Utilização de ferramentas web pelos professores do ensino secundário para acompanhamento escolar dos alunos em contexto fora da sala de aula
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/9774 |
Resumo: | A rápida evolução das TIC e da Web, o acesso generalizado a equipamentos tecnológicos tanto na escola como em casa, a especial apetência dos alunos para a sua utilização e a sua integração progressiva no domínio da educação, apresentam-se como um constante desafio para os responsáveis pelo ensino. Aos professores cabe a importante tarefa de explorar as potencialidades das ferramentas Web, procurando entender o seu potencial pedagógico e, mediante as suas perceções, integrá-las no processo educativo, promovendo atividades desafiantes com possibilidade de prolongamento, para o contexto fora da sala de aula. Neste sentido, urge estudar o tipo de utilização das ferramentas Web 2.0 por parte dos professores do ensino secundário no acompanhamento escolar dos alunos em contexto fora da sala de aula. O propósito principal desta investigação foi o de identificar as ferramentas Web utilizadas pelos professores do ensino secundário, compreender as razões da não utilização com os alunos e identificar as perceções dos professores acerca dos contributos da utilização das ferramentas Web no acompanhamento escolar dos alunos neste contexto. Os dados foram obtidos por questionário, administrado a 144 professores a lecionar no ensino secundário, em escolas de Bragança e da zona metropolitana de Lisboa, nos anos escolares de 2011/2012 e 2012/2013. Os resultados obtidos revelam que os professores conhecem a maioria das ferramentas apresentadas neste estudo, sendo o Moodle, o Youtube, o Google Docs, a Wikipédia e o Facebook as mais utilizadas no acompanhamento escolar dos alunos. As principais razões da não utilização das ferramentas Web são a “não aplicabilidade aos conteúdos curriculares”, “falta de formação do professor” e “falta de motivação do professor”. Inferiu-se também que os professores têm uma perceção positiva acerca dos contributos da utilização das ferramentas Web no acompanhamento escolar dos alunos no desenvolvimento de atitudes, competências e conhecimento dos alunos. |
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Utilização de ferramentas web pelos professores do ensino secundário para acompanhamento escolar dos alunos em contexto fora da sala de aulaFerramentas Web 2.0Ferramentas web na educaçãoAmbientes de aprendizagemContextos fora da sala de aulaA rápida evolução das TIC e da Web, o acesso generalizado a equipamentos tecnológicos tanto na escola como em casa, a especial apetência dos alunos para a sua utilização e a sua integração progressiva no domínio da educação, apresentam-se como um constante desafio para os responsáveis pelo ensino. Aos professores cabe a importante tarefa de explorar as potencialidades das ferramentas Web, procurando entender o seu potencial pedagógico e, mediante as suas perceções, integrá-las no processo educativo, promovendo atividades desafiantes com possibilidade de prolongamento, para o contexto fora da sala de aula. Neste sentido, urge estudar o tipo de utilização das ferramentas Web 2.0 por parte dos professores do ensino secundário no acompanhamento escolar dos alunos em contexto fora da sala de aula. O propósito principal desta investigação foi o de identificar as ferramentas Web utilizadas pelos professores do ensino secundário, compreender as razões da não utilização com os alunos e identificar as perceções dos professores acerca dos contributos da utilização das ferramentas Web no acompanhamento escolar dos alunos neste contexto. Os dados foram obtidos por questionário, administrado a 144 professores a lecionar no ensino secundário, em escolas de Bragança e da zona metropolitana de Lisboa, nos anos escolares de 2011/2012 e 2012/2013. Os resultados obtidos revelam que os professores conhecem a maioria das ferramentas apresentadas neste estudo, sendo o Moodle, o Youtube, o Google Docs, a Wikipédia e o Facebook as mais utilizadas no acompanhamento escolar dos alunos. As principais razões da não utilização das ferramentas Web são a “não aplicabilidade aos conteúdos curriculares”, “falta de formação do professor” e “falta de motivação do professor”. Inferiu-se também que os professores têm uma perceção positiva acerca dos contributos da utilização das ferramentas Web no acompanhamento escolar dos alunos no desenvolvimento de atitudes, competências e conhecimento dos alunos.The rapid evolution of ICT and the Web, the widespread access to technological equipment both at school and at home, the ease with which the students make use of these tools and their progressive integration in the education domain, represent a constant challenge for those responsible for education. Teachers have the important task of exploring the Web tools, trying to understand their educational potential and, through their perceptions, integrate them into the educational process, providing challenging activities, which can be extended to the context outside the classroom. In this regard, it is urgent to study how the tools of Web 2.0 are used by the secondary school teachers when monitoring the student activities in the context outside of the classroom. The main purpose of this research was to identify the tools most used by the Web secondary school teachers in this context, to understand the reasons of their use for communicating with students and identify the perceptions of secondary school teachers about the contributions of the use of Web tools in monitoring student activities in this context. The data was obtained through a survey, which was applied to 144 teachers from the secondary school, in the area of Bragança and in the metropolitan area of Lisbon, during the periods 2011/2012 and 2012/2013. The results show that teachers know most of the tools presented in this study, whereas Moodle, YouTube, Google Docs, Wikipedia and Facebook are the most used in the monitoring of students. The main reasons for the non-use of Web tools are “no applicability to the teaching materials”, “lack of teacher training” and “lack of teacher motivation”. We have also concluded that teachers have a positive perception of the contributions of the use of Web tools when monitoring students, in developing attitudes, skills and knowledge of students.Miranda, LuísaBiblioteca Digital do IPBGonçalves, Ermelinda Afonso2014-06-26T16:37:38Z20132014-06-272013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/9774TID:201456745porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:23:30Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/9774Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:00:52.428659Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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