O papel da calculadora gráfica na atividade matemática com funções de alunos do 10.º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Ângela Santos, 1990-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/9823
Resumo: Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino da Matemática, Universidade de Lisboa, 2013
id RCAP_ef561a04e0b170403a3b434bc5c8a77d
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/9823
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel da calculadora gráfica na atividade matemática com funções de alunos do 10.º anoCalculadoras gráficasEnsino da matemáticaÁlgebraRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2013Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino da Matemática, Universidade de Lisboa, 2013Este estudo tem como objetivo principal compreender de que forma alunos do 10.º ano integram a calculadora gráfica na sua atividade matemática ao resolverem tarefas envolvendo funções. Com este propósito, procurei averiguar qual o tipo de tarefas envolvendo funções que induz, indiretamente, alunos do 10.º ano a usar calculadora gráfica na sua resolução; em que dimensões do uso da calculadora gráfica os alunos revelam estar a desenvolver o pensamento crítico e; quais as principais dificuldades que os alunos do 10.º ano têm ao trabalhar com a calculadora gráfica. O estudo baseia-se nos resultados obtidos durante a lecionação de seis aulas que decorreu no início do 3.º período do ano letivo de 2012/2013 com uma turma do 10.º ano de escolaridade da Escola Secundária Professor José Augusto Lucas em Linda-a-Velha, no âmbito da lecionação dos subtópicos “Inequações de 2.º grau”, “Funções de grau superior a 2” e ”Inequações de grau superior a 2”. Os dados recolhidos são provenientes da entrevista à professora cooperante, da observação de aulas, da recolha documental e do meu diário de bordo. Os resultados obtidos evidenciam que os alunos recorrem à calculadora gráfica consoante o tipo de expressão algébrica da situação matemática apresentada e não conforme o tipo de tarefa proposta. Alguns alunos revelaram ter desenvolvido pensamento crítico que envolve aspetos trabalhados na aula. Os erros e as dificuldades identificadas focam-se na falta de rigor apresentada nos esboços, nas resoluções incompletas e na ausência de compreensão das potencialidades da calculadora gráfica.This study has as main objective to understand the way that 10th grade students integrate graphic calculator in their mathematical exercise to solve problems involving functions. To address this subject, I aimed to understand which kind of exercises involving functions induced, indirectly, the use of graphic calculator to reach their solution. Furthermore, I targeted the features of the graphic calculator that stimulates the critical thinking and I inspected which are the main difficulties that 10th grade students have when working with a graphic calculator. The study is based in results that were obtained during the six lectures that I taught in the 3rd period of the scholar year 2012/2013 to a class of the 10th grade from Escola Secundária Professor Augusto Lucas in Linda-a-Velha. In those lectures, the subtopics taught were “Inequations of second degree”, “Functions of second and superior degree” and “Inequations of second or higher degree”. The data used in this study was collected from an interview with the teacher, who was cooperating in the study, from lectures’ observation, from document compilation and from my work diary. The results obtained evidence that students use the graphic calculator according with the type of algebraic expression of the mathematical situation presented and not according with the task proposed. Some students showed that they developed their critical thought that involves aspects worked in during the lectures. The errors and the difficulties identified result from the lack of accuracy presented in the sketches, in some incomplete resolutions and in the fact of students do not totally understand the graphic calculator potentialities.Santos, Leonor, 1949-Boto, João Pedro, 1962-Repositório da Universidade de LisboaMota, Ângela Santos, 1990-2013-12-20T15:06:05Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/9823TID:201432811porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:54:35Zoai:repositorio.ul.pt:10451/9823Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:33:55.506137Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel da calculadora gráfica na atividade matemática com funções de alunos do 10.º ano
title O papel da calculadora gráfica na atividade matemática com funções de alunos do 10.º ano
spellingShingle O papel da calculadora gráfica na atividade matemática com funções de alunos do 10.º ano
Mota, Ângela Santos, 1990-
Calculadoras gráficas
Ensino da matemática
Álgebra
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013
title_short O papel da calculadora gráfica na atividade matemática com funções de alunos do 10.º ano
title_full O papel da calculadora gráfica na atividade matemática com funções de alunos do 10.º ano
title_fullStr O papel da calculadora gráfica na atividade matemática com funções de alunos do 10.º ano
title_full_unstemmed O papel da calculadora gráfica na atividade matemática com funções de alunos do 10.º ano
title_sort O papel da calculadora gráfica na atividade matemática com funções de alunos do 10.º ano
author Mota, Ângela Santos, 1990-
author_facet Mota, Ângela Santos, 1990-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Leonor, 1949-
Boto, João Pedro, 1962-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota, Ângela Santos, 1990-
dc.subject.por.fl_str_mv Calculadoras gráficas
Ensino da matemática
Álgebra
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013
topic Calculadoras gráficas
Ensino da matemática
Álgebra
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013
description Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino da Matemática, Universidade de Lisboa, 2013
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-20T15:06:05Z
2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/9823
TID:201432811
url http://hdl.handle.net/10451/9823
identifier_str_mv TID:201432811
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134233836388352