O perigo da segurança : estudo das percepções de risco no brincar de um grupo de educadores de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bento, Maria Gabriela Castro Portugal Granja
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/23411
Resumo: Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
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spelling O perigo da segurança : estudo das percepções de risco no brincar de um grupo de educadores de infânciaBrincarCriança, segurançaDissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.A temática do risco no brincar está a ganhar relevo enquanto domínio de estudo na aprendizagem e desenvolvimento das crianças. Sendo ainda reduzido o número de trabalhos neste âmbito no contexto português, a presente investigação pretende ser um contributo, focando o modo como um grupo de 13 educadoras de infância da região centro (Portugal) perceciona o risco no brincar. O grupo profissional de educadoras foi escolhido pela influência significativa que possui no tipo de experiências que são oferecidas às crianças, numa fase da vida em que o brincar é, por excelência, um meio potenciador do desenvolvimento global. Para conhecer as perceções de risco, foi construída uma versão exploratória de um instrumento de avaliação qualitativa, recorrendo-se a trabalhos prévios para a sua elaboração e fundamentação (e.g. Sandseter, 2007, 2009a). Através de entrevistas semiestruturadas, articuladas com imagens representativas de diferentes experiências de brincar arriscado, procurámos perceber, através de uma análise qualitativa das respostas (com apoio no software WebQDA), de que forma é que as situações de risco são interpretadas e como é que o adulto gere o risco, quais os ganhos que estas podem trazer para o desenvolvimento e como é que é avaliada a competência da criança para lidar com o risco. Concluímos que, entre as educadoras entrevistadas, o risco no brincar é dificilmente aceite. A avaliação das situações de brincar arriscado envolve a consideração de diferentes dimensões, desde as caraterísticas do adulto ao conhecimento que se tem da criança. Apesar do brincar arriscado não ser promovido, as educadoras reconhecem a existência de ganhos para o desenvolvimento, considerando que, por vezes, as crianças são competentes para avaliarem o risco presente nas brincadeiras.Risky play is growing as a subject but there is still a lack of knowledge in this domain in Portugal. The present investigation aims to contribute to the work in this area, focusing on risky play perceptions in a group of 13 early childhood teachers, from the center of Portugal. This professional group was chosen due to the meaningful influence that they have in the type of experiences that children come across in a stage of life where play is an important promoter of global development. To understand risk perceptions, we created an exploratory version of a qualitative instrument, based on previous investigations done in this area (e.g. Sandseter, 2007, 2009a). Using semi structured interviews, articulated with images of risky play, we tried to understand, by a qualitative analysis of the interviews (supported by O perigo da segurança: estudo das perceções de risco no brincar de um grupo de educadoras de infância Maria Gabriela Castro Portugal Granja Bento (bie.bento@gmail.com) 2012 WebQDA software), how risky situations are interpreted and managed by adults, what benefits may they bring to the development and how early childhood teachers view children as being competent to evaluate and manage risk. Our findings show that in the group of early childhood teachers interviewed risky play is hardly accepted. The evaluation of risky play situations involves the consideration of different dimensions such as adult characteristics or knowledge about the child. Although risky play is not promoted, early childhood teachers recognized benefits in these experiences and, sometimes, considered that children are able to assess risks.2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/23411http://hdl.handle.net/10316/23411porBento, Maria Gabriela Castro Portugal Granjainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:50Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/23411Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:17.798943Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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