Relatório de prática pedagógica: a formação atual do professor de educação musical do ensino básico: a questão do conceito de coadjuvação na área da música no 1º ciclo do EB
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/18012 |
Resumo: | Com este trabalho pretendemos levar o leitor a questionar o conceito de coadjuvação, ainda em vigor na legislação que orienta a disciplina de Educação Musical no Ensino Básico. Levantamos questões pertinentes sobre a atual formação inicial de professores de Educação Musical relacionando-as com o conceito supra referido. A intenção é fazer um enquadramento legal e académico do lugar do professor de Educação Musical no sistema educativo nacional, evidenciando-se aspetos de especial relevo para a formação pedagógica, didática e científica do docente, confrontando o seu atual papel como educador musical com a definição de coadjuvação apresentada pelo legislador. Neste seguimento, a segunda parte deste trabalho terá como propósito, na prática de ensino supervisionada, dar resposta às questões levantadas no início desta investigação, através da aplicabilidade na prática pedagógica em contexto de sala de aula, mais precisamente no Colégio Adventista de Oliveira do Douro, Vila Nova de Gaia, em turmas dos três ciclos de escolaridade. Por fim, faz-se a triangulação dos dados obtidos em ambas as partes do trabalho, enquadramento teórico-normativo e prática pedagógica, apontando respostas ao tema central desta investigação e delineando outros rumos investigativos a seguir na área do ensino da Educação Musical no Ensino Básico. |
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Relatório de prática pedagógica: a formação atual do professor de educação musical do ensino básico: a questão do conceito de coadjuvação na área da música no 1º ciclo do EBFormação de ProfessoresEducação MusicalCoadjuvaçãoCom este trabalho pretendemos levar o leitor a questionar o conceito de coadjuvação, ainda em vigor na legislação que orienta a disciplina de Educação Musical no Ensino Básico. Levantamos questões pertinentes sobre a atual formação inicial de professores de Educação Musical relacionando-as com o conceito supra referido. A intenção é fazer um enquadramento legal e académico do lugar do professor de Educação Musical no sistema educativo nacional, evidenciando-se aspetos de especial relevo para a formação pedagógica, didática e científica do docente, confrontando o seu atual papel como educador musical com a definição de coadjuvação apresentada pelo legislador. Neste seguimento, a segunda parte deste trabalho terá como propósito, na prática de ensino supervisionada, dar resposta às questões levantadas no início desta investigação, através da aplicabilidade na prática pedagógica em contexto de sala de aula, mais precisamente no Colégio Adventista de Oliveira do Douro, Vila Nova de Gaia, em turmas dos três ciclos de escolaridade. Por fim, faz-se a triangulação dos dados obtidos em ambas as partes do trabalho, enquadramento teórico-normativo e prática pedagógica, apontando respostas ao tema central desta investigação e delineando outros rumos investigativos a seguir na área do ensino da Educação Musical no Ensino Básico.Correia, Avelino Rodrigues, 1959-Repositório ComumFerreira, Vitor Hugo Bernardino2017-02-21T14:18:48Z2017-01-01T00:00:00Z2017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/18012201605864porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:39:51Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/18012Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:15:43.305933Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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