Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária [com] 3º CEB da Sé - Guarda
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/3233 |
Resumo: | O presente documento, relatório de estágio pedagógico, encontra-se subdividido em dois capítulos. O primeiro capítulo refere-se a todos os aspectos directamente relacionados com o estágio, desde a caracterização da escola onde foi realizado o estágio, a Escola Secundária da Sé – Guarda; à caracterização das turmas com que tive oportunidade de trabalhar; a descrição das actividades que desenvolvi ao longo do ano, bem como os aspectos mais marcantes deste ano de estágio. Do segundo capítulo faz parte o trabalho de investigação realizado no âmbito escolar, correspondente ao seminário II deste ciclo de estudos. Neste trabalho procurei estudar a influência da prática regular actividade física programada nos estados de humor de adolescentes e jovens em idade escolar. Sendo assim, posteriormente explicarei de forma mais resumida o conteúdo de cada um dos capítulos. Capítulo 1 Este capítulo refere-se a todas as informações associadas ao estágio pedagógico, desde os objectivos do estágio, à caracterização da escola e turmas com as quais tive oportunidade de trabalhar. Consta também a descrição das actividades desenvolvidas ao longo do ano, e a importância que tiveram no meu crescimento profissional e pessoal. De uma forma simplificada procuro também esclarecer a dinâmica que adoptei nas minhas aulas, o relacionamento que consegui criar com as turmas e o meu desempenho enquanto professora de educação física. Então, neste primeiro capítulo estarão descritas de uma forma mais ou menos detalhada, todas as experiências que para mim foram mais significativas ao longo deste ano de Estágio. Capítulo 2 Este capítulo refere-se ao trabalho de investigação realizado no âmbito escolar, através do qual o meu objectivo, em concordância com o orientador da Faculdade Prof. Doutor Aldo Costa, foi estudar a influência da prática regular de Actividade Física nos estados de humor de adolescentes e jovens em idade escolar. Numa sociedade cada vez mais stressada, mais tensa, com inúmeros problemas do foro psicológico, é fundamental procurar uma forma eficaz de combater esta epidemia. Deste modo, a Actividade Física surge como a “chave que abre a porta” da Saúde física, mental e psíquica. No artigo que desenvolvemos procuramos esclarecer os benefícios psicológicos que a prática regular de Actividade Física nos pode oferecer. Através do nosso estudo em crianças, adolescentes e jovens, pretendemos averiguar se existem diferenças significativas nos perfis de estados de humor de alunos que praticam actividade física extra-escolar, em relação aos que não praticam e consequentemente se os alunos que praticam este tipo de actividades apresentam benefícios a nível psicológico que os outros não apresentem. |
id |
RCAP_adcce803b6a9bdaa2c45481d361a243f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3233 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária [com] 3º CEB da Sé - GuardaActividade física - Aspectos psicológicosActividade física - Adolescentes - Estado de humorDesporto escolarO presente documento, relatório de estágio pedagógico, encontra-se subdividido em dois capítulos. O primeiro capítulo refere-se a todos os aspectos directamente relacionados com o estágio, desde a caracterização da escola onde foi realizado o estágio, a Escola Secundária da Sé – Guarda; à caracterização das turmas com que tive oportunidade de trabalhar; a descrição das actividades que desenvolvi ao longo do ano, bem como os aspectos mais marcantes deste ano de estágio. Do segundo capítulo faz parte o trabalho de investigação realizado no âmbito escolar, correspondente ao seminário II deste ciclo de estudos. Neste trabalho procurei estudar a influência da prática regular actividade física programada nos estados de humor de adolescentes e jovens em idade escolar. Sendo assim, posteriormente explicarei de forma mais resumida o conteúdo de cada um dos capítulos. Capítulo 1 Este capítulo refere-se a todas as informações associadas ao estágio pedagógico, desde os objectivos do estágio, à caracterização da escola e turmas com as quais tive oportunidade de trabalhar. Consta também a descrição das actividades desenvolvidas ao longo do ano, e a importância que tiveram no meu crescimento profissional e pessoal. De uma forma simplificada procuro também esclarecer a dinâmica que adoptei nas minhas aulas, o relacionamento que consegui criar com as turmas e o meu desempenho enquanto professora de educação física. Então, neste primeiro capítulo estarão descritas de uma forma mais ou menos detalhada, todas as experiências que para mim foram mais significativas ao longo deste ano de Estágio. Capítulo 2 Este capítulo refere-se ao trabalho de investigação realizado no âmbito escolar, através do qual o meu objectivo, em concordância com o orientador da Faculdade Prof. Doutor Aldo Costa, foi estudar a influência da prática regular de Actividade Física nos estados de humor de adolescentes e jovens em idade escolar. Numa sociedade cada vez mais stressada, mais tensa, com inúmeros problemas do foro psicológico, é fundamental procurar uma forma eficaz de combater esta epidemia. Deste modo, a Actividade Física surge como a “chave que abre a porta” da Saúde física, mental e psíquica. No artigo que desenvolvemos procuramos esclarecer os benefícios psicológicos que a prática regular de Actividade Física nos pode oferecer. Através do nosso estudo em crianças, adolescentes e jovens, pretendemos averiguar se existem diferenças significativas nos perfis de estados de humor de alunos que praticam actividade física extra-escolar, em relação aos que não praticam e consequentemente se os alunos que praticam este tipo de actividades apresentam benefícios a nível psicológico que os outros não apresentem.The following document, report, training students, is divided into two chapters. The first chapter refers to all aspects directly related to the stage, since the characterization of the school where it was held the stage, a Escola Secundária da Sé - Guarda; the characterization of the classes that I had the opportunity to work, the description of activities I have developed over the years and the most striking aspects of this year internship. The second chapter is part of the research work carried out in schools, corresponding to the seminar II of this course. In this paper tried to study the influence of regular physical activity scheduled in mood states of adolescents and schoolchildren. So, I'll explain more later summarized the contents of each chapter. Chapter 1 This chapter refers to all information related to teaching practice, since the objectives of the internship, the characterization of the school and classes with whom I had the opportunity to work. Also contains a description of the activities throughout the year, and their importance in my professional and personal growth. In a simplified form also seek to clarify the dynamics I have taken my classes, I could create the relationship with the classes and my performance as a physical education teacher. So in this first chapter will be described in a more or less detailed, all the experiences that were more significant for me this year internship. Chapter 2 This chapter refers to research work in the school, through which my goal, in agreement with the supervisor of the College Professor. Dr. Aldo Costa, was to study the influence of regular physical activity on mood states of adolescents and schoolchildren. In the all stressed society that we live in today, with a great number of psychological issues, it’s crucial to find effective ways to fight all of these problems that symbolize the ghosts of the society that we live in. So, Physical Activity appears like the “key that opens the right door in the right time” of the physical, mental and physic health. In this article we somehow try to explain the psychological benefits in the Physical Activity. Through our study made on children , young ones and teenagers we try to understand and see if these activities on their daily life create humor changes in relation of the children that don’t practice these activities extra at all. On the big picture of the article we try to understand if there are really benefits in the psychological evolution of these young ones.Martins, Júlio Manuel CardosouBibliorumSousa, Patrícia Filipa Saraiva de2015-04-13T08:59:09Z2011-062011-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3233porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:41:41ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária [com] 3º CEB da Sé - Guarda |
title |
Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária [com] 3º CEB da Sé - Guarda |
spellingShingle |
Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária [com] 3º CEB da Sé - Guarda Sousa, Patrícia Filipa Saraiva de Actividade física - Aspectos psicológicos Actividade física - Adolescentes - Estado de humor Desporto escolar |
title_short |
Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária [com] 3º CEB da Sé - Guarda |
title_full |
Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária [com] 3º CEB da Sé - Guarda |
title_fullStr |
Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária [com] 3º CEB da Sé - Guarda |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária [com] 3º CEB da Sé - Guarda |
title_sort |
Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária [com] 3º CEB da Sé - Guarda |
author |
Sousa, Patrícia Filipa Saraiva de |
author_facet |
Sousa, Patrícia Filipa Saraiva de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Júlio Manuel Cardoso uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Patrícia Filipa Saraiva de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Actividade física - Aspectos psicológicos Actividade física - Adolescentes - Estado de humor Desporto escolar |
topic |
Actividade física - Aspectos psicológicos Actividade física - Adolescentes - Estado de humor Desporto escolar |
description |
O presente documento, relatório de estágio pedagógico, encontra-se subdividido em dois capítulos. O primeiro capítulo refere-se a todos os aspectos directamente relacionados com o estágio, desde a caracterização da escola onde foi realizado o estágio, a Escola Secundária da Sé – Guarda; à caracterização das turmas com que tive oportunidade de trabalhar; a descrição das actividades que desenvolvi ao longo do ano, bem como os aspectos mais marcantes deste ano de estágio. Do segundo capítulo faz parte o trabalho de investigação realizado no âmbito escolar, correspondente ao seminário II deste ciclo de estudos. Neste trabalho procurei estudar a influência da prática regular actividade física programada nos estados de humor de adolescentes e jovens em idade escolar. Sendo assim, posteriormente explicarei de forma mais resumida o conteúdo de cada um dos capítulos. Capítulo 1 Este capítulo refere-se a todas as informações associadas ao estágio pedagógico, desde os objectivos do estágio, à caracterização da escola e turmas com as quais tive oportunidade de trabalhar. Consta também a descrição das actividades desenvolvidas ao longo do ano, e a importância que tiveram no meu crescimento profissional e pessoal. De uma forma simplificada procuro também esclarecer a dinâmica que adoptei nas minhas aulas, o relacionamento que consegui criar com as turmas e o meu desempenho enquanto professora de educação física. Então, neste primeiro capítulo estarão descritas de uma forma mais ou menos detalhada, todas as experiências que para mim foram mais significativas ao longo deste ano de Estágio. Capítulo 2 Este capítulo refere-se ao trabalho de investigação realizado no âmbito escolar, através do qual o meu objectivo, em concordância com o orientador da Faculdade Prof. Doutor Aldo Costa, foi estudar a influência da prática regular de Actividade Física nos estados de humor de adolescentes e jovens em idade escolar. Numa sociedade cada vez mais stressada, mais tensa, com inúmeros problemas do foro psicológico, é fundamental procurar uma forma eficaz de combater esta epidemia. Deste modo, a Actividade Física surge como a “chave que abre a porta” da Saúde física, mental e psíquica. No artigo que desenvolvemos procuramos esclarecer os benefícios psicológicos que a prática regular de Actividade Física nos pode oferecer. Através do nosso estudo em crianças, adolescentes e jovens, pretendemos averiguar se existem diferenças significativas nos perfis de estados de humor de alunos que praticam actividade física extra-escolar, em relação aos que não praticam e consequentemente se os alunos que praticam este tipo de actividades apresentam benefícios a nível psicológico que os outros não apresentem. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-06 2011-06-01T00:00:00Z 2015-04-13T08:59:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/3233 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/3233 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777301773700038656 |