Conflitos semióticos na resolução de uma tarefa de testes de hipóteses de alunos do ensino superior politécnico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Gabriela
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Fernandes, José António, Nascimento, Maria Manuel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/32493
Resumo: Neste artigo estudam-se os conflitos semióticos experimentados por 223 alunos da Licenciatura de Engenharia Informática, do Instituto Superior de Engenharia do Porto, no ano letivo 2012-2013, na resolução de um problema envolvendo testes de hipóteses para a média. Usando como modelo teórico o Enfoque Ontossemiótico do conhecimento e do ensino da matemática, analisaram-se os conflitos matemáticos implícitos nas respostas dos alunos, assim como os objetos e processos matemáticos utilizados, para caracterizar os possíveis conflitos semióticos que conduziram a respostas incorretas. Em termos de resultados, para além da elevada percentagem de alunos que não responderam às questões salienta-se a existência de vários conflitos semióticos associados à formulação das hipóteses e ao cálculo da probabilidade do erro tipo I.
id RCAP_ad8815b8fc12ca1fff9cb9aff6c19b27
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/32493
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Conflitos semióticos na resolução de uma tarefa de testes de hipóteses de alunos do ensino superior politécnicoAprendizagem da estatísticaInferênciaTestes de hipótesesEnfoque ontossemiótcoStatistics learningInferenceHypothesis testsOntosemiotic approachCiências Sociais::Ciências da EducaçãoCiências Sociais::Ciências da EducaçãoNeste artigo estudam-se os conflitos semióticos experimentados por 223 alunos da Licenciatura de Engenharia Informática, do Instituto Superior de Engenharia do Porto, no ano letivo 2012-2013, na resolução de um problema envolvendo testes de hipóteses para a média. Usando como modelo teórico o Enfoque Ontossemiótico do conhecimento e do ensino da matemática, analisaram-se os conflitos matemáticos implícitos nas respostas dos alunos, assim como os objetos e processos matemáticos utilizados, para caracterizar os possíveis conflitos semióticos que conduziram a respostas incorretas. Em termos de resultados, para além da elevada percentagem de alunos que não responderam às questões salienta-se a existência de vários conflitos semióticos associados à formulação das hipóteses e ao cálculo da probabilidade do erro tipo I.In this article we study the semiotic conflicts experienced by 223 students degree in Computer Engineering, at Institute of Engineering from Porto, during 2012-2013 in solving a problem involving hypothesis tests for the mean. Using the theoretical model Ontosemiotic Approach for the knowledge and teaching of mathematics, we analyzed the implicit mathematical conflicts in the answers of students, as well as objects and mathematical processes used to characterize the possible semiotic conflicts that led to wrong answers. In terms of results, in addition to the high percentage of students who did not answer the questions, we highlight the existence of several semiotic conflicts associated with the formulation of hypotheses and the calculation of the probability of type I error.Universidade de Aveiro. Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF/UA)Universidade do MinhoGonçalves, GabrielaFernandes, José AntónioNascimento, Maria Manuel2014-122014-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/32493por1647-3582http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/3022info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:59:57Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/32493Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:49:47.562607Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Conflitos semióticos na resolução de uma tarefa de testes de hipóteses de alunos do ensino superior politécnico
title Conflitos semióticos na resolução de uma tarefa de testes de hipóteses de alunos do ensino superior politécnico
spellingShingle Conflitos semióticos na resolução de uma tarefa de testes de hipóteses de alunos do ensino superior politécnico
Gonçalves, Gabriela
Aprendizagem da estatística
Inferência
Testes de hipóteses
Enfoque ontossemiótco
Statistics learning
Inference
Hypothesis tests
Ontosemiotic approach
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Conflitos semióticos na resolução de uma tarefa de testes de hipóteses de alunos do ensino superior politécnico
title_full Conflitos semióticos na resolução de uma tarefa de testes de hipóteses de alunos do ensino superior politécnico
title_fullStr Conflitos semióticos na resolução de uma tarefa de testes de hipóteses de alunos do ensino superior politécnico
title_full_unstemmed Conflitos semióticos na resolução de uma tarefa de testes de hipóteses de alunos do ensino superior politécnico
title_sort Conflitos semióticos na resolução de uma tarefa de testes de hipóteses de alunos do ensino superior politécnico
author Gonçalves, Gabriela
author_facet Gonçalves, Gabriela
Fernandes, José António
Nascimento, Maria Manuel
author_role author
author2 Fernandes, José António
Nascimento, Maria Manuel
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Gabriela
Fernandes, José António
Nascimento, Maria Manuel
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem da estatística
Inferência
Testes de hipóteses
Enfoque ontossemiótco
Statistics learning
Inference
Hypothesis tests
Ontosemiotic approach
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Aprendizagem da estatística
Inferência
Testes de hipóteses
Enfoque ontossemiótco
Statistics learning
Inference
Hypothesis tests
Ontosemiotic approach
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Neste artigo estudam-se os conflitos semióticos experimentados por 223 alunos da Licenciatura de Engenharia Informática, do Instituto Superior de Engenharia do Porto, no ano letivo 2012-2013, na resolução de um problema envolvendo testes de hipóteses para a média. Usando como modelo teórico o Enfoque Ontossemiótico do conhecimento e do ensino da matemática, analisaram-se os conflitos matemáticos implícitos nas respostas dos alunos, assim como os objetos e processos matemáticos utilizados, para caracterizar os possíveis conflitos semióticos que conduziram a respostas incorretas. Em termos de resultados, para além da elevada percentagem de alunos que não responderam às questões salienta-se a existência de vários conflitos semióticos associados à formulação das hipóteses e ao cálculo da probabilidade do erro tipo I.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12
2014-12-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/32493
url http://hdl.handle.net/1822/32493
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1647-3582
http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/3022
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro. Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF/UA)
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro. Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF/UA)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132264757460992