O Brincar como meio de aprendizagem no jardim-de-infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2178 |
Resumo: | O presente relatório tem como principal objetivo compreender de que forma o brincar tem influência sobre a aprendizagem das crianças. O brincar permite que as crianças vivenciem experiências importantes para a sua vida através do lúdico, estimulando a sua criatividade, curiosidade e autonomia. O educador deve ter um papel essencial em todo o processo de aprendizagem, proporcionando atividades e condições propícias a todo o processo educativo. O relatório retrata o trabalho desenvolvido numa instituição pré-escolar, com um grupo de crianças de três anos, tendo como objetivo perceber a importância do brincar na aprendizagem das mesmas. Deste modo foi necessário conhecer os princípios da instituição, o contexto em que se insere, bem como, realizar uma caracterização do grupo de crianças. Para tal, recorreu-se à análise de diversos documentos, a observações realizadas ao longo de todo o estágio e à realização de entrevistas à educadora, à auxiliar de ação educativa e a três crianças da sala. Com este trabalho, podemos concluir que, o brincar permite que as crianças tenham aprendizagens significativas e de qualidade, contribuindo para todo o seu processo de desenvolvimento e para a sua integração na sociedade. |
id |
RCAP_b26929d1ab5c8dcfec226084211d7353 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2178 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O Brincar como meio de aprendizagem no jardim-de-infânciaBrincarDesenvolvimento da criançaAprendizagemO presente relatório tem como principal objetivo compreender de que forma o brincar tem influência sobre a aprendizagem das crianças. O brincar permite que as crianças vivenciem experiências importantes para a sua vida através do lúdico, estimulando a sua criatividade, curiosidade e autonomia. O educador deve ter um papel essencial em todo o processo de aprendizagem, proporcionando atividades e condições propícias a todo o processo educativo. O relatório retrata o trabalho desenvolvido numa instituição pré-escolar, com um grupo de crianças de três anos, tendo como objetivo perceber a importância do brincar na aprendizagem das mesmas. Deste modo foi necessário conhecer os princípios da instituição, o contexto em que se insere, bem como, realizar uma caracterização do grupo de crianças. Para tal, recorreu-se à análise de diversos documentos, a observações realizadas ao longo de todo o estágio e à realização de entrevistas à educadora, à auxiliar de ação educativa e a três crianças da sala. Com este trabalho, podemos concluir que, o brincar permite que as crianças tenham aprendizagens significativas e de qualidade, contribuindo para todo o seu processo de desenvolvimento e para a sua integração na sociedade.The following report´s main goal is to understand how the way children play influence their apprenticeship. Playing allows children to live experience fundamental for their life trough playful, stimulating children´s creativity, curiosity and autonomy. The educator must have an essential role in the all process of apprenticeship, propitiating activities and propitious conditions to the entire educational process. The report portrays the work developed in a pre-scholar institution, with a 3-year-old group of children, aiming to realize the importance of playing in children's learning. It was required to know all the principles of the institution, the context where it was inserted, as well as characterizing the group of children. To do so, it was needed to analyze several documents, make observations throughout the entire time in the institution and conduct interviews to the interviews with the teacher, the educational action auxiliary and three children. With this work we can conclude that playing allows children to have significant and quality apprenticeships, contributing for their developing process and integration in society.2015-07-07T13:43:04Z2015-07-07T00:00:00Z2015-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2178TID:201467364porTavares, Sabrina Duarteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-04-18T06:57:14Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2178Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-04-18T06:57:14Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Brincar como meio de aprendizagem no jardim-de-infância |
title |
O Brincar como meio de aprendizagem no jardim-de-infância |
spellingShingle |
O Brincar como meio de aprendizagem no jardim-de-infância Tavares, Sabrina Duarte Brincar Desenvolvimento da criança Aprendizagem |
title_short |
O Brincar como meio de aprendizagem no jardim-de-infância |
title_full |
O Brincar como meio de aprendizagem no jardim-de-infância |
title_fullStr |
O Brincar como meio de aprendizagem no jardim-de-infância |
title_full_unstemmed |
O Brincar como meio de aprendizagem no jardim-de-infância |
title_sort |
O Brincar como meio de aprendizagem no jardim-de-infância |
author |
Tavares, Sabrina Duarte |
author_facet |
Tavares, Sabrina Duarte |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares, Sabrina Duarte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Brincar Desenvolvimento da criança Aprendizagem |
topic |
Brincar Desenvolvimento da criança Aprendizagem |
description |
O presente relatório tem como principal objetivo compreender de que forma o brincar tem influência sobre a aprendizagem das crianças. O brincar permite que as crianças vivenciem experiências importantes para a sua vida através do lúdico, estimulando a sua criatividade, curiosidade e autonomia. O educador deve ter um papel essencial em todo o processo de aprendizagem, proporcionando atividades e condições propícias a todo o processo educativo. O relatório retrata o trabalho desenvolvido numa instituição pré-escolar, com um grupo de crianças de três anos, tendo como objetivo perceber a importância do brincar na aprendizagem das mesmas. Deste modo foi necessário conhecer os princípios da instituição, o contexto em que se insere, bem como, realizar uma caracterização do grupo de crianças. Para tal, recorreu-se à análise de diversos documentos, a observações realizadas ao longo de todo o estágio e à realização de entrevistas à educadora, à auxiliar de ação educativa e a três crianças da sala. Com este trabalho, podemos concluir que, o brincar permite que as crianças tenham aprendizagens significativas e de qualidade, contribuindo para todo o seu processo de desenvolvimento e para a sua integração na sociedade. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-07T13:43:04Z 2015-07-07T00:00:00Z 2015-07-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2178 TID:201467364 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2178 |
identifier_str_mv |
TID:201467364 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817543299372679168 |