O espaço do cinema na didática da História

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Ana Isabel
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Trindade, Sara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/44851
Resumo: Este artigo procura sublinhar o papel do cinema enquanto ferramenta didática no contexto das aulas de História e da necessidade de construir estratégias que explorem a complexa, mas desafiante, relação existente entre História e cinema e como, em contexto de sala de aula, a sétima arte pode contribuir para a promoção das aprendizagens da disciplina, mas também para a aquisição de competências de compreensão da linguagem e do discurso subjacente à narrativa audiovisual. Num primeiro momento exploraremos, de forma breve, a relação entre História e cinema, mais propriamente as implicações e desafios metodológicos que a utilização do filme como fonte histórica coloca, mas também o debate em torno da ideia do cinema enquanto veículo construtor de perceções do passado e de memória histórica. Num segundo momento serão sistematizadas as potencialidades didáticas da utilização do cinema na situação de ensino/aprendizagem e serão sugeridas estratégias de exploração de alguns filmes de ficção recentes. Neste ponto será dado destaque à necessidade de se desenvolverem estratégias que proporcionem um trabalho ativo com os estudantes, utilizando assim o cinema como fonte a partir da qual estes poderão e deverão extrair conhecimento histórico.
id RCAP_ada781a5eec37c94448c1056d0123034
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/44851
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O espaço do cinema na didática da HistóriaDidática da HsitóriaCinemaEste artigo procura sublinhar o papel do cinema enquanto ferramenta didática no contexto das aulas de História e da necessidade de construir estratégias que explorem a complexa, mas desafiante, relação existente entre História e cinema e como, em contexto de sala de aula, a sétima arte pode contribuir para a promoção das aprendizagens da disciplina, mas também para a aquisição de competências de compreensão da linguagem e do discurso subjacente à narrativa audiovisual. Num primeiro momento exploraremos, de forma breve, a relação entre História e cinema, mais propriamente as implicações e desafios metodológicos que a utilização do filme como fonte histórica coloca, mas também o debate em torno da ideia do cinema enquanto veículo construtor de perceções do passado e de memória histórica. Num segundo momento serão sistematizadas as potencialidades didáticas da utilização do cinema na situação de ensino/aprendizagem e serão sugeridas estratégias de exploração de alguns filmes de ficção recentes. Neste ponto será dado destaque à necessidade de se desenvolverem estratégias que proporcionem um trabalho ativo com os estudantes, utilizando assim o cinema como fonte a partir da qual estes poderão e deverão extrair conhecimento histórico.Laboratório de Tecnologias da Informação - Latec, Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ e Unidade Móvel de Investigação em Estudos do Local - ELO, da Universidade Aberta de Portugal2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/44851http://hdl.handle.net/10316/44851por2316-218xRibeiro, Ana IsabelTrindade, Sarainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2021-02-25T16:10:13Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/44851Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:42:13.839322Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O espaço do cinema na didática da História
title O espaço do cinema na didática da História
spellingShingle O espaço do cinema na didática da História
Ribeiro, Ana Isabel
Didática da Hsitória
Cinema
title_short O espaço do cinema na didática da História
title_full O espaço do cinema na didática da História
title_fullStr O espaço do cinema na didática da História
title_full_unstemmed O espaço do cinema na didática da História
title_sort O espaço do cinema na didática da História
author Ribeiro, Ana Isabel
author_facet Ribeiro, Ana Isabel
Trindade, Sara
author_role author
author2 Trindade, Sara
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Ana Isabel
Trindade, Sara
dc.subject.por.fl_str_mv Didática da Hsitória
Cinema
topic Didática da Hsitória
Cinema
description Este artigo procura sublinhar o papel do cinema enquanto ferramenta didática no contexto das aulas de História e da necessidade de construir estratégias que explorem a complexa, mas desafiante, relação existente entre História e cinema e como, em contexto de sala de aula, a sétima arte pode contribuir para a promoção das aprendizagens da disciplina, mas também para a aquisição de competências de compreensão da linguagem e do discurso subjacente à narrativa audiovisual. Num primeiro momento exploraremos, de forma breve, a relação entre História e cinema, mais propriamente as implicações e desafios metodológicos que a utilização do filme como fonte histórica coloca, mas também o debate em torno da ideia do cinema enquanto veículo construtor de perceções do passado e de memória histórica. Num segundo momento serão sistematizadas as potencialidades didáticas da utilização do cinema na situação de ensino/aprendizagem e serão sugeridas estratégias de exploração de alguns filmes de ficção recentes. Neste ponto será dado destaque à necessidade de se desenvolverem estratégias que proporcionem um trabalho ativo com os estudantes, utilizando assim o cinema como fonte a partir da qual estes poderão e deverão extrair conhecimento histórico.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/44851
http://hdl.handle.net/10316/44851
url http://hdl.handle.net/10316/44851
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2316-218x
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Laboratório de Tecnologias da Informação - Latec, Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ e Unidade Móvel de Investigação em Estudos do Local - ELO, da Universidade Aberta de Portugal
publisher.none.fl_str_mv Laboratório de Tecnologias da Informação - Latec, Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ e Unidade Móvel de Investigação em Estudos do Local - ELO, da Universidade Aberta de Portugal
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133691343011840