Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna dos 0 aos 6 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jordão, Ana Raquel Boleto
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/9853
Resumo: Neste relatório de estágio, apresenta-se a descrição de um processo de investigação-ação no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, tendo como tema central o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna dos 0 aos 6 anos, tendo em conta uma perspetiva de continuidade no processo educativo. As intervenções e aprendizagens efetuadas neste contexto foram organizadas em torno de três eixos: a valorização dos interesses das crianças na construção de uma planificação cooperada, a apropriação de alguns instrumentos de regulação e a vivência de pequenos momentos de comunicação e troca de experiências no grupo. Paralelamente, apresenta-se uma reflexão sobre as principais aprendizagens efetuadas sobre a implementação do modelo pedagógico em jardim-de-infância. Num contexto onde o modelo era conhecido pelo grupo, são divulgados no relatório os principais constructos para a aprendizagem da profissionalidade docente, através da apresentação de elementos recolhidos ao longo do estágio; ### ABSTRACT: In this internship report is provided a description of a process of research-action within the supervised teaching practice, taking as its central theme the portuguese pedagogical model of Movimento da Escola Moderna from 0 to 6 years. Having regard to the perspective of continuity in the educational process, is presented an adaptation of this model to a nursery room of two years old children. The interventions and learnings performed in this area have been organized around three axes: the valuation of children's interests in building a cooperative planning, the appropriation of some instruments of regulation and the experience of communication moments and experience exchange group. Alongside, is presented a reflection about the main activities carried out on the implementation of the teaching model in kindergarten. In a context where the teaching model was know by the group, the main constructs are disclosed for the learning of professional teaching, trough the presentation of gathered information during the internship.
id RCAP_adeb2dd917fa0bfc8dc9e22bbb1551db
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/9853
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna dos 0 aos 6 anosEducação de infânciaMovimento da escola modernaPrática de ensino supervisionadaCooperaçãoDemocraciaContinuidade pedagógicaComunicaçãoReflexãoValorização dos interesses da criançaNeste relatório de estágio, apresenta-se a descrição de um processo de investigação-ação no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, tendo como tema central o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna dos 0 aos 6 anos, tendo em conta uma perspetiva de continuidade no processo educativo. As intervenções e aprendizagens efetuadas neste contexto foram organizadas em torno de três eixos: a valorização dos interesses das crianças na construção de uma planificação cooperada, a apropriação de alguns instrumentos de regulação e a vivência de pequenos momentos de comunicação e troca de experiências no grupo. Paralelamente, apresenta-se uma reflexão sobre as principais aprendizagens efetuadas sobre a implementação do modelo pedagógico em jardim-de-infância. Num contexto onde o modelo era conhecido pelo grupo, são divulgados no relatório os principais constructos para a aprendizagem da profissionalidade docente, através da apresentação de elementos recolhidos ao longo do estágio; ### ABSTRACT: In this internship report is provided a description of a process of research-action within the supervised teaching practice, taking as its central theme the portuguese pedagogical model of Movimento da Escola Moderna from 0 to 6 years. Having regard to the perspective of continuity in the educational process, is presented an adaptation of this model to a nursery room of two years old children. The interventions and learnings performed in this area have been organized around three axes: the valuation of children's interests in building a cooperative planning, the appropriation of some instruments of regulation and the experience of communication moments and experience exchange group. Alongside, is presented a reflection about the main activities carried out on the implementation of the teaching model in kindergarten. In a context where the teaching model was know by the group, the main constructs are disclosed for the learning of professional teaching, trough the presentation of gathered information during the internship.Universidade de Évora2014-01-21T15:45:03Z2014-01-212013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/9853http://hdl.handle.net/10174/9853TID:201233053pornd229Jordão, Ana Raquel Boletoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:51:57Zoai:dspace.uevora.pt:10174/9853Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:03:46.239546Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna dos 0 aos 6 anos
title Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna dos 0 aos 6 anos
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna dos 0 aos 6 anos
Jordão, Ana Raquel Boleto
Educação de infância
Movimento da escola moderna
Prática de ensino supervisionada
Cooperação
Democracia
Continuidade pedagógica
Comunicação
Reflexão
Valorização dos interesses da criança
title_short Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna dos 0 aos 6 anos
title_full Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna dos 0 aos 6 anos
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna dos 0 aos 6 anos
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna dos 0 aos 6 anos
title_sort Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna dos 0 aos 6 anos
author Jordão, Ana Raquel Boleto
author_facet Jordão, Ana Raquel Boleto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jordão, Ana Raquel Boleto
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de infância
Movimento da escola moderna
Prática de ensino supervisionada
Cooperação
Democracia
Continuidade pedagógica
Comunicação
Reflexão
Valorização dos interesses da criança
topic Educação de infância
Movimento da escola moderna
Prática de ensino supervisionada
Cooperação
Democracia
Continuidade pedagógica
Comunicação
Reflexão
Valorização dos interesses da criança
description Neste relatório de estágio, apresenta-se a descrição de um processo de investigação-ação no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, tendo como tema central o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna dos 0 aos 6 anos, tendo em conta uma perspetiva de continuidade no processo educativo. As intervenções e aprendizagens efetuadas neste contexto foram organizadas em torno de três eixos: a valorização dos interesses das crianças na construção de uma planificação cooperada, a apropriação de alguns instrumentos de regulação e a vivência de pequenos momentos de comunicação e troca de experiências no grupo. Paralelamente, apresenta-se uma reflexão sobre as principais aprendizagens efetuadas sobre a implementação do modelo pedagógico em jardim-de-infância. Num contexto onde o modelo era conhecido pelo grupo, são divulgados no relatório os principais constructos para a aprendizagem da profissionalidade docente, através da apresentação de elementos recolhidos ao longo do estágio; ### ABSTRACT: In this internship report is provided a description of a process of research-action within the supervised teaching practice, taking as its central theme the portuguese pedagogical model of Movimento da Escola Moderna from 0 to 6 years. Having regard to the perspective of continuity in the educational process, is presented an adaptation of this model to a nursery room of two years old children. The interventions and learnings performed in this area have been organized around three axes: the valuation of children's interests in building a cooperative planning, the appropriation of some instruments of regulation and the experience of communication moments and experience exchange group. Alongside, is presented a reflection about the main activities carried out on the implementation of the teaching model in kindergarten. In a context where the teaching model was know by the group, the main constructs are disclosed for the learning of professional teaching, trough the presentation of gathered information during the internship.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2014-01-21T15:45:03Z
2014-01-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/9853
http://hdl.handle.net/10174/9853
TID:201233053
url http://hdl.handle.net/10174/9853
identifier_str_mv TID:201233053
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv nd
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136521467461632