Motivação para a aprendizagem: construção e validação de uma escala de avaliação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duque, Eduardo
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Marques, Joana, Santiago, Katheleen, Neves, Susana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/20814
Resumo: Do ponto de vista dos professores uma das questões fulcrais no processo de ensino/aprendizagem, é a falta de motivação dos alunos, seja pela inadequação do método de ensino, que não suscita situações motivadoras, seja porque o aluno simplesmente não tem vontade de estudar e, consequentemente, de aprender. Estudar a motivação para a aprendizagem envolve a compreensão de um complexo sistema de fatores que se interrelacionam, operando em conjunto na motivação do aluno. Com base nas investigações de Boruchovitch e Neves (2006), Siqueira e Wechsler (2006) e Simões e Alarcão (2011) que visavam a validação de uma escala para avaliar a motivação, e recorrendo a uma metodologia quantitativa, elaborou-se este estudo cujo objetivo é o de construir e validar uma escala de avaliação da motivação para a aprendizagem. O procedimento para a consecução deste objetivo compreendeu a construção do instrumento, de acordo com pressupostos teóricos; a aplicação num número adequado de sujeitos; a aplicação de outros instrumentos reconhecidos para o estudo da validade convergente e para verificação de hipóteses teóricas; a realização de uma Análise Fatorial para a composição dos itens nos fatores que determinaram o formato final do instrumento e, por fim, o estudo da estabilidade temporal por meio da aplicação do teste e do re-teste após um período de tempo. Os resultados obtidos permitem verificar que é possível medir a motivação para a aprendizagem, considerando-se relevante a necessidade de dar continuidade a esta investigação para compreender as verdadeiras motivações dos alunos, cuja análise se revela essencial para a criação de estratégias de combate ao insucesso escolar.
id RCAP_adc042a8ff53a9b8def05c9878f91d1f
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/20814
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Motivação para a aprendizagem: construção e validação de uma escala de avaliaçãoAvaliaçãoMotivaçãoEnsinoAprendizagemEscala de avaliaçãoDo ponto de vista dos professores uma das questões fulcrais no processo de ensino/aprendizagem, é a falta de motivação dos alunos, seja pela inadequação do método de ensino, que não suscita situações motivadoras, seja porque o aluno simplesmente não tem vontade de estudar e, consequentemente, de aprender. Estudar a motivação para a aprendizagem envolve a compreensão de um complexo sistema de fatores que se interrelacionam, operando em conjunto na motivação do aluno. Com base nas investigações de Boruchovitch e Neves (2006), Siqueira e Wechsler (2006) e Simões e Alarcão (2011) que visavam a validação de uma escala para avaliar a motivação, e recorrendo a uma metodologia quantitativa, elaborou-se este estudo cujo objetivo é o de construir e validar uma escala de avaliação da motivação para a aprendizagem. O procedimento para a consecução deste objetivo compreendeu a construção do instrumento, de acordo com pressupostos teóricos; a aplicação num número adequado de sujeitos; a aplicação de outros instrumentos reconhecidos para o estudo da validade convergente e para verificação de hipóteses teóricas; a realização de uma Análise Fatorial para a composição dos itens nos fatores que determinaram o formato final do instrumento e, por fim, o estudo da estabilidade temporal por meio da aplicação do teste e do re-teste após um período de tempo. Os resultados obtidos permitem verificar que é possível medir a motivação para a aprendizagem, considerando-se relevante a necessidade de dar continuidade a esta investigação para compreender as verdadeiras motivações dos alunos, cuja análise se revela essencial para a criação de estratégias de combate ao insucesso escolar.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaDuque, EduardoMarques, JoanaSantiago, KatheleenNeves, Susana2016-10-03T16:23:25Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/20814por10.15628/holos.2016.4208info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:26:27Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/20814Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:17:00.317532Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Motivação para a aprendizagem: construção e validação de uma escala de avaliação
title Motivação para a aprendizagem: construção e validação de uma escala de avaliação
spellingShingle Motivação para a aprendizagem: construção e validação de uma escala de avaliação
Duque, Eduardo
Avaliação
Motivação
Ensino
Aprendizagem
Escala de avaliação
title_short Motivação para a aprendizagem: construção e validação de uma escala de avaliação
title_full Motivação para a aprendizagem: construção e validação de uma escala de avaliação
title_fullStr Motivação para a aprendizagem: construção e validação de uma escala de avaliação
title_full_unstemmed Motivação para a aprendizagem: construção e validação de uma escala de avaliação
title_sort Motivação para a aprendizagem: construção e validação de uma escala de avaliação
author Duque, Eduardo
author_facet Duque, Eduardo
Marques, Joana
Santiago, Katheleen
Neves, Susana
author_role author
author2 Marques, Joana
Santiago, Katheleen
Neves, Susana
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Duque, Eduardo
Marques, Joana
Santiago, Katheleen
Neves, Susana
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Motivação
Ensino
Aprendizagem
Escala de avaliação
topic Avaliação
Motivação
Ensino
Aprendizagem
Escala de avaliação
description Do ponto de vista dos professores uma das questões fulcrais no processo de ensino/aprendizagem, é a falta de motivação dos alunos, seja pela inadequação do método de ensino, que não suscita situações motivadoras, seja porque o aluno simplesmente não tem vontade de estudar e, consequentemente, de aprender. Estudar a motivação para a aprendizagem envolve a compreensão de um complexo sistema de fatores que se interrelacionam, operando em conjunto na motivação do aluno. Com base nas investigações de Boruchovitch e Neves (2006), Siqueira e Wechsler (2006) e Simões e Alarcão (2011) que visavam a validação de uma escala para avaliar a motivação, e recorrendo a uma metodologia quantitativa, elaborou-se este estudo cujo objetivo é o de construir e validar uma escala de avaliação da motivação para a aprendizagem. O procedimento para a consecução deste objetivo compreendeu a construção do instrumento, de acordo com pressupostos teóricos; a aplicação num número adequado de sujeitos; a aplicação de outros instrumentos reconhecidos para o estudo da validade convergente e para verificação de hipóteses teóricas; a realização de uma Análise Fatorial para a composição dos itens nos fatores que determinaram o formato final do instrumento e, por fim, o estudo da estabilidade temporal por meio da aplicação do teste e do re-teste após um período de tempo. Os resultados obtidos permitem verificar que é possível medir a motivação para a aprendizagem, considerando-se relevante a necessidade de dar continuidade a esta investigação para compreender as verdadeiras motivações dos alunos, cuja análise se revela essencial para a criação de estratégias de combate ao insucesso escolar.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-03T16:23:25Z
2016
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/20814
url http://hdl.handle.net/10400.14/20814
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.15628/holos.2016.4208
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131855594717184