AUTOAVALIAÇÃO, AVALIAÇÃO EXTERNA... AFINAL PARA QUE SERVE A AVALIAÇÃO DAS ESCOLAS?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos CEDES |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622016000200155 |
Resumo: | RESUMO: Pesquisas realizadas com professores mostram que estes profissionais, em processos de autoavaliação, se dão conta da ausência de sentido de práticas educativas de repetição e de memorização, pois conduzem à descontextualização dos saberes, impelem os alunos para uma relação de exterioridade e de desimplicação face aos conhecimentos adquiridos na escola, tornando-os pouco relevantes, e até mesmo descartáveis. Defende-se, pois, uma autoavaliação que possibilite a construção de sentido para as práticas docentes, pela reinterpretação da função educativa da escola e dos educadores. |
id |
CEDES-2_2524c292e735ba915e782a9eb00c3ce2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-32622016000200155 |
network_acronym_str |
CEDES-2 |
network_name_str |
Cadernos CEDES |
repository_id_str |
|
spelling |
AUTOAVALIAÇÃO, AVALIAÇÃO EXTERNA... AFINAL PARA QUE SERVE A AVALIAÇÃO DAS ESCOLAS?AutoavaliaçãoAvaliação externaIdentidade profissionalAvaliação formativaTransformaçãoRESUMO: Pesquisas realizadas com professores mostram que estes profissionais, em processos de autoavaliação, se dão conta da ausência de sentido de práticas educativas de repetição e de memorização, pois conduzem à descontextualização dos saberes, impelem os alunos para uma relação de exterioridade e de desimplicação face aos conhecimentos adquiridos na escola, tornando-os pouco relevantes, e até mesmo descartáveis. Defende-se, pois, uma autoavaliação que possibilite a construção de sentido para as práticas docentes, pela reinterpretação da função educativa da escola e dos educadores.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2016-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622016000200155Cadernos CEDES v.36 n.99 2016reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/CC0101-32622016160581info:eu-repo/semantics/openAccessTerrasêca,Manuelapor2016-10-19T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622016000200155Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2016-10-19T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AUTOAVALIAÇÃO, AVALIAÇÃO EXTERNA... AFINAL PARA QUE SERVE A AVALIAÇÃO DAS ESCOLAS? |
title |
AUTOAVALIAÇÃO, AVALIAÇÃO EXTERNA... AFINAL PARA QUE SERVE A AVALIAÇÃO DAS ESCOLAS? |
spellingShingle |
AUTOAVALIAÇÃO, AVALIAÇÃO EXTERNA... AFINAL PARA QUE SERVE A AVALIAÇÃO DAS ESCOLAS? Terrasêca,Manuela Autoavaliação Avaliação externa Identidade profissional Avaliação formativa Transformação |
title_short |
AUTOAVALIAÇÃO, AVALIAÇÃO EXTERNA... AFINAL PARA QUE SERVE A AVALIAÇÃO DAS ESCOLAS? |
title_full |
AUTOAVALIAÇÃO, AVALIAÇÃO EXTERNA... AFINAL PARA QUE SERVE A AVALIAÇÃO DAS ESCOLAS? |
title_fullStr |
AUTOAVALIAÇÃO, AVALIAÇÃO EXTERNA... AFINAL PARA QUE SERVE A AVALIAÇÃO DAS ESCOLAS? |
title_full_unstemmed |
AUTOAVALIAÇÃO, AVALIAÇÃO EXTERNA... AFINAL PARA QUE SERVE A AVALIAÇÃO DAS ESCOLAS? |
title_sort |
AUTOAVALIAÇÃO, AVALIAÇÃO EXTERNA... AFINAL PARA QUE SERVE A AVALIAÇÃO DAS ESCOLAS? |
author |
Terrasêca,Manuela |
author_facet |
Terrasêca,Manuela |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Terrasêca,Manuela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autoavaliação Avaliação externa Identidade profissional Avaliação formativa Transformação |
topic |
Autoavaliação Avaliação externa Identidade profissional Avaliação formativa Transformação |
description |
RESUMO: Pesquisas realizadas com professores mostram que estes profissionais, em processos de autoavaliação, se dão conta da ausência de sentido de práticas educativas de repetição e de memorização, pois conduzem à descontextualização dos saberes, impelem os alunos para uma relação de exterioridade e de desimplicação face aos conhecimentos adquiridos na escola, tornando-os pouco relevantes, e até mesmo descartáveis. Defende-se, pois, uma autoavaliação que possibilite a construção de sentido para as práticas docentes, pela reinterpretação da função educativa da escola e dos educadores. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622016000200155 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622016000200155 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/CC0101-32622016160581 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade |
publisher.none.fl_str_mv |
CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos CEDES v.36 n.99 2016 reponame:Cadernos CEDES instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Cadernos CEDES |
collection |
Cadernos CEDES |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br |
_version_ |
1754122606141767680 |