Escala de motivação para a leitura para estudantes do Ensino Fundamental: construção e validação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000100068 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é descrever os passos relativos à construção e validação de uma escala para avaliar a motivação em leitura e apresentar a análise preliminar de suas propriedades psicométricas. Participaram 253 estudantes brasileiros de 3º ao 5º anos de escolas públicas do Ensino Fundamental. Pela análise fatorial exploratória, emergiram quatro fatores: Motivação Extrínseca Autônoma para a Leitura, Desmotivação para a Leitura, Motivação Extrínseca Controlada para a Leitura e Motivação Intrínseca para a Leitura, que explicaram 42,71% da variância total. A consistência interna da escala total, aferida pelo Alpha de Cronbach, foi de 0,83 e dos quatro fatores variaram de 0,80 a 0,87. Acredita-se que a escala apresenta evidências de validade e confiabilidade para utilização no contexto escolar. |
id |
UFRGS-5_c58e8813dbbafe8fa6b53da608351de1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-79722015000100068 |
network_acronym_str |
UFRGS-5 |
network_name_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Escala de motivação para a leitura para estudantes do Ensino Fundamental: construção e validaçãoAvaliação psicoeducacionalconstrução de instrumentoEscala de Motivação para a LeituraleituraTeoria da AutodeterminaçãoO objetivo deste estudo é descrever os passos relativos à construção e validação de uma escala para avaliar a motivação em leitura e apresentar a análise preliminar de suas propriedades psicométricas. Participaram 253 estudantes brasileiros de 3º ao 5º anos de escolas públicas do Ensino Fundamental. Pela análise fatorial exploratória, emergiram quatro fatores: Motivação Extrínseca Autônoma para a Leitura, Desmotivação para a Leitura, Motivação Extrínseca Controlada para a Leitura e Motivação Intrínseca para a Leitura, que explicaram 42,71% da variância total. A consistência interna da escala total, aferida pelo Alpha de Cronbach, foi de 0,83 e dos quatro fatores variaram de 0,80 a 0,87. Acredita-se que a escala apresenta evidências de validade e confiabilidade para utilização no contexto escolar.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2015-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000100068Psicologia: Reflexão e Crítica v.28 n.1 2015reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/1678-7153.201528108info:eu-repo/semantics/openAccessGomes,Maria Aparecida MezzaliraBoruchovitch,Evelypor2015-09-10T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722015000100068Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2015-09-10T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escala de motivação para a leitura para estudantes do Ensino Fundamental: construção e validação |
title |
Escala de motivação para a leitura para estudantes do Ensino Fundamental: construção e validação |
spellingShingle |
Escala de motivação para a leitura para estudantes do Ensino Fundamental: construção e validação Gomes,Maria Aparecida Mezzalira Avaliação psicoeducacional construção de instrumento Escala de Motivação para a Leitura leitura Teoria da Autodeterminação |
title_short |
Escala de motivação para a leitura para estudantes do Ensino Fundamental: construção e validação |
title_full |
Escala de motivação para a leitura para estudantes do Ensino Fundamental: construção e validação |
title_fullStr |
Escala de motivação para a leitura para estudantes do Ensino Fundamental: construção e validação |
title_full_unstemmed |
Escala de motivação para a leitura para estudantes do Ensino Fundamental: construção e validação |
title_sort |
Escala de motivação para a leitura para estudantes do Ensino Fundamental: construção e validação |
author |
Gomes,Maria Aparecida Mezzalira |
author_facet |
Gomes,Maria Aparecida Mezzalira Boruchovitch,Evely |
author_role |
author |
author2 |
Boruchovitch,Evely |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes,Maria Aparecida Mezzalira Boruchovitch,Evely |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação psicoeducacional construção de instrumento Escala de Motivação para a Leitura leitura Teoria da Autodeterminação |
topic |
Avaliação psicoeducacional construção de instrumento Escala de Motivação para a Leitura leitura Teoria da Autodeterminação |
description |
O objetivo deste estudo é descrever os passos relativos à construção e validação de uma escala para avaliar a motivação em leitura e apresentar a análise preliminar de suas propriedades psicométricas. Participaram 253 estudantes brasileiros de 3º ao 5º anos de escolas públicas do Ensino Fundamental. Pela análise fatorial exploratória, emergiram quatro fatores: Motivação Extrínseca Autônoma para a Leitura, Desmotivação para a Leitura, Motivação Extrínseca Controlada para a Leitura e Motivação Intrínseca para a Leitura, que explicaram 42,71% da variância total. A consistência interna da escala total, aferida pelo Alpha de Cronbach, foi de 0,83 e dos quatro fatores variaram de 0,80 a 0,87. Acredita-se que a escala apresenta evidências de validade e confiabilidade para utilização no contexto escolar. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000100068 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000100068 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1678-7153.201528108 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Reflexão e Crítica v.28 n.1 2015 reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
collection |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
prc@springeropen.com |
_version_ |
1750134865765859328 |