A importância do acompanhamento do professor de língua gestual portuguesa ao longo do período crítico de aquisição da linguagem no contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gouveia, Paulo Jorge Veteriano
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/49393
Resumo: O presente relatório centra-se na finalidade de expor a função do docente de LGP, de compreender e apurar as repercussões deste acompanhamento na educação durante aquisição da primeira língua e natural no Período Crítico das crianças Surdas. Destacar as características relevantes para o seu perfil e determinar a extensão temporal ideal da presença deste profissional dentro da sala de aula. Para entender o valor da presença do docente de LGP no que concerne à interação no ensino-aprendizagem e alcançar as caraterísticas capitais para o seu perfil, o estudo está subdivido em dois momentos: de pesquisa qualitativa, com a recolha de dados através de sessões aos alunos em fase do Período Crítico, em aula e de pesquisa quantitativa, envio de um questionário com questões pertinentes relacionadas com a coadjuvação, o perfil e competências dos docentes de LGP. Destacamos os resultados obtidos a nível nacional de 153 docentes com funções inerentes ao ensino de alunos Surdos. Verificou-se através da conjugação dos dados de estudo, a denuncia que, para melhor desenvolvimento durante o Período Crítico da criança Surda e fértil no ensino-aprendizagem, a predominância da presença do docente de LGP a tempo inteiro em contexto de sala de aula e com a relevância adequada ao perfil, sendo um modelo linguístico proficiente como referência, bilingue, com conhecimentos de competências adicionais nas áreas curriculares que conforme em que coadjuva ou acompanha.
id RCAP_adfec73bc1be3f663aef8c2196a6932b
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/49393
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância do acompanhamento do professor de língua gestual portuguesa ao longo do período crítico de aquisição da linguagem no contexto escolarPerfil do DocenteCoadjuvaçãoBilingueO presente relatório centra-se na finalidade de expor a função do docente de LGP, de compreender e apurar as repercussões deste acompanhamento na educação durante aquisição da primeira língua e natural no Período Crítico das crianças Surdas. Destacar as características relevantes para o seu perfil e determinar a extensão temporal ideal da presença deste profissional dentro da sala de aula. Para entender o valor da presença do docente de LGP no que concerne à interação no ensino-aprendizagem e alcançar as caraterísticas capitais para o seu perfil, o estudo está subdivido em dois momentos: de pesquisa qualitativa, com a recolha de dados através de sessões aos alunos em fase do Período Crítico, em aula e de pesquisa quantitativa, envio de um questionário com questões pertinentes relacionadas com a coadjuvação, o perfil e competências dos docentes de LGP. Destacamos os resultados obtidos a nível nacional de 153 docentes com funções inerentes ao ensino de alunos Surdos. Verificou-se através da conjugação dos dados de estudo, a denuncia que, para melhor desenvolvimento durante o Período Crítico da criança Surda e fértil no ensino-aprendizagem, a predominância da presença do docente de LGP a tempo inteiro em contexto de sala de aula e com a relevância adequada ao perfil, sendo um modelo linguístico proficiente como referência, bilingue, com conhecimentos de competências adicionais nas áreas curriculares que conforme em que coadjuva ou acompanha.Santana, Neuza Alexandra Marcelino, 1979-Repositório ComumGouveia, Paulo Jorge Veteriano2024-01-26T11:34:23Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/49393TID:203484207porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-01T02:15:42Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/49393Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:21.277904Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância do acompanhamento do professor de língua gestual portuguesa ao longo do período crítico de aquisição da linguagem no contexto escolar
title A importância do acompanhamento do professor de língua gestual portuguesa ao longo do período crítico de aquisição da linguagem no contexto escolar
spellingShingle A importância do acompanhamento do professor de língua gestual portuguesa ao longo do período crítico de aquisição da linguagem no contexto escolar
Gouveia, Paulo Jorge Veteriano
Perfil do Docente
Coadjuvação
Bilingue
title_short A importância do acompanhamento do professor de língua gestual portuguesa ao longo do período crítico de aquisição da linguagem no contexto escolar
title_full A importância do acompanhamento do professor de língua gestual portuguesa ao longo do período crítico de aquisição da linguagem no contexto escolar
title_fullStr A importância do acompanhamento do professor de língua gestual portuguesa ao longo do período crítico de aquisição da linguagem no contexto escolar
title_full_unstemmed A importância do acompanhamento do professor de língua gestual portuguesa ao longo do período crítico de aquisição da linguagem no contexto escolar
title_sort A importância do acompanhamento do professor de língua gestual portuguesa ao longo do período crítico de aquisição da linguagem no contexto escolar
author Gouveia, Paulo Jorge Veteriano
author_facet Gouveia, Paulo Jorge Veteriano
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santana, Neuza Alexandra Marcelino, 1979-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Gouveia, Paulo Jorge Veteriano
dc.subject.por.fl_str_mv Perfil do Docente
Coadjuvação
Bilingue
topic Perfil do Docente
Coadjuvação
Bilingue
description O presente relatório centra-se na finalidade de expor a função do docente de LGP, de compreender e apurar as repercussões deste acompanhamento na educação durante aquisição da primeira língua e natural no Período Crítico das crianças Surdas. Destacar as características relevantes para o seu perfil e determinar a extensão temporal ideal da presença deste profissional dentro da sala de aula. Para entender o valor da presença do docente de LGP no que concerne à interação no ensino-aprendizagem e alcançar as caraterísticas capitais para o seu perfil, o estudo está subdivido em dois momentos: de pesquisa qualitativa, com a recolha de dados através de sessões aos alunos em fase do Período Crítico, em aula e de pesquisa quantitativa, envio de um questionário com questões pertinentes relacionadas com a coadjuvação, o perfil e competências dos docentes de LGP. Destacamos os resultados obtidos a nível nacional de 153 docentes com funções inerentes ao ensino de alunos Surdos. Verificou-se através da conjugação dos dados de estudo, a denuncia que, para melhor desenvolvimento durante o Período Crítico da criança Surda e fértil no ensino-aprendizagem, a predominância da presença do docente de LGP a tempo inteiro em contexto de sala de aula e com a relevância adequada ao perfil, sendo um modelo linguístico proficiente como referência, bilingue, com conhecimentos de competências adicionais nas áreas curriculares que conforme em que coadjuva ou acompanha.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-01-01T00:00:00Z
2024-01-26T11:34:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/49393
TID:203484207
url http://hdl.handle.net/10400.26/49393
identifier_str_mv TID:203484207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137076974714880