O espaço do cinema na didática da História
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/44851 |
Resumo: | Este artigo procura sublinhar o papel do cinema enquanto ferramenta didática no contexto das aulas de História e da necessidade de construir estratégias que explorem a complexa, mas desafiante, relação existente entre História e cinema e como, em contexto de sala de aula, a sétima arte pode contribuir para a promoção das aprendizagens da disciplina, mas também para a aquisição de competências de compreensão da linguagem e do discurso subjacente à narrativa audiovisual. Num primeiro momento exploraremos, de forma breve, a relação entre História e cinema, mais propriamente as implicações e desafios metodológicos que a utilização do filme como fonte histórica coloca, mas também o debate em torno da ideia do cinema enquanto veículo construtor de perceções do passado e de memória histórica. Num segundo momento serão sistematizadas as potencialidades didáticas da utilização do cinema na situação de ensino/aprendizagem e serão sugeridas estratégias de exploração de alguns filmes de ficção recentes. Neste ponto será dado destaque à necessidade de se desenvolverem estratégias que proporcionem um trabalho ativo com os estudantes, utilizando assim o cinema como fonte a partir da qual estes poderão e deverão extrair conhecimento histórico. |
id |
RCAP_ada781a5eec37c94448c1056d0123034 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/44851 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O espaço do cinema na didática da HistóriaDidática da HsitóriaCinemaEste artigo procura sublinhar o papel do cinema enquanto ferramenta didática no contexto das aulas de História e da necessidade de construir estratégias que explorem a complexa, mas desafiante, relação existente entre História e cinema e como, em contexto de sala de aula, a sétima arte pode contribuir para a promoção das aprendizagens da disciplina, mas também para a aquisição de competências de compreensão da linguagem e do discurso subjacente à narrativa audiovisual. Num primeiro momento exploraremos, de forma breve, a relação entre História e cinema, mais propriamente as implicações e desafios metodológicos que a utilização do filme como fonte histórica coloca, mas também o debate em torno da ideia do cinema enquanto veículo construtor de perceções do passado e de memória histórica. Num segundo momento serão sistematizadas as potencialidades didáticas da utilização do cinema na situação de ensino/aprendizagem e serão sugeridas estratégias de exploração de alguns filmes de ficção recentes. Neste ponto será dado destaque à necessidade de se desenvolverem estratégias que proporcionem um trabalho ativo com os estudantes, utilizando assim o cinema como fonte a partir da qual estes poderão e deverão extrair conhecimento histórico.Laboratório de Tecnologias da Informação - Latec, Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ e Unidade Móvel de Investigação em Estudos do Local - ELO, da Universidade Aberta de Portugal2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/44851http://hdl.handle.net/10316/44851por2316-218xRibeiro, Ana IsabelTrindade, Sarainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2021-02-25T16:10:13Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/44851Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:42:13.839322Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O espaço do cinema na didática da História |
title |
O espaço do cinema na didática da História |
spellingShingle |
O espaço do cinema na didática da História Ribeiro, Ana Isabel Didática da Hsitória Cinema |
title_short |
O espaço do cinema na didática da História |
title_full |
O espaço do cinema na didática da História |
title_fullStr |
O espaço do cinema na didática da História |
title_full_unstemmed |
O espaço do cinema na didática da História |
title_sort |
O espaço do cinema na didática da História |
author |
Ribeiro, Ana Isabel |
author_facet |
Ribeiro, Ana Isabel Trindade, Sara |
author_role |
author |
author2 |
Trindade, Sara |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Ana Isabel Trindade, Sara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Didática da Hsitória Cinema |
topic |
Didática da Hsitória Cinema |
description |
Este artigo procura sublinhar o papel do cinema enquanto ferramenta didática no contexto das aulas de História e da necessidade de construir estratégias que explorem a complexa, mas desafiante, relação existente entre História e cinema e como, em contexto de sala de aula, a sétima arte pode contribuir para a promoção das aprendizagens da disciplina, mas também para a aquisição de competências de compreensão da linguagem e do discurso subjacente à narrativa audiovisual. Num primeiro momento exploraremos, de forma breve, a relação entre História e cinema, mais propriamente as implicações e desafios metodológicos que a utilização do filme como fonte histórica coloca, mas também o debate em torno da ideia do cinema enquanto veículo construtor de perceções do passado e de memória histórica. Num segundo momento serão sistematizadas as potencialidades didáticas da utilização do cinema na situação de ensino/aprendizagem e serão sugeridas estratégias de exploração de alguns filmes de ficção recentes. Neste ponto será dado destaque à necessidade de se desenvolverem estratégias que proporcionem um trabalho ativo com os estudantes, utilizando assim o cinema como fonte a partir da qual estes poderão e deverão extrair conhecimento histórico. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/44851 http://hdl.handle.net/10316/44851 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/44851 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2316-218x |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Laboratório de Tecnologias da Informação - Latec, Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ e Unidade Móvel de Investigação em Estudos do Local - ELO, da Universidade Aberta de Portugal |
publisher.none.fl_str_mv |
Laboratório de Tecnologias da Informação - Latec, Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ e Unidade Móvel de Investigação em Estudos do Local - ELO, da Universidade Aberta de Portugal |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133691343011840 |