Modelos de negócio na indústria da moda no contexto do e-commerce: estudo dos casos Farfetch e Parfois

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Catarina Coelho
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/76136
Resumo: Dissertação de mestrado em Engenharia Industrial (área de especialização em Avaliação e Gestão de Projetos e da Inovação)
id RCAP_ad7c54783930b739bcabb6a331176169
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/76136
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Modelos de negócio na indústria da moda no contexto do e-commerce: estudo dos casos Farfetch e ParfoisBusiness models in the fashion industry in the context of e-commerce: study of the Farfetch and Parfois CasesBusiness Model CanvasCanaisE-commerceModelos de negócioRelacionamento com os clientesBusiness modelsChannelsRelationship with customersEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasDissertação de mestrado em Engenharia Industrial (área de especialização em Avaliação e Gestão de Projetos e da Inovação)A introdução do e-commerce nos últimos anos veio transformar por completo os modelos de negócio de muitas organizações na indústria da moda. A combinação dos canais online e físico no negócio das empresas de moda, contribuirá para a eficácia de modelos de negócio flexíveis e dinâmicos no contexto do e-commerce. Deste modo, foram então exploradas duas questões centrais de investigação: 1) Qual o papel do Relacionamento com os Clientes e dos Canais de negócio no modelo de negócio destas empresas? e 2) Como é que as organizações fazem a gestão dos seus canais online suportados em lojas físicas?. Para o efeito, estudaram-se duas organizações distintas com elevado sucesso, a Parfois e a Farfetch, caracterizadas por modelos de negócio distintos, baseados nas lojas físicas e no online, respetivamente. Foi realizada uma análise documental, que permitiu conhecer melhor cada empresa. Após esta análise, foram realizadas ao staff de ambas empresas, uma entrevista e um grupo de foco, que possibilitaram a perceção da sua realidade, evolução e projeções futuras. Concluiu-se que, ambos os modelos de negócio criam valor para os seus consumidores. No entanto, estes têm que estar em constante atualização, perante as evoluções tecnológicas, ambientais e informáticas. Por isso, é essencial a criação de valor através das sinergias entre os canais online e físico, e entre as estratégias de Relacionamento com os Clientes e os Canais utilizados. Enquanto que a Farfetch criou tecnologias inovadoras que facilitam as vendas em lojas físicas, e alterou o ceticismo de várias marcas de renome limitadas a um modelo de negócio tradicional; a Parfois demonstrou como é que uma marca, com uma presença bastante solidificada no mercado físico, se deve posicionar perante esta nova era de consumidores. As empresas estudadas partiram de modelos de negócio diferentes, mas ambas caminham para a combinação dos canais online e físico, com a predominância de um destes dependendo do modelo de negócio.The introduction of e-commerce in recent years, has completely transformed business models of many companies in the fashion industry. The combination of online and physical channels in the business of fashion companies will contribute to the effectiveness of flexible and dynamic business models, in the context of e-commerce. Thus, two central questions were elaborated: 1) What is the role of Relationship with Customers and business Channels in the business model of these companies? and 2) How do organizations manage their online channels supported in physical stores?. For the manner, two distinct organizations with high accomplishments were studied, Parfois and Farfetch, characterized by distinct business models, based on physical and online stores, respectively. In this way, a documentary analysis was carried out, which made it possible to get to know each company better. After this analysis, an interview and a focus group were made to the staff of both companies, which enabled the perception of the reality, evolution and future projections. It is concluded, that both business models create value for their consumers. However, they must be constantly updated, regarding technological, environmental and informational developments. For this reason, it is essential to create value through synergies between online and physical channels, in which the importance of the Relationship with Customers strategies and Channels used. While Farfetch created innovative technologies that facilitate sales in physical stores, and changed the skepticism of several well-known brands limited to a traditional business model; Parfois demonstrated how a brand, with a very solid presence in the physical market, should position itself in this new era of consumers. The companies studied started with different business models, but both are moving towards a combination of online and physical channels, with the predominance of one of these depending on the business model.Afonso, PauloUniversidade do MinhoBarbosa, Catarina Coelho20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/76136por202775763info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:29:31Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/76136Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:24:31.325914Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Modelos de negócio na indústria da moda no contexto do e-commerce: estudo dos casos Farfetch e Parfois
Business models in the fashion industry in the context of e-commerce: study of the Farfetch and Parfois Cases
title Modelos de negócio na indústria da moda no contexto do e-commerce: estudo dos casos Farfetch e Parfois
spellingShingle Modelos de negócio na indústria da moda no contexto do e-commerce: estudo dos casos Farfetch e Parfois
Barbosa, Catarina Coelho
Business Model Canvas
Canais
E-commerce
Modelos de negócio
Relacionamento com os clientes
Business models
Channels
Relationship with customers
Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias
title_short Modelos de negócio na indústria da moda no contexto do e-commerce: estudo dos casos Farfetch e Parfois
title_full Modelos de negócio na indústria da moda no contexto do e-commerce: estudo dos casos Farfetch e Parfois
title_fullStr Modelos de negócio na indústria da moda no contexto do e-commerce: estudo dos casos Farfetch e Parfois
title_full_unstemmed Modelos de negócio na indústria da moda no contexto do e-commerce: estudo dos casos Farfetch e Parfois
title_sort Modelos de negócio na indústria da moda no contexto do e-commerce: estudo dos casos Farfetch e Parfois
author Barbosa, Catarina Coelho
author_facet Barbosa, Catarina Coelho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Afonso, Paulo
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Catarina Coelho
dc.subject.por.fl_str_mv Business Model Canvas
Canais
E-commerce
Modelos de negócio
Relacionamento com os clientes
Business models
Channels
Relationship with customers
Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias
topic Business Model Canvas
Canais
E-commerce
Modelos de negócio
Relacionamento com os clientes
Business models
Channels
Relationship with customers
Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias
description Dissertação de mestrado em Engenharia Industrial (área de especialização em Avaliação e Gestão de Projetos e da Inovação)
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/76136
url http://hdl.handle.net/1822/76136
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202775763
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132725130559488