Pensamento Algébrico e Diagramático: uma experiência de ensino com alunos do 10.º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaz, Sara
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Suharman, Lúcia, Neto, Teresa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/22067
Resumo: Neste artigo, apresentamos uma análise de resoluções de alunos do 10.º ano de escolaridade do Ensino Secundário em Portugal, tendo como foco os objetos e processos usados na resolução de tarefas, envolvendo o pensamento algébrico (PA) e diagramático. O estudo adotou uma metodologia qualitativa de natureza exploratória-descritiva. A análise referida teve lugar num estudo realizado na Universidade de Aveiro, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário. Os resultados mostram que os níveis de PA mais trabalhados são o 1 e o 2 e que não é usual os alunos recorrerem ao pensamento diagramático (PD) para responderem às tarefas pedidas.
id RCAP_ad68569e4416d459c47a38da9c1cd861
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/22067
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Pensamento Algébrico e Diagramático: uma experiência de ensino com alunos do 10.º anoPensamento algébricoPensamento diagramáticoEnsino SecundárioNeste artigo, apresentamos uma análise de resoluções de alunos do 10.º ano de escolaridade do Ensino Secundário em Portugal, tendo como foco os objetos e processos usados na resolução de tarefas, envolvendo o pensamento algébrico (PA) e diagramático. O estudo adotou uma metodologia qualitativa de natureza exploratória-descritiva. A análise referida teve lugar num estudo realizado na Universidade de Aveiro, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário. Os resultados mostram que os níveis de PA mais trabalhados são o 1 e o 2 e que não é usual os alunos recorrerem ao pensamento diagramático (PD) para responderem às tarefas pedidas.En este artículo, presentamos un análisis de resolución de estudiante al grado 10 de educación secundaria en Portugal, se centra en los objetos y procesos utilizados en la solución de las tareas que implican el pensamiento algebraico y esquemática. El estudio adoptó una metodología cualitativa de tipo exploratorio-descriptivo. El análisis se llevó a cabo en un estudio realizado en la Universidad de Aveiro, en el marco del Maestro de Enseñanza Práctica supervisada en enseñanza de las matemáticas en el 3er Ciclo de Educación Básica y Media. Los resultados muestran que los niveles de pensamiento algebraico están más trabajadas 1 y 2 y que no es habitual estudiantes recurren al pensamiento de diagrama para responder a las tareas solicitadas.In this article, we present an analysis of resolutions from students of the 10th grade of secondary education in Portugal, focusing on the objects and procedures used in solving tasks involving algebraic and diagrammatic thinking. The study adopted a qualitative methodology of exploratory-descriptive. The analysis took place in a study conducted at the University of Aveiro, under “Prática de Ensino Supervisionada” as part of the 3rd Cycle of Basic Schooling and Secondary Schooling Masters Degree. The results show that algebraic thinking levels more worked are 1 and 2 and is not usual students resort to diagrammatic thinking to respond to the requested tasks.Universidade de Aveiro2018-02-06T21:50:19Z2016-12-01T00:00:00Z2016-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/22067por1647-3582Vaz, SaraSuharman, LúciaNeto, Teresainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:43:22Zoai:ria.ua.pt:10773/22067Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:56:20.987993Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Pensamento Algébrico e Diagramático: uma experiência de ensino com alunos do 10.º ano
title Pensamento Algébrico e Diagramático: uma experiência de ensino com alunos do 10.º ano
spellingShingle Pensamento Algébrico e Diagramático: uma experiência de ensino com alunos do 10.º ano
Vaz, Sara
Pensamento algébrico
Pensamento diagramático
Ensino Secundário
title_short Pensamento Algébrico e Diagramático: uma experiência de ensino com alunos do 10.º ano
title_full Pensamento Algébrico e Diagramático: uma experiência de ensino com alunos do 10.º ano
title_fullStr Pensamento Algébrico e Diagramático: uma experiência de ensino com alunos do 10.º ano
title_full_unstemmed Pensamento Algébrico e Diagramático: uma experiência de ensino com alunos do 10.º ano
title_sort Pensamento Algébrico e Diagramático: uma experiência de ensino com alunos do 10.º ano
author Vaz, Sara
author_facet Vaz, Sara
Suharman, Lúcia
Neto, Teresa
author_role author
author2 Suharman, Lúcia
Neto, Teresa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vaz, Sara
Suharman, Lúcia
Neto, Teresa
dc.subject.por.fl_str_mv Pensamento algébrico
Pensamento diagramático
Ensino Secundário
topic Pensamento algébrico
Pensamento diagramático
Ensino Secundário
description Neste artigo, apresentamos uma análise de resoluções de alunos do 10.º ano de escolaridade do Ensino Secundário em Portugal, tendo como foco os objetos e processos usados na resolução de tarefas, envolvendo o pensamento algébrico (PA) e diagramático. O estudo adotou uma metodologia qualitativa de natureza exploratória-descritiva. A análise referida teve lugar num estudo realizado na Universidade de Aveiro, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário. Os resultados mostram que os níveis de PA mais trabalhados são o 1 e o 2 e que não é usual os alunos recorrerem ao pensamento diagramático (PD) para responderem às tarefas pedidas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-01T00:00:00Z
2016-12
2018-02-06T21:50:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/22067
url http://hdl.handle.net/10773/22067
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1647-3582
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137617553391616