Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna dos 0 aos 6 anos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/9853 |
Resumo: | Neste relatório de estágio, apresenta-se a descrição de um processo de investigação-ação no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, tendo como tema central o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna dos 0 aos 6 anos, tendo em conta uma perspetiva de continuidade no processo educativo. As intervenções e aprendizagens efetuadas neste contexto foram organizadas em torno de três eixos: a valorização dos interesses das crianças na construção de uma planificação cooperada, a apropriação de alguns instrumentos de regulação e a vivência de pequenos momentos de comunicação e troca de experiências no grupo. Paralelamente, apresenta-se uma reflexão sobre as principais aprendizagens efetuadas sobre a implementação do modelo pedagógico em jardim-de-infância. Num contexto onde o modelo era conhecido pelo grupo, são divulgados no relatório os principais constructos para a aprendizagem da profissionalidade docente, através da apresentação de elementos recolhidos ao longo do estágio; ### ABSTRACT: In this internship report is provided a description of a process of research-action within the supervised teaching practice, taking as its central theme the portuguese pedagogical model of Movimento da Escola Moderna from 0 to 6 years. Having regard to the perspective of continuity in the educational process, is presented an adaptation of this model to a nursery room of two years old children. The interventions and learnings performed in this area have been organized around three axes: the valuation of children's interests in building a cooperative planning, the appropriation of some instruments of regulation and the experience of communication moments and experience exchange group. Alongside, is presented a reflection about the main activities carried out on the implementation of the teaching model in kindergarten. In a context where the teaching model was know by the group, the main constructs are disclosed for the learning of professional teaching, trough the presentation of gathered information during the internship. |
id |
RCAP_adeb2dd917fa0bfc8dc9e22bbb1551db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/9853 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna dos 0 aos 6 anosEducação de infânciaMovimento da escola modernaPrática de ensino supervisionadaCooperaçãoDemocraciaContinuidade pedagógicaComunicaçãoReflexãoValorização dos interesses da criançaNeste relatório de estágio, apresenta-se a descrição de um processo de investigação-ação no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, tendo como tema central o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna dos 0 aos 6 anos, tendo em conta uma perspetiva de continuidade no processo educativo. As intervenções e aprendizagens efetuadas neste contexto foram organizadas em torno de três eixos: a valorização dos interesses das crianças na construção de uma planificação cooperada, a apropriação de alguns instrumentos de regulação e a vivência de pequenos momentos de comunicação e troca de experiências no grupo. Paralelamente, apresenta-se uma reflexão sobre as principais aprendizagens efetuadas sobre a implementação do modelo pedagógico em jardim-de-infância. Num contexto onde o modelo era conhecido pelo grupo, são divulgados no relatório os principais constructos para a aprendizagem da profissionalidade docente, através da apresentação de elementos recolhidos ao longo do estágio; ### ABSTRACT: In this internship report is provided a description of a process of research-action within the supervised teaching practice, taking as its central theme the portuguese pedagogical model of Movimento da Escola Moderna from 0 to 6 years. Having regard to the perspective of continuity in the educational process, is presented an adaptation of this model to a nursery room of two years old children. The interventions and learnings performed in this area have been organized around three axes: the valuation of children's interests in building a cooperative planning, the appropriation of some instruments of regulation and the experience of communication moments and experience exchange group. Alongside, is presented a reflection about the main activities carried out on the implementation of the teaching model in kindergarten. In a context where the teaching model was know by the group, the main constructs are disclosed for the learning of professional teaching, trough the presentation of gathered information during the internship.Universidade de Évora2014-01-21T15:45:03Z2014-01-212013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/9853http://hdl.handle.net/10174/9853TID:201233053pornd229Jordão, Ana Raquel Boletoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:51:57Zoai:dspace.uevora.pt:10174/9853Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:03:46.239546Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna dos 0 aos 6 anos |
title |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna dos 0 aos 6 anos |
spellingShingle |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna dos 0 aos 6 anos Jordão, Ana Raquel Boleto Educação de infância Movimento da escola moderna Prática de ensino supervisionada Cooperação Democracia Continuidade pedagógica Comunicação Reflexão Valorização dos interesses da criança |
title_short |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna dos 0 aos 6 anos |
title_full |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna dos 0 aos 6 anos |
title_fullStr |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna dos 0 aos 6 anos |
title_full_unstemmed |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna dos 0 aos 6 anos |
title_sort |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna dos 0 aos 6 anos |
author |
Jordão, Ana Raquel Boleto |
author_facet |
Jordão, Ana Raquel Boleto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jordão, Ana Raquel Boleto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de infância Movimento da escola moderna Prática de ensino supervisionada Cooperação Democracia Continuidade pedagógica Comunicação Reflexão Valorização dos interesses da criança |
topic |
Educação de infância Movimento da escola moderna Prática de ensino supervisionada Cooperação Democracia Continuidade pedagógica Comunicação Reflexão Valorização dos interesses da criança |
description |
Neste relatório de estágio, apresenta-se a descrição de um processo de investigação-ação no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, tendo como tema central o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna dos 0 aos 6 anos, tendo em conta uma perspetiva de continuidade no processo educativo. As intervenções e aprendizagens efetuadas neste contexto foram organizadas em torno de três eixos: a valorização dos interesses das crianças na construção de uma planificação cooperada, a apropriação de alguns instrumentos de regulação e a vivência de pequenos momentos de comunicação e troca de experiências no grupo. Paralelamente, apresenta-se uma reflexão sobre as principais aprendizagens efetuadas sobre a implementação do modelo pedagógico em jardim-de-infância. Num contexto onde o modelo era conhecido pelo grupo, são divulgados no relatório os principais constructos para a aprendizagem da profissionalidade docente, através da apresentação de elementos recolhidos ao longo do estágio; ### ABSTRACT: In this internship report is provided a description of a process of research-action within the supervised teaching practice, taking as its central theme the portuguese pedagogical model of Movimento da Escola Moderna from 0 to 6 years. Having regard to the perspective of continuity in the educational process, is presented an adaptation of this model to a nursery room of two years old children. The interventions and learnings performed in this area have been organized around three axes: the valuation of children's interests in building a cooperative planning, the appropriation of some instruments of regulation and the experience of communication moments and experience exchange group. Alongside, is presented a reflection about the main activities carried out on the implementation of the teaching model in kindergarten. In a context where the teaching model was know by the group, the main constructs are disclosed for the learning of professional teaching, trough the presentation of gathered information during the internship. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2014-01-21T15:45:03Z 2014-01-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/9853 http://hdl.handle.net/10174/9853 TID:201233053 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/9853 |
identifier_str_mv |
TID:201233053 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
nd 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136521467461632 |