Relatório de prática pedagógica: a formação atual do professor de educação musical do ensino básico: a questão do conceito de coadjuvação na área da música no 1º ciclo do EB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Vitor Hugo Bernardino
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/18012
Resumo: Com este trabalho pretendemos levar o leitor a questionar o conceito de coadjuvação, ainda em vigor na legislação que orienta a disciplina de Educação Musical no Ensino Básico. Levantamos questões pertinentes sobre a atual formação inicial de professores de Educação Musical relacionando-as com o conceito supra referido. A intenção é fazer um enquadramento legal e académico do lugar do professor de Educação Musical no sistema educativo nacional, evidenciando-se aspetos de especial relevo para a formação pedagógica, didática e científica do docente, confrontando o seu atual papel como educador musical com a definição de coadjuvação apresentada pelo legislador. Neste seguimento, a segunda parte deste trabalho terá como propósito, na prática de ensino supervisionada, dar resposta às questões levantadas no início desta investigação, através da aplicabilidade na prática pedagógica em contexto de sala de aula, mais precisamente no Colégio Adventista de Oliveira do Douro, Vila Nova de Gaia, em turmas dos três ciclos de escolaridade. Por fim, faz-se a triangulação dos dados obtidos em ambas as partes do trabalho, enquadramento teórico-normativo e prática pedagógica, apontando respostas ao tema central desta investigação e delineando outros rumos investigativos a seguir na área do ensino da Educação Musical no Ensino Básico.
id RCAP_eb1e46a5da80291f2d213a71a794b13f
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/18012
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de prática pedagógica: a formação atual do professor de educação musical do ensino básico: a questão do conceito de coadjuvação na área da música no 1º ciclo do EBFormação de ProfessoresEducação MusicalCoadjuvaçãoCom este trabalho pretendemos levar o leitor a questionar o conceito de coadjuvação, ainda em vigor na legislação que orienta a disciplina de Educação Musical no Ensino Básico. Levantamos questões pertinentes sobre a atual formação inicial de professores de Educação Musical relacionando-as com o conceito supra referido. A intenção é fazer um enquadramento legal e académico do lugar do professor de Educação Musical no sistema educativo nacional, evidenciando-se aspetos de especial relevo para a formação pedagógica, didática e científica do docente, confrontando o seu atual papel como educador musical com a definição de coadjuvação apresentada pelo legislador. Neste seguimento, a segunda parte deste trabalho terá como propósito, na prática de ensino supervisionada, dar resposta às questões levantadas no início desta investigação, através da aplicabilidade na prática pedagógica em contexto de sala de aula, mais precisamente no Colégio Adventista de Oliveira do Douro, Vila Nova de Gaia, em turmas dos três ciclos de escolaridade. Por fim, faz-se a triangulação dos dados obtidos em ambas as partes do trabalho, enquadramento teórico-normativo e prática pedagógica, apontando respostas ao tema central desta investigação e delineando outros rumos investigativos a seguir na área do ensino da Educação Musical no Ensino Básico.Correia, Avelino Rodrigues, 1959-Repositório ComumFerreira, Vitor Hugo Bernardino2017-02-21T14:18:48Z2017-01-01T00:00:00Z2017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/18012201605864porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:39:51Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/18012Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:15:43.305933Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de prática pedagógica: a formação atual do professor de educação musical do ensino básico: a questão do conceito de coadjuvação na área da música no 1º ciclo do EB
title Relatório de prática pedagógica: a formação atual do professor de educação musical do ensino básico: a questão do conceito de coadjuvação na área da música no 1º ciclo do EB
spellingShingle Relatório de prática pedagógica: a formação atual do professor de educação musical do ensino básico: a questão do conceito de coadjuvação na área da música no 1º ciclo do EB
Ferreira, Vitor Hugo Bernardino
Formação de Professores
Educação Musical
Coadjuvação
title_short Relatório de prática pedagógica: a formação atual do professor de educação musical do ensino básico: a questão do conceito de coadjuvação na área da música no 1º ciclo do EB
title_full Relatório de prática pedagógica: a formação atual do professor de educação musical do ensino básico: a questão do conceito de coadjuvação na área da música no 1º ciclo do EB
title_fullStr Relatório de prática pedagógica: a formação atual do professor de educação musical do ensino básico: a questão do conceito de coadjuvação na área da música no 1º ciclo do EB
title_full_unstemmed Relatório de prática pedagógica: a formação atual do professor de educação musical do ensino básico: a questão do conceito de coadjuvação na área da música no 1º ciclo do EB
title_sort Relatório de prática pedagógica: a formação atual do professor de educação musical do ensino básico: a questão do conceito de coadjuvação na área da música no 1º ciclo do EB
author Ferreira, Vitor Hugo Bernardino
author_facet Ferreira, Vitor Hugo Bernardino
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Correia, Avelino Rodrigues, 1959-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Vitor Hugo Bernardino
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores
Educação Musical
Coadjuvação
topic Formação de Professores
Educação Musical
Coadjuvação
description Com este trabalho pretendemos levar o leitor a questionar o conceito de coadjuvação, ainda em vigor na legislação que orienta a disciplina de Educação Musical no Ensino Básico. Levantamos questões pertinentes sobre a atual formação inicial de professores de Educação Musical relacionando-as com o conceito supra referido. A intenção é fazer um enquadramento legal e académico do lugar do professor de Educação Musical no sistema educativo nacional, evidenciando-se aspetos de especial relevo para a formação pedagógica, didática e científica do docente, confrontando o seu atual papel como educador musical com a definição de coadjuvação apresentada pelo legislador. Neste seguimento, a segunda parte deste trabalho terá como propósito, na prática de ensino supervisionada, dar resposta às questões levantadas no início desta investigação, através da aplicabilidade na prática pedagógica em contexto de sala de aula, mais precisamente no Colégio Adventista de Oliveira do Douro, Vila Nova de Gaia, em turmas dos três ciclos de escolaridade. Por fim, faz-se a triangulação dos dados obtidos em ambas as partes do trabalho, enquadramento teórico-normativo e prática pedagógica, apontando respostas ao tema central desta investigação e delineando outros rumos investigativos a seguir na área do ensino da Educação Musical no Ensino Básico.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-21T14:18:48Z
2017-01-01T00:00:00Z
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/18012
201605864
url http://hdl.handle.net/10400.26/18012
identifier_str_mv 201605864
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130021713936384