Influência da espiritualidade e da prática de mindfulness nas consequências do mobbing nos profissionais da educação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/5105 |
Resumo: | Analisar a influência da espiritualidade e da prática de mindfulness nas consequências do mobbing nos profissionais da educação é de extrema importância, pois o mobbing é um fenómeno que afeta significativamente os trabalhadores, tanto a nível físico, como psicológico (Pocinho & Garcês, 2018; Portelada et al., 2018; Rueda et al., 2017; Stephan et al., 2018). Ademais, a prática de mindfulness e a espiritualidade possuem influência na mitigação do mobbing na comunidade escolar, na promoção de um meio laboral caraterizado pela colaboração e respeito, assim como no fomento do bem-estar nos professores e nas organizações escolares (Couto & Paschoal, 2020; Fernández & Errazu, 2016; Portelada et al., 2018; Stephan et al., 2018), Neste estudo tem-se como objetivo compreender de que modo a prática de mindfulness e a espiritualidade influenciam as consequências do mobbing em profissionais de educação. A amostra deste estudo é constituída por 315 indivíduos, docentes e não docentes nas escolas de Portugal, com uma idade média global de aproximadamente 49 anos. No que concerne, aos instrumentos utilizados, tem-se a Escala de Avaliação de Mobbing (Pocinho & Garcês, 2018) e a Escala de Avaliação da Espiritualidade (Pinto & Pais-Ribeiro, 2007). Relativamente, aos resultados deste estudo, é possível afirmar que existe uma relação significativa negativa entre o Mobbing e a Espiritualidade no fator otimismo; a Prática de Mindfulness e a Espiritualidade no fator crenças não tem influência na perceção de Mobbing, no entanto, os Benefícios do Mindfulness têm influência na perceção de Mobbing. Implicações práticas são também discutidas. |
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Influência da espiritualidade e da prática de mindfulness nas consequências do mobbing nos profissionais da educaçãoMobbingMindfulnessEspiritualidadeProfissionais da educaçãoSpiritualityEducation professionsPsicologia da Educação.Faculdade de Artes e HumanidadesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoAnalisar a influência da espiritualidade e da prática de mindfulness nas consequências do mobbing nos profissionais da educação é de extrema importância, pois o mobbing é um fenómeno que afeta significativamente os trabalhadores, tanto a nível físico, como psicológico (Pocinho & Garcês, 2018; Portelada et al., 2018; Rueda et al., 2017; Stephan et al., 2018). Ademais, a prática de mindfulness e a espiritualidade possuem influência na mitigação do mobbing na comunidade escolar, na promoção de um meio laboral caraterizado pela colaboração e respeito, assim como no fomento do bem-estar nos professores e nas organizações escolares (Couto & Paschoal, 2020; Fernández & Errazu, 2016; Portelada et al., 2018; Stephan et al., 2018), Neste estudo tem-se como objetivo compreender de que modo a prática de mindfulness e a espiritualidade influenciam as consequências do mobbing em profissionais de educação. A amostra deste estudo é constituída por 315 indivíduos, docentes e não docentes nas escolas de Portugal, com uma idade média global de aproximadamente 49 anos. No que concerne, aos instrumentos utilizados, tem-se a Escala de Avaliação de Mobbing (Pocinho & Garcês, 2018) e a Escala de Avaliação da Espiritualidade (Pinto & Pais-Ribeiro, 2007). Relativamente, aos resultados deste estudo, é possível afirmar que existe uma relação significativa negativa entre o Mobbing e a Espiritualidade no fator otimismo; a Prática de Mindfulness e a Espiritualidade no fator crenças não tem influência na perceção de Mobbing, no entanto, os Benefícios do Mindfulness têm influência na perceção de Mobbing. Implicações práticas são também discutidas.Analyzing the influence of spirituality and mindfulness practice on the consequences of mobbing in education professionals is extremely important, as mobbing is a phenomenon that significantly affects workers, both physically and psychologically (Pocinho & Garcês, 2018; Portelada et al., 2018; Rueda et al., 2017; Stephan et al., 2018). Furthermore, the practice of mindfulness and spirituality have an influence on mitigating mobbing in the school community, promoting a working environment characterized by collaboration and respect, as well as promoting the well-being of teachers and school organizations (Couto & Paschoal, 2020; Fernández & Errazu, 2016; Portelada et al., 2018; Stephan et al., 2018), This study aims to understand how the practice of mindfulness and spirituality influence the consequences of mobbing in education professionals. The sample of this study consists of 315 individuals, teachers and non-teachers in schools in Portugal, with an overall average age of approximately 49 years. Regarding the instruments used, we have the Mobbing Assessment Scale (Pocinho & Garcês, 2018) and the Spirituality Assessment Scale (Pinto & Pais-Ribeiro, 2007). Regarding the results of this study, it is possible to affirm that there is a significant negative relationship between Mobbing and Spirituality in the optimism factor; Mindfulness Practice and Spirituality in the belief factor have no influence on the perception of Mobbing, however, the Benefits of Mindfulness have an influence on the perception of Mobbing. Practical implications are also discussed.Garcês, Soraia FernandesPocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo DiasDigitUMaRodrigues, Telma Denisa Mendes2023-03-20T17:02:02Z2022-12-062022-12-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/5105TID:203251857porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-26T03:39:55Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/5105Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:46:11.016391Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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