumanidades::ArtesO presente artigo faz uma revisão panorâmica sobre o paradigma da leitura à primeira vista, tema alvo de uma investigação desenvolvida no âmbito do Programa de Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho. Baseando-se nas competências da audiação, análise, memorização e orientação cinestésica foram realizadas atividades aplicadas em diferentes contextos e culminando com performances de uma leitura sujeita a avaliação. Os resultados da intervenção revelaram-se estimulantes e vieram redimensionar a pertinência das experiências funcionais, já que as vantagens que estas atividades acarretam a nível didático, pedagógico e psicossocial, superam em grande escala, as dificuldades e desafios que implicam.This article presents a panoramic review of the paradigm of sight reading, the subject of an investigation developed during the Master Program in Music Education from the Universidade do Minho. Based on skills of audiation, analysis, memorization and kinesthetic orientation were carried out diversified activities applied in different contexts and culminating with performances of a sight reading subjected to evaluation. The results of the intervention were proved stimulating and revealed the importance of reading experiences, since the advantages that these activities entail in didactic, pedagogical and psychosocial level, far surpass the difficulties and challenges that imply. Keywords: Sight Reading Strategies. Teaching Piano in Group. Functional Language.CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), PortugalFundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade da Coruña / Universidade do MinhoUniversidade do MinhoVilaça, SaraPacheco, AntónioVieira, Maria Helena20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/52380porVilaça, S., Pacheco, A e Vieira, M. H. (2017). Estratégias de leitura à primeira vista no ensino de piano em grupo. Revista de Estudios e Investigación en Psicología e Educación, 2017, Vol. Extr, (Nº 04), A4-041--A4047, DOI: https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.04.24612386-741810.17979/reipe.2017.0.04.2461http://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/2461info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:42:27Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52380Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:39:42.000722Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias de leitura à primeira vista no ensino de piano em grupo Sight Reading Strategies on teaching piano in groups |
title |
Estratégias de leitura à primeira vista no ensino de piano em grupo |
spellingShingle |
Estratégias de leitura à primeira vista no ensino de piano em grupo Vilaça, Sara Estratégias de leitura à primeira vista Ensino de piano em grupo Linguagem musical Humanidades::Artes |
title_short |
Estratégias de leitura à primeira vista no ensino de piano em grupo |
title_full |
Estratégias de leitura à primeira vista no ensino de piano em grupo |
title_fullStr |
Estratégias de leitura à primeira vista no ensino de piano em grupo |
title_full_unstemmed |
Estratégias de leitura à primeira vista no ensino de piano em grupo |
title_sort |
Estratégias de leitura à primeira vista no ensino de piano em grupo |
author |
Vilaça, Sara |
author_facet |
Vilaça, Sara Pacheco, António Vieira, Maria Helena |
author_role |
author |
author2 |
Pacheco, António Vieira, Maria Helena |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vilaça, Sara Pacheco, António Vieira, Maria Helena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégias de leitura à primeira vista Ensino de piano em grupo Linguagem musical Humanidades::Artes |
topic |
Estratégias de leitura à primeira vista Ensino de piano em grupo Linguagem musical Humanidades::Artes |
description |
O presente artigo faz uma revisão panorâmica sobre o paradigma da leitura à primeira vista, tema alvo de uma investigação desenvolvida no âmbito do Programa de Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho. Baseando-se nas competências da audiação, análise, memorização e orientação cinestésica foram realizadas atividades aplicadas em diferentes contextos e culminando com performances de uma leitura sujeita a avaliação. Os resultados da intervenção revelaram-se estimulantes e vieram redimensionar a pertinência das experiências funcionais, já que as vantagens que estas atividades acarretam a nível didático, pedagógico e psicossocial, superam em grande escala, as dificuldades e desafios que implicam. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/52380 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/52380 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Vilaça, S., Pacheco, A e Vieira, M. H. (2017). Estratégias de leitura à primeira vista no ensino de piano em grupo. Revista de Estudios e Investigación en Psicología e Educación, 2017, Vol. Extr, (Nº 04), A4-041--A4047, DOI: https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.04.2461 2386-7418 10.17979/reipe.2017.0.04.2461 http://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/2461 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Coruña / Universidade do Minho |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Coruña / Universidade do Minho |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132939400773632 |