Efeitos da repetição procedimental e da complexidade cognitiva da tarefa no desempenho oral em português língua estrangeira: estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Sara
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/diacritica.4800
Resumo: Este trabalho apresenta uma análise exploratória relativa aos efeitos da repetição procedimental imediata de tarefas na produção oral de aprendentes de português como língua estrangeira (PLE), quantificada nas dimensões da complexidade linguística, correção e fluência. Partindo dos resultados de um estudo-piloto, foram constituídas três tarefas com um nível de complexidade diferente (simples, complexa ou mais complexa). Cada tarefa foi desempenhada três vezes, sendo cada desempenho baseado numa de três histórias percecionadas com um nível de complexidade semelhante. Participaram neste estudo 21 aprendentes chineses de português como língua estrangeira. Cada participante foi associado a um nível de complexidade e desempenhou três vezes (de cada vez com uma história diferente) a mesma tarefa. Os resultados demonstraram que a repetição da tarefa teve um efeito positivo em dois níveis de complexidade cognitiva:  na tarefa simples, ao nível da correção, e na tarefa mais complexa, no que respeita à complexidade sintática (subordinação) e à fluência (velocidade do discurso). O impacto da repetição da tarefa foi mais evidente no segundo desempenho. Considera-se que a repetição procedimental da tarefa poderá ser uma opção metodológica válida no Ensino de Línguas Baseado em Tarefas em PLE. Discutem-se as implicações pedagógicas desta investigação.
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spelling Efeitos da repetição procedimental e da complexidade cognitiva da tarefa no desempenho oral em português língua estrangeira: estudo exploratórioEffects of procedural task repetition and task complexity on the oral production of Portuguese foreign language: exploratory studyEnsino de Línguas Baseado em TarefasRepetição da tarefaComplexidade cognitivaProdução oralPortuguês como língua estrangeiraCognitive complexityTask-Based Language TeachingTask repetitionCognitive complexityOral productionPortuguese as a foreign languageEste trabalho apresenta uma análise exploratória relativa aos efeitos da repetição procedimental imediata de tarefas na produção oral de aprendentes de português como língua estrangeira (PLE), quantificada nas dimensões da complexidade linguística, correção e fluência. Partindo dos resultados de um estudo-piloto, foram constituídas três tarefas com um nível de complexidade diferente (simples, complexa ou mais complexa). Cada tarefa foi desempenhada três vezes, sendo cada desempenho baseado numa de três histórias percecionadas com um nível de complexidade semelhante. Participaram neste estudo 21 aprendentes chineses de português como língua estrangeira. Cada participante foi associado a um nível de complexidade e desempenhou três vezes (de cada vez com uma história diferente) a mesma tarefa. Os resultados demonstraram que a repetição da tarefa teve um efeito positivo em dois níveis de complexidade cognitiva:  na tarefa simples, ao nível da correção, e na tarefa mais complexa, no que respeita à complexidade sintática (subordinação) e à fluência (velocidade do discurso). O impacto da repetição da tarefa foi mais evidente no segundo desempenho. Considera-se que a repetição procedimental da tarefa poderá ser uma opção metodológica válida no Ensino de Línguas Baseado em Tarefas em PLE. Discutem-se as implicações pedagógicas desta investigação.This study presents an exploratory analysis on the effects of immediate procedural task repetition on the oral production of Portuguese learners as a foreign language (PFL). Measures of complexity, accuracy and fluency were used. Following the results of a pilot study, three tasks with different cognitive demands (simple, complex, more complex) were arranged. Each task was performed three times and each performance was based on different stories, perceived as similar in terms of cognitive complexity. Twenty-one university learners of PFL participated in this study. Results showed that task repetition had a positive impact on the simple task in terms of accuracy. On the more complex task, the effect was significant on syntactic complexity (subordination) and fluency (speech rate). The impact of task repetition was higher on the second performance of the task. Procedural task repetition can be an effective methodological option for Task-Based Language Teaching in PFL. Pedagogical implications of this study are discussed.CEHUM2022-12-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.21814/diacritica.4800https://doi.org/10.21814/diacritica.4800Diacrítica; Vol. 36 N.º 2 (2022): Ensino, aprendizagem e aquisição de línguas estrangeiras – Interconexões ; 9-29Diacrítica; Vol. 36 No. 2 (2022): Teaching, learning and acquisition of foreign languages – Interconnections; 9-292183-91740870-8967reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/4800https://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/4800/5227Direitos de Autor (c) 2023 Sara Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Sara2023-05-19T07:45:13Zoai:journals.uminho.pt:article/4800Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:51:58.100523Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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