Escala de motivação para a leitura para estudantes do Ensino Fundamental: construção e validação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes,Maria Aparecida Mezzalira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Boruchovitch,Evely
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000100068
Resumo: O objetivo deste estudo é descrever os passos relativos à construção e validação de uma escala para avaliar a motivação em leitura e apresentar a análise preliminar de suas propriedades psicométricas. Participaram 253 estudantes brasileiros de 3º ao 5º anos de escolas públicas do Ensino Fundamental. Pela análise fatorial exploratória, emergiram quatro fatores: Motivação Extrínseca Autônoma para a Leitura, Desmotivação para a Leitura, Motivação Extrínseca Controlada para a Leitura e Motivação Intrínseca para a Leitura, que explicaram 42,71% da variância total. A consistência interna da escala total, aferida pelo Alpha de Cronbach, foi de 0,83 e dos quatro fatores variaram de 0,80 a 0,87. Acredita-se que a escala apresenta evidências de validade e confiabilidade para utilização no contexto escolar.
id UFRGS-5_c58e8813dbbafe8fa6b53da608351de1
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-79722015000100068
network_acronym_str UFRGS-5
network_name_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Escala de motivação para a leitura para estudantes do Ensino Fundamental: construção e validaçãoAvaliação psicoeducacionalconstrução de instrumentoEscala de Motivação para a LeituraleituraTeoria da AutodeterminaçãoO objetivo deste estudo é descrever os passos relativos à construção e validação de uma escala para avaliar a motivação em leitura e apresentar a análise preliminar de suas propriedades psicométricas. Participaram 253 estudantes brasileiros de 3º ao 5º anos de escolas públicas do Ensino Fundamental. Pela análise fatorial exploratória, emergiram quatro fatores: Motivação Extrínseca Autônoma para a Leitura, Desmotivação para a Leitura, Motivação Extrínseca Controlada para a Leitura e Motivação Intrínseca para a Leitura, que explicaram 42,71% da variância total. A consistência interna da escala total, aferida pelo Alpha de Cronbach, foi de 0,83 e dos quatro fatores variaram de 0,80 a 0,87. Acredita-se que a escala apresenta evidências de validade e confiabilidade para utilização no contexto escolar.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2015-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000100068Psicologia: Reflexão e Crítica v.28 n.1 2015reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/1678-7153.201528108info:eu-repo/semantics/openAccessGomes,Maria Aparecida MezzaliraBoruchovitch,Evelypor2015-09-10T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722015000100068Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2015-09-10T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Escala de motivação para a leitura para estudantes do Ensino Fundamental: construção e validação
title Escala de motivação para a leitura para estudantes do Ensino Fundamental: construção e validação
spellingShingle Escala de motivação para a leitura para estudantes do Ensino Fundamental: construção e validação
Gomes,Maria Aparecida Mezzalira
Avaliação psicoeducacional
construção de instrumento
Escala de Motivação para a Leitura
leitura
Teoria da Autodeterminação
title_short Escala de motivação para a leitura para estudantes do Ensino Fundamental: construção e validação
title_full Escala de motivação para a leitura para estudantes do Ensino Fundamental: construção e validação
title_fullStr Escala de motivação para a leitura para estudantes do Ensino Fundamental: construção e validação
title_full_unstemmed Escala de motivação para a leitura para estudantes do Ensino Fundamental: construção e validação
title_sort Escala de motivação para a leitura para estudantes do Ensino Fundamental: construção e validação
author Gomes,Maria Aparecida Mezzalira
author_facet Gomes,Maria Aparecida Mezzalira
Boruchovitch,Evely
author_role author
author2 Boruchovitch,Evely
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes,Maria Aparecida Mezzalira
Boruchovitch,Evely
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação psicoeducacional
construção de instrumento
Escala de Motivação para a Leitura
leitura
Teoria da Autodeterminação
topic Avaliação psicoeducacional
construção de instrumento
Escala de Motivação para a Leitura
leitura
Teoria da Autodeterminação
description O objetivo deste estudo é descrever os passos relativos à construção e validação de uma escala para avaliar a motivação em leitura e apresentar a análise preliminar de suas propriedades psicométricas. Participaram 253 estudantes brasileiros de 3º ao 5º anos de escolas públicas do Ensino Fundamental. Pela análise fatorial exploratória, emergiram quatro fatores: Motivação Extrínseca Autônoma para a Leitura, Desmotivação para a Leitura, Motivação Extrínseca Controlada para a Leitura e Motivação Intrínseca para a Leitura, que explicaram 42,71% da variância total. A consistência interna da escala total, aferida pelo Alpha de Cronbach, foi de 0,83 e dos quatro fatores variaram de 0,80 a 0,87. Acredita-se que a escala apresenta evidências de validade e confiabilidade para utilização no contexto escolar.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000100068
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000100068
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1678-7153.201528108
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica v.28 n.1 2015
reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
collection Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv prc@springeropen.com
_version_ 1750134865765859328