Mediação em contexto escolar: para uma gestão positiva dos conflitos: implementação de um projeto de mediação escolar na Escola Básica Conde de Vilalva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Ana Paula Vieira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/11953
Resumo: Mediação em contexto escolar – para uma gestão positiva dos conflitos - Implementação de um projeto de mediação escolar na Escola Básica Conde de Vilalva RESUMO: O estudo apresentado teve como objetivo compreender e refletir sobre o funcionamento de dispositivos de mediação escolar com enfoque na implementação de um projeto destes numa escola básica. Recorreu-se a metodologia de investigação essencialmente exploratória, numa abordagem quantitativa e qualitativa. Como instrumento de recolha de dados, optou-se pelo inquérito por questionário e por entrevista semi-diretiva. Tendo em conta os resultados obtidos com esta investigação podemos afirmar que existe, de facto, a necessidade da introdução deste tipo de dispositivos de mediação nas escolas, contudo, a sua implementação e consolidação exige um entendimento efetivo do que é a mediação em meio escolar, assim como uma atitude de colaboração e parceria entre toda a comunidade educativa. É igualmente importante que a mediação se estenda a todos os tipos de conflitos, nomeadamente conflitos professor/aluno, funcionário/aluno e não apenas aluno/aluno; ### This dissertation aims for the comprehension and reflection on the operation of mediation devices, focusing on the implementation of a scholar mediation project in a Preparatory / Comprehensive School. ABSTRACT:To do this study, we used a research methodology, essentially an exploratory research, into a quantitative and qualitative approach. As an instrument of data collection, our option included a questionnaire and a survey with a semi-directive interview. Taking into account the results obtained from this research, we can say that there is indeed a need for the introduction of such devices in schools. However, its implementation and consolidation requires an effective understanding of what is the mediation in schools, as well as an attitude of cooperation and partnership between the whole school community. It is also important that mediation extends to all kinds of conflicts, such as conflicts between teachers and students, and staff and students, not only students between students.
id RCAP_adaee832252109ee088bff16d2d53b62
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/11953
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Mediação em contexto escolar: para uma gestão positiva dos conflitos: implementação de um projeto de mediação escolar na Escola Básica Conde de VilalvaIndisciplinaConflitoMediaçãoProjeto de mediação escolarDispositivos de mediação na escolaIndisciplineConflictMediationSchool mediation projectMediation devices in schoolMediação em contexto escolar – para uma gestão positiva dos conflitos - Implementação de um projeto de mediação escolar na Escola Básica Conde de Vilalva RESUMO: O estudo apresentado teve como objetivo compreender e refletir sobre o funcionamento de dispositivos de mediação escolar com enfoque na implementação de um projeto destes numa escola básica. Recorreu-se a metodologia de investigação essencialmente exploratória, numa abordagem quantitativa e qualitativa. Como instrumento de recolha de dados, optou-se pelo inquérito por questionário e por entrevista semi-diretiva. Tendo em conta os resultados obtidos com esta investigação podemos afirmar que existe, de facto, a necessidade da introdução deste tipo de dispositivos de mediação nas escolas, contudo, a sua implementação e consolidação exige um entendimento efetivo do que é a mediação em meio escolar, assim como uma atitude de colaboração e parceria entre toda a comunidade educativa. É igualmente importante que a mediação se estenda a todos os tipos de conflitos, nomeadamente conflitos professor/aluno, funcionário/aluno e não apenas aluno/aluno; ### This dissertation aims for the comprehension and reflection on the operation of mediation devices, focusing on the implementation of a scholar mediation project in a Preparatory / Comprehensive School. ABSTRACT:To do this study, we used a research methodology, essentially an exploratory research, into a quantitative and qualitative approach. As an instrument of data collection, our option included a questionnaire and a survey with a semi-directive interview. Taking into account the results obtained from this research, we can say that there is indeed a need for the introduction of such devices in schools. However, its implementation and consolidation requires an effective understanding of what is the mediation in schools, as well as an attitude of cooperation and partnership between the whole school community. It is also important that mediation extends to all kinds of conflicts, such as conflicts between teachers and students, and staff and students, not only students between students.Universidade de Évora2014-12-17T18:01:21Z2014-12-172013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/11953http://hdl.handle.net/10174/11953TID:201233894porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoapaulavr@hotmail.com229Rodrigues, Ana Paula Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:56:15Zoai:dspace.uevora.pt:10174/11953Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:40.312763Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Mediação em contexto escolar: para uma gestão positiva dos conflitos: implementação de um projeto de mediação escolar na Escola Básica Conde de Vilalva
title Mediação em contexto escolar: para uma gestão positiva dos conflitos: implementação de um projeto de mediação escolar na Escola Básica Conde de Vilalva
spellingShingle Mediação em contexto escolar: para uma gestão positiva dos conflitos: implementação de um projeto de mediação escolar na Escola Básica Conde de Vilalva
Rodrigues, Ana Paula Vieira
Indisciplina
Conflito
Mediação
Projeto de mediação escolar
Dispositivos de mediação na escola
Indiscipline
Conflict
Mediation
School mediation project
Mediation devices in school
title_short Mediação em contexto escolar: para uma gestão positiva dos conflitos: implementação de um projeto de mediação escolar na Escola Básica Conde de Vilalva
title_full Mediação em contexto escolar: para uma gestão positiva dos conflitos: implementação de um projeto de mediação escolar na Escola Básica Conde de Vilalva
title_fullStr Mediação em contexto escolar: para uma gestão positiva dos conflitos: implementação de um projeto de mediação escolar na Escola Básica Conde de Vilalva
title_full_unstemmed Mediação em contexto escolar: para uma gestão positiva dos conflitos: implementação de um projeto de mediação escolar na Escola Básica Conde de Vilalva
title_sort Mediação em contexto escolar: para uma gestão positiva dos conflitos: implementação de um projeto de mediação escolar na Escola Básica Conde de Vilalva
author Rodrigues, Ana Paula Vieira
author_facet Rodrigues, Ana Paula Vieira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Ana Paula Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Indisciplina
Conflito
Mediação
Projeto de mediação escolar
Dispositivos de mediação na escola
Indiscipline
Conflict
Mediation
School mediation project
Mediation devices in school
topic Indisciplina
Conflito
Mediação
Projeto de mediação escolar
Dispositivos de mediação na escola
Indiscipline
Conflict
Mediation
School mediation project
Mediation devices in school
description Mediação em contexto escolar – para uma gestão positiva dos conflitos - Implementação de um projeto de mediação escolar na Escola Básica Conde de Vilalva RESUMO: O estudo apresentado teve como objetivo compreender e refletir sobre o funcionamento de dispositivos de mediação escolar com enfoque na implementação de um projeto destes numa escola básica. Recorreu-se a metodologia de investigação essencialmente exploratória, numa abordagem quantitativa e qualitativa. Como instrumento de recolha de dados, optou-se pelo inquérito por questionário e por entrevista semi-diretiva. Tendo em conta os resultados obtidos com esta investigação podemos afirmar que existe, de facto, a necessidade da introdução deste tipo de dispositivos de mediação nas escolas, contudo, a sua implementação e consolidação exige um entendimento efetivo do que é a mediação em meio escolar, assim como uma atitude de colaboração e parceria entre toda a comunidade educativa. É igualmente importante que a mediação se estenda a todos os tipos de conflitos, nomeadamente conflitos professor/aluno, funcionário/aluno e não apenas aluno/aluno; ### This dissertation aims for the comprehension and reflection on the operation of mediation devices, focusing on the implementation of a scholar mediation project in a Preparatory / Comprehensive School. ABSTRACT:To do this study, we used a research methodology, essentially an exploratory research, into a quantitative and qualitative approach. As an instrument of data collection, our option included a questionnaire and a survey with a semi-directive interview. Taking into account the results obtained from this research, we can say that there is indeed a need for the introduction of such devices in schools. However, its implementation and consolidation requires an effective understanding of what is the mediation in schools, as well as an attitude of cooperation and partnership between the whole school community. It is also important that mediation extends to all kinds of conflicts, such as conflicts between teachers and students, and staff and students, not only students between students.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2014-12-17T18:01:21Z
2014-12-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/11953
http://hdl.handle.net/10174/11953
TID:201233894
url http://hdl.handle.net/10174/11953
identifier_str_mv TID:201233894
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
apaulavr@hotmail.com
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136541574955008