A relevância de uma abordagem de rede na edificação da marca territorial
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/3526 |
Resumo: | Sob o pressuposto de que uma abordagem participativa e de rede constitui um factor crítico de sucesso para a implementação de políticas de marketing e branding territorial, explora-se a sua materialização e relevância. Esta abordagem assenta não numa perspectiva geográfica e estática do território mas antes numa perspectiva relacional e dinâmica do mesmo, assumindo-o como um espaço colaborativo e de domínio partilhado onde é a dinâmica das relações que potencia vantagem competitiva e o processo de edificação da marca. Sob este pressuposto, os stakeholders territoriais são simultaneamente emissores e receptores da identidade e da marca territorial e é sobre este direito e dever partilhado e omnipresente que se substancia uma abordagem de rede. Assuming that a participative and network aproach is a critical factor of success for the implementation of place marketing and branding this paper explores its materialization and relevance. This aproach is based not on a geographic and static perspective of places but in a relational and dynamic perspective, assuming places as colaborative spaces and shared domains where the dynamics of the relations leads to competitive advantages and branding edificatiom. Under this, place stakeholders are simultaneously emitting and receiving the identity and the place brand and it is under this shared right and duty that a network aproach is substantiated. |
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Sob o pressuposto de que uma abordagem participativa e de rede constitui um factor crítico de sucesso para a implementação de políticas de marketing e branding territorial, explora-se a sua materialização e relevância. Esta abordagem assenta não numa perspectiva geográfica e estática do território mas antes numa perspectiva relacional e dinâmica do mesmo, assumindo-o como um espaço colaborativo e de domínio partilhado onde é a dinâmica das relações que potencia vantagem competitiva e o processo de edificação da marca. Sob este pressuposto, os stakeholders territoriais são simultaneamente emissores e receptores da identidade e da marca territorial e é sobre este direito e dever partilhado e omnipresente que se substancia uma abordagem de rede. Assuming that a participative and network aproach is a critical factor of success for the implementation of place marketing and branding this paper explores its materialization and relevance. This aproach is based not on a geographic and static perspective of places but in a relational and dynamic perspective, assuming places as colaborative spaces and shared domains where the dynamics of the relations leads to competitive advantages and branding edificatiom. Under this, place stakeholders are simultaneously emitting and receiving the identity and the place brand and it is under this shared right and duty that a network aproach is substantiated. |
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