As tic como potenciadoras da participação dos alunos com necessidades educativas especiais numa turma de economia de um curso profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Célia Margarida Fernandes Oliveira Neto
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/24610
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Economia e da Contabilidade, Universidade de Lisboa, 2016
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spelling As tic como potenciadoras da participação dos alunos com necessidades educativas especiais numa turma de economia de um curso profissionalTecnologias da informação e da comunicaçãoNecessidades educativas especiaisEducação inclusivaEnsino profissionalParticipaçãoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2016Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Economia e da Contabilidade, Universidade de Lisboa, 2016A interrogação de como a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) podem potenciar a participação dos alunos, em especial aqueles com necessidades educativas especiais (NEE), foi o mote para a realização deste trabalho investigativo, destacando-se a importância da integração das TIC na atividade pedagógica. A prática de ensino supervisionada a que este relatório diz respeito refere-se ao trabalho investigativo realizado na Escola Básica e Secundária Bispo D. Manuel Ferreira Cabral, numa turma do 11.º ano do ensino Profissional. Sobressaiu das aulas observadas e lecionadas durante o 3.º semestre, a reduzida participação oral da turma, a reduzida utilização e integração das TIC na prática pedagógica e o interesse demonstrado pelos alunos para a utilização das tecnologias na sala de aula. Assim, apresentou-se como desafio, potenciar a participação, através de estratégias que possam ser sentidas pelos alunos como motivadoras, tendo sido por isso considerado a utilização de diversas TIC, que contribuíssem para a melhoria da participação nas aulas de economia. A ação pedagógica desenvolvida consistiu na lecionação de seis aulas sobre o tema “A Integração Económica”, referente ao módulo 6 – A interdependência das economias atuais. Foi igualmente desenvolvido com os alunos um trabalho extracurricular (5 sessões de 90 minutos cada), que consistiu numa aprendizagem sobre a utilização da ferramenta Prezi, seguida da criação uma conta de correio eletrónico e, por fim na construção de um site para a turma, este posteriormente publicado na página oficial da escola. As conclusões apresentadas neste relatório, foram obtidas com base em três instrumentos de recolha de dados (observação direta com recurso a grelhas de observação, aplicação de um questionário aos alunos e realização de entrevistas aos professores do grupo de economia). Os resultados sugerem, que o recurso às TIC e as atitudes positivas e empenhadas dos docentes para a sua utilização durante a sua prática pedagógica contribuem para a promoção de uma maior participação da turma e em especial dos alunos com necessidades educativas especiais, concorrendo ainda para uma intervenção diferenciada e significativa durante o processo de ensino aprendizagem.The question of how Information and Communication Technology (ICT) can enhance the participation of students with special educational needs (SEN) was de motto for this investigative work, highlighting the importance of integration of ICT in pedagogical activity. The supervised teaching practice, to which this report relates, refers to the investigative work carried out in Middle and Secondary School Bispo D. Manuel Ferreira Cabral, in 11th class of Professional Course. Considering classes observed and taught during the 3rd semester, one could perceive an insufficient oral interaction of de class, the interest shown by the students in the use of classroom technologies and the reduced use of ICT in teaching practice. Thus, it was a challenge to foster participation through strategies that can be felt by the students as motivators and it was therefore considered the use of ICTs to contribute to improving the participation in economic classes. This consisted in teaching six classes on the theme of “Economic Integration”, referring to the 6th module- The interdependence of today’s economies. It was also developed extracurricular sessions, ( 5 sessions of 90 minutes each), which consisted in learning how to use the computer program Prezi, followed by the creation of an email, and finally, the construction of a website to the class, this subsequently published on the official school. The findings presented in this report were achived based on three data collection instruments (direct observation using the observation grids, implementation of a questionnaire to students and conducting interviews to economics teachers. The research results suggested that the use of ICT and the positive and committed attitude of teachers to use in their practice contribute to promoting a greater participation in the class and in particular of students with special educational needs, still competing for a significant and differentiated approach during the teaching-learning process.Curado, Ana Paula, 1952-Repositório da Universidade de LisboaPereira, Célia Margarida Fernandes Oliveira Neto2016-08-26T16:14:02Z20162016-06-172016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/24610TID:201695049porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:13:38Zoai:repositorio.ul.pt:10451/24610Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:41:43.720542Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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